quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Antes de sua conclusão, projeto de obra sobre praça pública, já sofre mudanças

Por diversas  vezes fizemos abordagens, do ponto de vista de uma fundamentação pessoal, e sem qualquer contestação razoável, algumas críticas que consideramos construtivas à construção de uma obra de alvenaria, definitiva, sobre um espaço destinado ao passeio público, à circulação de crianças, jovens, adultos e idosos. Um local para conversar, passear e de brincadeira para as crianças: a praça Tomaz Pereira de Araújo.

Em algumas ocasiões manifestamos opiniões acerca de uma obra, que podia ser construída em outro local, inclusive com alternativas apontadas no blog. Em nenhum momento houve uma posição contra a obra em si, a não ser pela descaracterização da paisagem urbana imposta por esse equipamento, por mais importante que seja para induzir o turismo municipal.

A reiteração dessas considerações, vem diante de um aspecto, que nos deixa em dúvida quanto à execução do projeto, conforme leitura que fizemos no blog do dj Aildo Bernardo, o qual diz que, em breve, vai mostrar "as modificações que foram feitas no projeto pelo engenheiro responsável" pela execução da obra.

Caso se confirme, essa informação só vem a comprovar as críticas, que fizemos com o intuito de sugerir alternativas que contribuíssem para não se desmoronar com a paisagem urbana do centro de Cerro Corá.

Isso pode comprovar que o projeto da obra foi feito às pressas, com a finalidade de evitar que os recursos voltassem para o Ministério do Turismo, ou, então para, mostrar, mais uma vez, a realização de obras por parte do Poder Executivo em plena campanha eleitoral. 

Uma demonstração que o projeto executivo foi elaborado a toque de caixa, porque fazer a modificação de uma obra que já estava em andamento desde meados do ano?  Isso quer dizer que faltou alguma coisa, vai ser excluída alguma coisa ou vai ser inserida mais alguma coisa. Ou seja, o projeto começou a ser executado  sem estar pronto. Ou passaram erros a olhos vistos.

Numa das abordagens feitas no blog, fizemos uma análise em cima de uma maquete que foi colocada no blog do dj Aildo Bernardo, isto depois de antes ter sido colocada uma reprodução de um projeto diferente do que seria executado em Cerro Corá. 

Naquela ocasião, constatamos um erro na maquete, que colocava o busto de Tomaz Pereira de Araújo, com a frente voltada para o prédio onde fica o caixa eletrônico de um banco. Felizmente, e em boa hora, o arquiteto que também assinou o projeto da maquete, o agora eleito vereador Álvaro Melo, reconheceu e admitiu que tinha havido um erro na elaboração da maquete digital da parte de um técnico.

Em razão desse reconhecimento, levantamos a hipótese de que, se houve equívoco na elaboração de uma simples maquete, que dirá na formatação, mais complexa, de um projeto executivo. Agora, a informação do Aildo Bernardo confirma modificações que serão, posteriormente, mostradas por ele no blog.

Portanto, acredito também que a divulgação do projeto está atrasada e é extemporânea, porque não chegou a ser discutido com segmentos sociais e sequer na Câmara de vereadores. Talvez, muitos erros poderiam ter sido evitados, como a descaracterização de um passeio público.

P.S - O blog do Aildo Bernardo retifica a informação de que o projeto iria sofrer mudança, dizendo que a modificação vai ser apenas na posição do busto de Tomaz Pereira, o que confirma que houve erro, não só na maquete, mas também no projeto quando a colocação da estátua... Como este blog já havia alertado antes...

Nenhum comentário: