quarta-feira, 13 de abril de 2022

Geoparque Seridó recebe reconhecimento mundial da Unesco

Área de abrangência do Geoparque Seridó inclui o município de Cerro Corá 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu, na manhã de hoje, o Geoparque Seridó como um território de relevância geológica internacional.  

A partir desta quarta-feira (13), esse território rico nos aspectos geológicos, biológicos, culturais e históricos do povo seridoense passa a fazer parte oficialmente do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco.  

O resultado positivo coloca o Geoparque Seridó na seleta lista de Geoparques Mundiais da Unesco, que passa a contar com 177 geoparques em 46 países de todo o mundo, além de incluí-lo também na Rede de Geoparques Mundiais.

Para o professor Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN e coordenador Científico do Geoparque Seridó, a chancela da UNESCO é fruto de um trabalho coletivo: “Reconhecimento não somente por todas as atividades que foram realizadas nesses últimos 12 anos, mas também comprova que essa parte do Rio Grande do Norte tem um patrimônio geológico de relevância internacional, aliado a particularidades do restante do patrimônio natural e do patrimônio cultural, assim se tornando um lugar único no mundo".

"Essa visibilidade internacional favorecerá um maior desenvolvimento territorial por meio de práticas turísticas sustentáveis, aliadas a melhorias na educação e na conservação desses patrimônios únicos”, completou.

A área do Geoparque Seridó abrange área de 2.800 quilômetros quadrados e seis municípios com recursos naturais e construções humanas importantes: Cerro Corá - nascente do rio Potengi; Carnaúba dos Dantas - Monte do Galo; Acari e Parelhas - açudes Gargalheiras e Boqueirão respectivamente; Currais Novos - Cânion dos Apertados e Mina Brejuí e Lagoa Nova - Tanque dos Poncianos.

Em novembro de 2021, dois avaliadores da Unesco, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, estiveram nas seis cidades que compõem o Geoparque Seridó, na missão de avaliarem o território. “Recebemos com muito entusiasmo o aceite da Unesco. Agora o Rio Grande do Norte tem o segundo Geoparque do Brasil que além da relevância do ponto de vista da educação, ciência e cultura, há também o desenvolvimento turístico do Geoparque Seridó, tornando-se um produto inovador para o Estado do Rio Grande do Norte”, ressaltou a governadora do Fátima Bezerra (PT).

Saiba mais:

https://geoparqueserido.com.br/

4 comentários:

Unknown disse...

Sim,comemoremos,mas, Cerro Cora tem uma historia que ha mais de 50 anos se sabia do seu potencial historico e turistico.Aguarde, passarei toda historia ao nobre jornalista.

José Valdir Julião disse...

Aguardemos, qualquer contribuição é importante para o desenvolvimento do município!

Lampadinha disse...

Parabéns a Cerro-Corá!

Amigo Julião, estamos construindo um pequeno condomínio no sítio Baixa da Floresta. De 21 lotes, já temos seis casas erguidas e ocupadas eventualmente. Curtimos as belezas da Serra de Santana e, certamente, ainda temos muito a explorar do Geoparque Seridó.

Marcos Bezerra, jornalista.

José Valdir Julião disse...

Informação importante, terei todo o prazer em visitar e conhecer, pessoalmente, o empreendimento, parabéns!