quinta-feira, 17 de abril de 2025

Secretário de Obras explica que praga de cupim levou poda de árvore até o tronco

Praga de cupins contribuiu para poda mais
"drástica" de árvore, diz secretário de Obras

Galhos ocos não suportaram
 o próprio peso, declarou Evilásio Bezerra

O secretário municipal de Transportes e Obras Públicas, Evilásio Bezerra, confirmou que recebeu pedidos de moradores sobre o tratamento de poda da árvore centenárias, alguns até solicitando a derrubada dela, embora essa não fosse a sua orientação.  "Quando cheguei e deparei, levei até um susto com a poda drástica que eu vi da árvore", admitiu.

Porém, o secretário Evilásio Bezerra disse que pediu explicações ao coordenador municipal de Obras, Francisco Edson da Silva, o qual respondeu que ao chegar ao local, na rua Marcos Viana, constatou que árvore estava contaminada de pragas e cupins, e que "a situação era caótica, com riscos de acidentes e não tinha como ficar como estava".

Segundo Bezerra, havia a informação de que no seu entorno, "muitas casas estão com pisos rachados", em virtude da expansão subterrânea das raízes da árvore. 

Bezerra explicou, ainda, que ao iniciarem poda, viu-se que os galhos estavam ocos por causa do cupim: "Teve galho que caiu naturalmente, não suportou o peso, a gente não queria que fosse dessa forma, mas foi necessário".

Por fim, Bezerra informou que a solução encontrada, foi preservar o caule, de maneira que se aguarde uma nova floração e crescimento de um caule mais resistente.

Com relação a outra árvore vizinha, o secretário afirmou que vai se aguardar a vinda da equipe de poda da Cosern, o que só ocorreu, segundo ele, na gestão da ex-prefeita e agora vice Graça Oliveira (2017-2020), porque os galhos já prejudicam a fiação elétrica e a passagem de caminhões.

Quanto a denúncia de ambientalistas, Bezerra disse que "é de direito', mas a Secretaria de Obras está à disposição "para ajudar" no enfrentamento de questões ambientais.


Nenhum comentário: