segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Artigo: o vai-e-vem da classe política

Pedras do xadrez político começam a se movimentar
 Por Valdir Julião
 
O blog ainda não está autorizado, mas tem informação segura de uma fonte, faltando dois anos dos quatro do mandato do prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o " Novinho", de que as pedras do xadrez político em Cerro Corá começam a se movimentar. Políticos da oposição, já entabularam conversas com aliados de outrora, visando uma reaproximação política para a eleição municipal de 2012.

Ninguém se surpreenda se, nos próximos dias, ocorrerem mudanças no 'staff' administrativo do prefeito "Novinho", que também acena com novidades na gestão atual, inclusive com mudanças importantes no calendário turístico de Cerro Corá, objeto inclusive de consulta à população.

Mas, com relação à campanha política do próximo ano, como já era fato, é a continuidade do  vereador Antonio Ronaldo Vilar (PSDB) na presidencia da Câmara Municipal, o que podia ser um entrave à aprovação dos projetos de interesse do prefeito "Novinho".

Mas, na virada do ano, o prefeito conseguiu a adesão do vereador Edvaldo Pereira (PSB), que deixou à bancada de oposição e passou a integrar a bancada situacionista, a qualpassou a ter maioria na Casa, cinco contra quatro vereadores oposicionistas.

Outra incógnita é saber qual o papel de Álvaro Melo, filho do ex-prefeito João Batista de Melo Filho, no quadro político em Cerro Corá - pois já é tido como candidato a cargo eletivo em 2012: não se sabe ainda se o seu mentor, o pai, vai lançá-lo candidato a vereador, cargo pelo qual Joãozinho começou sua carreira política no começo dos anos 70 do século passado, ou se é candidato a vice-prefeito, numa chapa  com "Novinho" ou mesmo integrando uma chapa de oposição.

¨Tudo vai depender do papel que Joaozinho pretenda exercer na próxima campanha eleitoral, pois depois de exercer um mandato de vereador e quatro de prefeito, também é o nome mais cotado para disputar outra eleição majoritária em Cerro Corá.
O certo mesmo é que o ex-prefeito "não dá murro em ponta de faca", como diz o ditado popular: quando ele migra de um lado para outro, é porque tem quase a certeza de que pode sair vitorioso num pleito eleitoral. Com alguma exceção, o ex-prefeito muda as peças do xadrez político quando tem dúvida de que soma votos para o seu interesse político e menos para os eventuais aliados. 

Todos os ex-aliados de Joaozinho já sentiram isso na pele, que o diga a ex-veredora Ana Maria da Silva, a qual já foi sua vice-prefeita. Mesmo que seja para inaugurar uma coisa que tanto abominou e criticou em toda sua carreira politica, a oligarquia Pereira, que neste começo de século XXI, em Cerro Corá, pode ressurgir com outro sobrenome: Melo....

.

Nenhum comentário: