segunda-feira, 9 de março de 2015

Irmã Ananília agraciada com a medalha "Maria do Céu Fernandes"

Irmã Ananília faz trabalho social em Currais Novos, recebe mérito "Maria do Céu Fernandes" das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza
Entre as 14 mulheres homenageadas na sessão solene  da segunda-feira (9)da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em virtude do Dia Internacional da Mulher, transcorrido no domingo (8), foi a freira e irmã Ananília, que desenvolve um trabalho comunitário há 20 anos, como fundadora da Casa do Pobre, em Currais Novos. Ela recebeu das mãos do presidente Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), a Medalha de Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, que por sua vez era curraisnovense e foi a primeira deputada estadual eleita do Rio Grande do Norte, no começo dos anos 30.

Maria do Céu Fernandes já é falecida, era irmã do saudoso ex-governador e ex-deputado estadual Cortez Pereira, que foi autor da lei, nos anos 50, que emancipou Cerro Corá do município de Currais Novos. Maria do Céu era casada com o ex-deputado Aristófanes Fernandes, de Santana do Matos, e mãe do advogado e ex-deputado estadual Paulo de Tarso Fernandes.

O deputado Ezequiel Ferreira falou sobre o pioneirismo da mulher potiguar: "“O Rio Grande do Norte deve comemorar esta data todos os dias, pois é berço de grandes mulheres. As mulheres do nosso estado são conhecidas pelas conquistas na política como deputadas, prefeitas, governadoras e senadoras. Esta homenagem se estende a todas outras valorosas mulheres”.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente Ezequiel Ferreira de Souza, que compôs mesa com a juíza federal Gisele Leite, Maria Aparecida França Gomes, representando o prefeito de Natal, a capitão de fragata Claudia da Mata Correia e a segunda-tenente da 7ª Brigada de Infantaria Emanuele Mandeiro.

Nenhum comentário: