quarta-feira, 9 de abril de 2014

Curraisnovenses paralisam tráfego de veículos em protesto por escassez de água

Moradores de Currais Novos devem paralisar o tráfego de veículos na entrada e saída da cidade na manhã de hoje, em protesto a inércia do governo estadual em solucionar o problema de falta de água em Currais Novos e Acari, ocasionado pela escassez de água no açude Marechal Dutra, o "Gargalheiras", situado nesse segundo município.

O deputado Ezequiel Ferreira voltou a falar da questão no plenário da Assembléia Legislativa, lembrando que houve várias reuniões com o governo do Estado, entre os prefeitos, ex-prefeitos, representantes dos segmentos sociais dos dois municípios e diretores da CAERN, mas até agora nenhuma providência foi tomada para solucionar o problema, nem de forma emergencial.

Segundo o deputado, no dia 24 de março, o governo apresentou uma solução emergencial: "Ficou definido que iam ser perfurados poços no leito do açude Gargalheiras, para melhorar a oferta de águia. A perfuração desses poços começaria naquela mesma semana ou no mais tardar na semana seguinte, de acordo com a promessa da governadora. Até agora nada foi feito. Ou o governo está se fazendo de surdo, diante dos apelos da sociedade de Acari e Currais Novos ou não tem capacidade para resolver o problema”, afirmou.

Ferreira afirmou que tem chovido na região, mas não suficiente para juntar água nos reservatórios e a água que está sendo consumida é de péssima qualidade. Currais Novos está sendo abastecida da barragem de Gargalheiras que está com um nível de água muito baixo, apenas 11.3% de sua capacidade. Ou seja, o reservatório que pode armazenar 44,4 milhões de metros cúbicos de água, tem apenas 4,94 milhões, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para abastecimento de uma população de 11.355 habitantes em Acari e 44.528 habitantes em Currais Novos, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Nenhum comentário: