quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fragmentos históricos e origens de uma família de Cerro Corá*

Prezado amigo João Felipe da Trindade 

Agradeço a sua atenção pela história da minha família, centrada em Cerro Corá na figura do patriarca Thomaz Pereira de Araújo, o Thomaz Bengala de origem incerta, e entrelaçada com famílias tradicionais dos municípios de Santana do Mattos e Currais Novos.

Nesse caso, a Serra de Santana, com 700 metros de altitude e grande extensão que divide as águas e a cultura das regiões Seridó e Central do RN, no passado também dividiu pessoas, e familiares próximos.
Para exemplificar, cito a história de duas irmãs, verdadeiras Evas – ambas minhas tataravós (trisavós) por parte de pai e mãe – filhas de João Ferreira de Miranda e Joaquina Maria da Conceição. São elas: Ritta Regina de Miranda casada com o citado Thomaz Pereira de Araújo, morador da região da Serra de Santana, e Antonia Maria de Miranda casada como patriarca Luiz Valcacer da Rocha Pitta de Santana do Mattos.

Ritta Regina teve treze filhos, sendo 12 do primeiro casamento com Thomaz Pereira de Araújo, desses, dois foram homens, Major Benvenuto Pereira de Araújo (7º Intendente de Currais Novos) e Vivaldo Pereira de Araújo (pai do homônimo Major Vivaldo Pereira de Araújo, 9º Intendente de Currais Novos, pai de José Cortez Pereira de Araújo, governador do Rio Grande do Norte, no inicio da década de 70), e dez filhas, nove delas casadas com integrantes da família Silveira Borges de Santana do Matos e Açu (Juventino, Celso, Joaquim, Manoel, José Maria, Juvino, Antonio e Manoel Jacintho). A sua última filha, Ananília Regina de Araújo, casou com o patriarca Manoel Salustino Gomes – originário de Picuí/PB e um dos fundadores do povoado de Caraúbas que originou a cidade de Cerro Corá, onde nasci. Manoel Salustino era o pai do desembargador Thomaz Salustino Gomes de Mello, vice-governador e um dos homens mais ricos da sua época no Rio Grande do Norte. Após a morte de Thomaz, Ritta Regina casou com Manoel Pires de Albuquerque Galvão e teve seu último filho, João Alfredo de Albuquerque Galvão.

Dos filhos homens de Ritta Regina, Vivaldo Pereira de Araújo (1º) faleceu cedo e deixou quatro órfãos pequenos, que mantiveram os laços com Santana do Mattos através da família materna que os criou.
Quanto ao meu bisavô Benvenuto Pereira de Araújo, sua família prosperou bastante nos municípios de Cerro Corá, Currais Novos e São Tomé, com certeza para isso concorreu o seu casamento com Ana Izabel de Araújo – filha do Capitão Laurentino Bezerra de Medeiros Galvão de família tradicional e 1º Intendente de Currais Novos. Benvenuto e Anna Izabel geraram uma prole numerosa de homens empreendedores que se destacaram no comercio, mineração, agricultura e pecuárias das regiões Seridó e do Potengi. Dentre esses, destaco o meu avô Thomaz Pereira de Araújo, considerado uma das principais lideranças política e econômica da Região, na época da fundação de Cerro Corá e do meu nascimento em 1953.

Por outro lado, os descendentes de Antonia Maria de Miranda casada com Luiz Valcacer da Rocha Pitta, de Santana do Mattos, também foram bastantes numerosos. A partir do seu filho Manoel Américo de Carvalho Pitta, que teve grande projeção política e econômica em Santana do Mattos, passaram a se nomear como família Carvalho. Hoje, após vários casamentos consangüíneos os Carvalho, Assunção e Guimarães se confundem em Santana do Matos.

O meu bisavô João Baptista Guimarães foi genro de Luiz Valcacer e Antonia Maria.

Quanto à historia comum das duas irmãs, Ritta Regina e Antonia Maria, moradoras nos lados opostos da Serra de Santana, menino escutei relatos de uma visita festiva de Antônia para a irmã Ritta na velha casa do Sítio Cascavel em Currais Novos. Entretanto, apesar da prática bastante comum na região, creio que o primeiro casamento consangüíneo entres seus descendentes foi o de meu pai João Abner Guimarães com a minha mãe Ivete Pereira Guimarães, bisnetos das irmãs Antonia Maria e Ritta Regina

*Autoria de Abner Guimarães para o blog de João Felipe da Trindade

http://trindade.blog.digi.com.br/2011/04/02/informacoes-de-abner-sobre-seus-ascendentes/

11 comentários:

Catografia, Geoprocessamento, Georreferenciamento e Agrimensura disse...

por acaso terias algum parente em Santana dos Matos, Araújo, como de José Cândido e Arconias, filhos de José Cândido, talvez de Angicos, fazia cercas de pedras, carrapateira, varzinha, era lugares deles, eram agregados do Zé Dodó, em lugar chamado de São Paulo

José Valdir Julião disse...

Não temos, mas podemos, depois, indicar alguem que conheça a familia...

Carlos farias disse...

Alguém conhece família abdias de farias cerro cora ou serra

Carlos farias disse...

Alguém conhece família abdias de farias cerro cora ou serra

Carlos farias disse...

Queria saber se conhece algum família abdias

João Vilmar de Azevêdo disse...

João Abner Guimarães: esse seu relato é valiosíssimo. São recortes da história familiar de nossa Região. Parabéns.

carlos alberto disse...

GOSTARIA DE SABER SE CONHECE A FAMILIA FERRREIA. MARIA MARGARIDA NASCIDO NOS ANOS 50 AI NA CIDADE DE CERRO CORÁ . QUALQUER INFORMAÇÃO FAVOR ENTRAR EM CONTATO ATRAVES DESTE e-MAIL FICAREI BASTANTE AGRADECIDO. SEI QUE MINHA MÂE TEM BASTANTE FAMÍLIA AI. PRIMOS DE 1 E 2 GRAUS.E-Mail arlosalberto.nunes@hotmail.com Aos Cuidados de Carlos Nunes.

Drika Festas disse...

Meu pai se chama Francisco Abdias de Farias ele nasceu em Angicos

Carlos disse...

Drika ele tem parente em currais novos seu pai

Unknown disse...

Alguem conhece a familia de pedro bevenuto da silva

jornal da grande natal disse...

Minha avó chamava -se Ana Anacleta de Assunção. Recentemente fiquei sabendo dos nomes dos meus bisavós maternos. Portanto eles podem estar inseridos nesse emaranhado de laços familiares que predomina na Região do Seridó desde os tempos coloniais, principalmente a partir dos anos 1700, quando começou as fundações das vilas e instalacao de capelas e igrejas, ao mesmo tempo que o homem desenvolve o relatório de gado para a sobrevivência. (José Vanilson Juliao)