terça-feira, 12 de julho de 2022

Geoparque lança campanha Seridó sem plástico

Por Vilma Torres

O Geoparque Seridó lançou este mês a campanha Seridó sem Plástico, uma iniciativa apoiada pelo calendário internacional da UNESCO e que busca conscientizar a população local sobre a importância da preservação do meio ambiente. O objetivo é sensibilizar os seridoenses, guias de turismo e visitantes dos geossítios para a proteção ambiental e o descarte adequado do plástico.

O geocientista Silas Samuel dos Santos Costa, um dos participantes da ação, aponta a campanha como um exemplo de sustentabilidade para turistas e visitantes. “Queremos mostrar que o plástico na nossa paisagem seridoense só traz impactos negativos. O plástico pode degradar a geodiversidade, e uma vez colocado na natureza pode contribuir para que as rochas fiquem mais vulneráveis a ação do intemperismo, já que o material atrapalha o processo de reprodução das plantas que estão no nosso solo e protegem nossas serras”, afirma.

As primeiras ações foram educativas em escolas do município de Currais Novos, onde foram produzidas placas, aulas de campo externas, oficinas educativas e aulas expositivas instrucionais para os alunos. Por enquanto a meta é orientar os guias de turismo do Geoparque para que ensinem aos visitantes sobre o descarte correto dos resíduos, além de também incentivá-los a recolher os plásticos nos geossítios.

“Pretendemos coletar o lixo em uma próxima ação e doar o material reciclado para uma associação de catadores e reciclagem de Currais Novos. Também teremos a fixação de placas e a limpeza em pontos dos geossítios Açude Gargalheiras e Poço do Arroz, em Acari, e Cânions dos Apertados e Lagoa do Santo, em Currais Novos”, especifica Silas.

Os participantes e idealizadores da ação são do núcleo de coordenação do Geoparque Seridó, discentes participantes do projeto de extensão do Geoparque Seridó e Agenda 2030 da ONU. Mas o projeto também conta com a parceria do Centro Tecnologia Mineral do IFRN, estagiários e funcionários vinculados à FUNCERN e voluntários, sem os quais não seria possível realizar todas as atividades planejadas.

Biodiversidade em risco

O plástico na natureza afeta tanto a biodiversidade como a geodiversidade de um local. O material pode contaminar os corpos d’água, prejudicando não só o consumo humano, mas afetando a ictiofauna fluvial, alterando o solo, diminuindo a reprodução da flora da caatinga, potencializando os efeitos da desertificação e contribuindo para a exposição de rochas e serras.  

O Seridó sem Plástico é inspirado pela Free Plastic July, uma campanha anual iniciada em 2016, e que conta com a adesão de cerca de 1.500 organizações diferentes ao redor do mundo. O movimento busca soluções para a crise da poluição plástica, tornando o planeta mais seguro para os humanos, os recursos naturais e a vida selvagem.

O território do Geoparque Seridó é formado pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. O projeto desenvolve  um trabalho em parceria com as comunidades, gestores municipais e estaduais e a UFRN, unindo ações de conservação do patrimônio geológico, promoção do desenvolvimento territorial sustentável e apoio a iniciativas de artesãos e pessoas ligadas à gastronomia local.

Fonte - de Agecom/UFRN


Nenhum comentário: