quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Currais Novos recebeu segunda audiência sobre criação de Refúgio Araras

Câmara Municipal de Currais Novos recebeu audiência
 para discutir novo refúgio ecológico e ambiental 

Em Currais Novos A segunda audiência sobre o tema aconteceu na manhã da quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores. A proposta de criação da mais nova Unidade de Conservação Estadual REVIS Serra das Araras, foi amplamente discutida entre o público e a equipe técnica do órgão ambiental. O estudo técnico que subsidiou a proposta de criação da Unidade de Conservação esteve disponível nos locais do evento e, também, no site do Idema.

O Bioma Caatinga só existe no Brasil, e a nova Unidade de Conservação na Região do Seridó Potiguar, irá proteger uma área 12.356,31 hectares. Entre os objetivos do Refúgio é possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico na UC, o desenvolvimento local e atividades econômicas sustentáveis em seu entorno.

Um dos questionamentos do público foi a possibilidade de instalação de empreendimentos em energias renováveis. O supervisor do NUC, Ilton Soares, esclareceu que essas atividades não são compatíveis no local com a criação da Unidade.

"O espaço da audiência é discutir a proposta junto à sociedade, e valorizar essas áreas é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos nós. A ideia das audiências públicas é discutir com a sociedade questões que atendam tanto as demandas ambientais quanto sociais e econômicas”, destacou o supervisor Ilton Soares. 

É importante ressaltar que o Refúgio de Vida Silvestre pode ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da UC com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. As atividades permitidas são de turismo, visitação e pesquisa, educação ambiental, agricultura e criação de animais.

Estiveram presentes na audiência em Currais Novos, representantes da UFRN, Grupo Seridó Vivo, Geoparque Seridó, MPRN, Secretaria do Estado do Turismo (SETUR), proprietários de terras, produtores, agricultores, representantes da Prefeitura Municipal e sociedade civil. 

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, e a vice-prefeita, Ana Albuquerque, acompanharam a reunião, que foi transmitida nos canais da Câmara de Currais Novos e no perfil do Idema, no YouTube.

"Estamos em um momento ímpar em prol da Conservação da Caatinga. Que a sociedade se aproprie desses conhecimentos para que tenhamos avanços e desenvolvimento. Precisamos entender, de fato, a importância da preservação da Caatinga e como podemos pensar nas próximas gerações”, finalizou Soares.

No Rio Grande do Norte, atualmente, existem 35 áreas protegidas, das quais 11 são Unidades de Conservação Estaduais, sob administração do Idema.

A terceira audiência sobre a temática está prevista para acontecer em janeiro de 2024, no município de São Tomé.


Nenhum comentário: