quinta-feira, 30 de junho de 2016

Exposição agropecuária de Currais Novos ocorrerá de 8 a 10 de julho

O governo estadual anuncia programação da 19ª Exponovos, uma das maiores exposições de animais do Seridó, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, em Currais Novos, a 180 km de Natal. A previsão é de que mil animais, entre bovinos, caprinos e ovinos, vão ser expostos no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. Além do julgamento de raças, torneio leiteiro e leilão, o evento vai contar com shows culturais, feira de artesanato regional e mostra de máquinas e implementos agrícolas. A abertura oficial está marcada para as 20 horas de sexta-feira (8), com a presença do governador Robinson Faria )PSD), o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), entre outras autoridades.

A Exponovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, sendo que programação começa na sexta-feira (8) com admissão e mensuração dos animais, palestras e torneio leiteiro. No sábado (9) inicia-se o julgamento de caprinos e ovinos e palestras da Emater, Emparn e Idiarn. A partir das 18:30, acontece o Leilão do Seridó, Emparn e convidados, com 30 lotes de animais. No domingo (10), ocorre a ordenha das cabras leiteiras pela manhã e às 12 horas a exposição se encerra.

O evento é realizado pela Sape em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), Assembleia Legislativa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar, Ceasa, Emater, Emparn, Idiarn e E.M. Leilões.

Na sexta-feira à noite (8) a Emater também realiza entrega de itens para o Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). Entre os itens estão balanças de 30 kg; balanças de 300kg; computadores e veículos, tipo caminhoneta leve (Saveiro). Serão beneficiados mais 10 municípios da região – Acari, Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente, Tenente Laurentino e Serra Caiada.

O projeto totaliza R$ 9 milhões e é resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), firmada em 2013. Ao todo, serão beneficiados 161 municípios com a estruturação das Centrais de Comercialização do PAA-Compra Direta. Os primeiros a receberem os equipamentos foram Jardim do Seridó, Carnaúbas dos Dantas e Santana do Seridó, no início deste mês.

Nenhum comentário: