Desde sua fundação, em 1978, a Escola Estadual Tristão de Barros trabalha com educação especial. “Somos uma das primeiras a ter cuidado com essa inclusão na sala de aula e viramos referência em todo o estado”, conta a diretora, Elba Alves. Neste ano, a escola tem 686 alunos matriculados, dos quais 38 apresentam necessidades especiais.
O projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, vencedor do concurso “Respostas para o Amanhã” 2014 tem total conexão com o trabalho de inclusão social desenvolvido no colégio.
Somente a turma A da 3ª série do ensino médio da Tristão de Barros se inscreveu no concurso da Samsung, mas a escola toda esteve envolvida, apoiando e divulgando o projeto, assim como nos testes de campo. Os alunos contaram, por exemplo, com o apoio de um estudante universitário cego, que colaborou avaliando a bengala com sensor de obstáculos, e também de um colega da mesma turma, cadeirante, que foi uma espécie de consultor para o desenvolvimento da cadeira de rodas. “A conquista é da escola toda”, enfatiza Elba.
O aprendizado dos alunos na Tristão de Barros apresenta resultados muito positivos. Nove alunos participantes do concurso “Respostas para o Amanhã” foram aprovados no vestibular de universidades públicas em cursos de Ciências e Tecnologia. Em toda a escola, foram 41 aprovados em universidades públicas. “Esse resultado é muito expressivo para as condições que a gente tem. Isso se deve ao grupo, ao trabalho em equipe, que abraça as causas e realmente se compromete com a função social da escola”, reflete a diretora.
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