sexta-feira, 24 de junho de 2022

Projeto estimula a gestão e o planejamento turístico no Seridó

Cerro Corá entra na rota do  programa de extensão Qualistur da UFRN

 

Momento de diagnóstico do projeto em São José do Sabugi – Foto: Acervo do projeto  

 

 Por Kayllani Lima Silva

Repleto de potencialidades e riquezas histórico-culturais, o Polo Seridó, localizado no sul do estado potiguar, é um circuito turístico composto por 17 municípios. Neste ano, 12 deles estão inclusos nas ações do Projeto de Inventariação Turística da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) com o objetivo de levantar informações sobre dados turísticos para fortalecer o planejamento e a gestão dessa atividade nas comunidades locais. O trabalho teve início no mês de maio e já realizou ações em Lagoa Nova e São José do Sabugi. A próxima cidade a ser beneficiada, no período de 1º a 3 de julho, é Carnaúba dos Dantas. 

A iniciativa integra o programa de extensão Qualistur, fundado em 2018 e responsável pela promoção de sete projetos estruturantes e duas ações permanentes. O esperado é que até novembro deste ano os 12 inventários turísticos sejam concluídos, formatados e entregues em forma de produtos técnicos de extensão tanto nos municípios quanto no repositório institucional da UFRN. Fora Carnaúba dos Dantas e os municípios que já receberam a equipe do inventário, estão contempladas as cidades de Jardim do Seridó, Acari, Parelhas, Florânia, Caicó, Cerro Corá, Serra Negra do Norte, Jucurutu e Currais Novos. Todas estão dentro do Mapa de Turismo Brasileiro. 

O professor Marcelo Taveira, responsável pela coordenação do projeto, explica que o trabalho junto aos municípios é firmado por meio de um termo de adesão, sendo responsabilidade de cada prefeitura ofertar a logística necessária aos bolsistas e professores para executarem as demandas. “Como é uma atividade de campo, temos momentos de coleta de dados, registro de imagens e entrevistas com as comunidades locais. Passamos três dias imersos no espaço de cada cidade levantando essas informações”, complementa.

Aos olhos do docente, esse contato presencial gera uma troca significativa entre a equipe, composta por docentes e alunos de Turismo de períodos variados,  e a população local. Embora o trabalho de campo ganhe destaque, ele reforça que o estágio após a apuração dos dados acompanha um longo processo de gabinete. Entre outras atividades, estão nessa fase a coleta de questões complementares, tabulação de dados e elaboração de textos.

O processo segue a metodologia de Inventariação Turística criada pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos (LAPET). Baseada no modelo criado pelo Ministério do Turismo, ela apresenta as seguintes categorias: A – Informações gerais; B – Empresas e equipamentos turísticos;  C – Atrativos Turísticos; D – Comércio Turístico; e E – Compras especiais no Turismo. As três primeiras foram preservadas da versão original e as duas últimas acrescentadas pelo LAPET. Além disso, os formulários receberam novas perguntas e outras foram retiradas.

“Houve uma nova roupagem na metodologia que estava em vigência. A nossa ideia é que essa parte realizada ainda de forma presencial, como a coleta de dados a partir de formulários, torne-se totalmente digital nos próximos anos. Estamos fazendo a testagem das perguntas, mas depois disso vai ser transformada em uma plataforma na qual conseguimos coletar dados e realizar os relatórios utilizando a ferramenta virtual”, adverte Marcelo Taveira.

Fonte - Agência de Comunicação da UFRN – AGECOM


Nenhum comentário: