quarta-feira, 16 de abril de 2025

Ambientalistas de Cerro Corá denunciam destruição de árvore centenária

 

Ambientalistas cerrocoraenses lamentam que árvore centenária tenha sido podada até o tronco

Ambientalistas em Cerro Corá protestaram em redes sociais e denunciaram aos órgãos públicos de controle do meio ambiente, como Idema e Ibama, a poda e derrubada de uma árvore centenária â margem da rua Marcos Viana, no bairro Tancredo Neves, antiga "Casa Velha". A professora Glória Canário contou que "tinha muito carinho pela árvore, que ficou só o tronco" e, inclusive, já fazia um trabalho de conservação dela: "Quando comecei a trabalhar no bairro, arranjei tambor, saco para o pessoal ajudar, comprei ciscador pra ficar limpando a árvore".

Glória Canário disse que a comunidade "sabe do cuidado que tinha por aquela árvore", e sob a sua copa chegou a dar aula externa aos alunos e servia de ponto para vendedores ambulantes.

A tecnóloga ambiental Maria de Fátima Santos lamenta que mesmo existindo em Cerro Corá um conselho municipal para fiscalizar e deliberar sobre as questões ambientais, "na verdade só existe no papel, infelizmente  em muitos municípios, os conselhos não atuam de verdade".

Para Fátima Santos o que ocorreu no Tancredo Neves "é muito preocupante, porque a gente saber que no município existe uma lei, e que existe o tombamento de algumas árvores. Na verdade, foi feita a poda de uma árvore, só que decaparam, agora deixaram só o tronco, concordo que seja feita a poda, mas não dessa forma".

Fátima Santos explicou que ela mesmo havia pedido ao secretário municipal de Obras, Evilásio Bezerra, para que solicitasse à Cosern, como foi feita a poda há seis anos, "pra vir e desligar a rede de energia e porque faz a poda corretamente".

Segundo a tecnóloga ambiental, Bezerra ficou de providenciar a vinda da equipe da Cosern, mas veio uma equipe da prefeitura antes. " Eu fiquei feliz em ver que eles estavam realizando a poda. Meia hora depois, quando eu vou lá novamente, a planta estava destruída", lamentou, mesmo achando que o secretário de obras não tinha conhecimento do que estava ocorrendo na rua Marcos Viana.

Os ambientalistas informam, inclusive, que o secretário Evilásio Bezerra, foi autor de uma lei que tratava da preservação e conservação de árvores centenárias em Cerro Corá.

Lei tomba oito árvores centenárias em Cerro Corá

Projeto aprovado em 2009 com votos de oito vereadores


'.

Nenhum comentário: