terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Professores rejeitam reajuste proposto pela Prefeitura

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) em Cerro Corá, Maria da Glória Canário, emitiu nota em que explica as negociações com a prefeitura em ao piso salarial da categoria, que prevê um reajuste de 33,24%.

Segundo a nota, em reunião ocorrida na segunda-feira (14), o núcleo do SINTE-RN com o prefeito Raimundo Marcelino Borges e a  secretaria municipal de Educação,  Sueli Oliveira e ainda assessória jurídica do Executivo, discutiu-se a implantação do piso do magistério conforme lei em vigor.

Mas a proposta apresentada pelo prefeito Raimundo Marcelino foi de apenas 11,81%, que de acordo com o Sindicato "está muito abaixo do piso nacional, e descumprindo a Lei 11.738/2008". 

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste é feito anualmente, no mês de janeiro. A  Portaria n° 67/2022 reajustou o piso salarial para professores de todo o país em 33,24%. Com isso, o piso passa de R$ 2.886 para R$ 3.845.

No ato da reunião a proposta foi recusada pela coordenação, e em outro momento apresentada em assembleia à categoria que a rejeitou por unanimidade.

Na manha desta terça-feira (15), o Executivo foi oficializado para que retire de pauta tal proposta. Diante da situação a Coordenação do Sindicato já solicitou reunião com os representantes do município, os vereadores a fim de, em caráter de urgência,  "tratarmos sobre a implantação do piso ainda em fevereiro e com retroativo a janeiro".

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse prefeito nunca valorizou a Educação.