quarta-feira, 18 de março de 2015

Currais Novos e Santana do Matos na agenda do protocolo de saúde infantil

Unidades de saúde de Currais Novos e Santana do Matos estão entre as 40 maternidade do interior, onde será implantado o protocolo de assistência materno-infantil de saúde, que faz parte do conjunto de ações para o fortalecimento da rede materno-infantil da Secretaria Estadual de Saúde Pública. O programa prevê a capacitação, no segundo semestre, de pelo  menos 200 profissionais dessas unidades.
 A gerente do Projeto RN Sustentável e da Unidade Executora Setorial Saúde (UES), Ana Petta, explicou que o protocolo é uma necessidade antiga dos profissionais que atuam na área: “É um marco na história do atendimento materno infantil do RN. É um trabalho que levou anos para ser construído e envolveu os maiores especialistas do estado e vai servir de referência para ser implantado em qualquer maternidade, inclusive as privadas”.
Os protocolos clínicos são condutas e procedimentos desenvolvidos a partir de critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade que dão a garantia ao paciente de que ele terá um atendimento seguro, com cuidados assistenciais e condutas diagnósticas e terapêuticas pré-definidas, além de auxiliar os profissionais de saúde em decisões sobre a melhor e mais apropriada conduta em situações clínicas específicas.
Entre os temas de destaque do Protocolo estão a assistência ao pré-natal, prevenção e tratamento da pré-eclâmpsia e eclampsia, assistência ao recém-nascido prematuro, icterícia neonatal, diabetes gestacional e hemorragia pós-parto. 
Já o secretário estadual de Saúde Pública, médico Ricardo Lagreca, disse que “já muito se fazia necessária a elaboração de uma parametrização de condutas médicas atualizadas e padronizadas, acessível aos profissionais que militam na área ginecológico-obstétrica. Este protocolo é uma iniciativa honrada e louvada pela inalienável contribuição para a prática de uma medicina moderna e humana em nosso estado”.

Municípios com
presença do protocolo
  
Assu
Angicos
Alexandria
Almino Afonso
Apodi
Areia Branca
Caraúbas 
Ceará Mirim
Currais Novos
Extremoz
Goianinha
João Câmara 
Jucurutu
Lajes
Macaíba
Macau
Mossoró
Natal
Nova Cruz
Parnamirim
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Santo Antônio
Santana do Matos
Jucurutu
Caicó
Parelhas
Pau dos Ferros
São Paulo do Potengi
Santa Cruz
São Miguel

Fonte - Ascom/Sesap

Nenhum comentário: