quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Suerda Morais relata à 98 FM formatação do Festival de curta em Cerro Corá

Em entrevista a 98 FM de Natal, uma das cineastas da Casu Filmes, Suerda Morais, conversou com o radialista Felinto Rodrigues sobre a realização do II Festival Ancorá, que será aberto nesta quinta-feira (10) em Cerro Corá, e inclusive sobre uma possivel reabertura do Cine Canário, que foi a sala de exibição de filmes nos anos 60, 70 e 80: "Toda às vezes que ia à cidade, olhava o prédio e imaginava porque nao voltava a funcionar como cinema".

Suerda Morais disse, na 98 FM, que a primeira mostra do Ancorá ocorreu dentro do Festival de Inverno, em agosto de 2014, mas este ano, optou-se por realizá-lo nas comemorações dos 64 anos da emancipação política do município, que ocorre na sexta-feira (11). 

Segundo a cineasta, o novo projeto do Ancorá começou a ser formatado no começo deste ano, com a aprovação do projeto na Lei Câmara Cascudo, que prevê a captação de recursos com a renúncia fiscal do poder público, junto à empresas.  "A Força Eólica do Brasil interessou-se pelo projeto, conseguimos os recursos, unimos esforços com o empresário Wallace Pereira, da pousada Colina dos Flamboyants e o prefeito Raimundo Marcelino Borges, porque uma das coisas que queriamos era envolver toda a comunidade", disse ela.

O projeto contou com uma oficina de cinema em outubro, com a participação de 80 estudantes das redes municipal e estadual de ensino, "pra mostrar aos jovens da cidade como é uma produção de audiovisual".

Suerda Morais afirmou que 50 alunos foram até o fim da oficina de cinema, com a produção de três curta metragens, que também participarão da premiação ao fim do clico de exibição, até o dia 12. "Filmamos histórias criadas por eles, incentivamos a colocar no papel todas essas histórias, que eram a relação da sustentatibilidade da água com o meio ambiente", explicou.

Para isso, segundo ela, o Festival Ancorá teve a parceria da ong Navima, "que deu suporte a questão de informações sobre a bacia do rio Potengi, que tem as nascentes em Cerro Corá, unimos o útil ao agradável, fazer cinema com uma consciência ambiental".
 
Ela disse que no decorrer do Ancorá, serão feitas exibições de curta na zona rural, haverá palestras de representantes da Marinha do Brasil e do Ministério Público de Currais Novos, além de exibição de um documentário paulista, inédito, a respeito da sustentabilidade da água.





Nenhum comentário: