terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Chuva de verão chega a 126 milímetros na zona rural de Cerro Corá

 


Chuvas de verão neste começo de dezembro surpreendem cerrocoraenses nas zonas urbana e rural do município. No assentamento São Francisco, no Sertão, a precipitação pluviométrica chegou a 120 milímetros. Já na saída para São Tomé e situado à margem da rodovia estadual RN-203, no sítio Arisco, da família Guedes, o pluviômetro marcou R$ 126 milímetros e em outros setores 80 mm.

Já o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informou que o pluviômetro da Emater registrou 75 milímetros.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Cerrocoraenses prestigiaram lançamento de livro sobre a região do Seridó

Iranilson e Iris Guimarães (últimos à direita) prestigiaram lançamento do livro "Seridó: a saga". 

Iris Guimarães 
Com amigos na capital do país, Iris e Iranilson Guimarães acompanharam o lançamento de coletânea de artigos sobre o Seridó potiguar. "Estamos aqui em Brasília,  com  o Bruno, a família dele Iranilson (meu irmão) Luiz Gonzaga (meu marido) e Perlucy,  minha amiga, no lançamento do livro "Seridó: a saga".Quem me avisou foi a Simone, filha da Vanda.Um grande abraço!", escreveu Iris Guimarães. 

Iris e Iranilson Guimarães são filhos do saudoso casal Maria Luzia (parteira da cidade) e  Joaquim Sales Guimarães (que foi vereador em Cerro Corá nos anos 70).

Livro "Seridó: a saga" é lançado nesta segunda-feira (2) em Brasília

Obras traz artigo de Altiva Pereira

sobre avô Tomaz Pereira de Araújo

“Seridó: a saga”, o livro, está sendo lançado às 19 horas desta segunda-feira (2) em Brasília (DF). A obra aborda  a formação do povo seridoense no Rio Grande do Norte, desde seus aspectos culturais, descortinando a trajetória de homens e mulheres que deixaram a sua marca na região do Seridó.

O lançamento de “Seridó: a saga” ocorre no restaurante Xique Xique, 107 Sul, que serve como representação e confraria seridoense em Brasília com 40 anos de tradição de sabor nordestino.

Com artigos de diversos autores, a obra foi organizada e lançada no meio do ano por Bina Toscano, Manoel Pinheiro Neto (filho da cerrocoraense Marlene Galvão e do saudoso Antonio Pinheiro), Rilder Medeiros (jornalista angicano, com raizes no Seridó) e Walclei Azevedo.

Entre os artigos, a médica Altiva Pereira conta um pouco saga do seu avô paterno Tomaz Pereira de Araújo, um dos precursores do desenvolvimento de Cerro Corá, falecido há 70 anos.

Em Brasília, o lançamento está sendo organizado pelo advogado potiguar Antenor Madruga.

Prefeito revoga decreto que restringia licença prêmio a servidores efetivos

O prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges (PL) revogou decreto 412/2024 emitido em sua gestão,  restabelecendo a possibilidade de concessão administrativa de licença prêmio aos servidores públicos efetivos do Município.

Segundo o novo decreto, que saiu na no "Diário Oficial dos Municípios" desta segunda-feira (2), os servidores que vierem a se aposentar sem gozar de todas licenças prêmio, "as quais haviam adquirido o período aquisitivo, poderão ser indenizados administrativamente quando as licenças não usufruídas, mediante requerimento de conversão da licença em pecúnia".

De acordo com o decreto 440/2024 as concessões das licenças seguirão a ordem cronológica dos  requerimentos, bem como a análise concreta da real situação funcional da Secretaria na qual o servidor é vinculado, "para fins de aferição acerca de possível comprometimento na regularidade do funcionamento do serviço público".