quinta-feira, 4 de abril de 2013

João Maria Canário de Brito resgata memória de uma família de Lagoa Nova

A Bodega de seu Chicó Bernardino.

Na chã da Serra de Santana mais exatamente no municipio de Lagoa Nova / RN existe uma das últimas reminescencias de um antigo e típico comércio varejista: A Bodega. Transfixiando os séculos XX e XXI e três gerações, do meu avô Bernardino Sena,passando pelo meu tio Chicó Bernardino até o primo Manoel Medeiros, a velha e boa bodega vai persistindo e resistindo aos novos supermercados lá instalados e até as modernas conveniencias. O diferencial é a confiança e fidelização da caderneta, da amizade, do bate-papo, tranquilidade e exclusividade no tratamento na hora da compra. Faz tempo, que na bodega não se vende mais nem cachaça nem cerveja desde os tempos de Tio Chicó, porém a variedade de artigos continua; de fio de pavio a lanterna, rapadura, artigos de armarinho, cereais, utensilios do lar, perfumes, desodorantes, bombons, papelaria, etc... As cidades do interior não resistiram e acompanharam as tendencias e influencias do mundo globalizado, mesmo descaracterizando costumes e tradições, sem dó nem piedade.
Blog "Jabá com Jerimum" resgate parte da história de uma familia de Lagoa Nova
Infelizmente a usura na fiscalização exigindo equipamentos de controle caros e dependiosos para o pequenbo comerciante vai tornando cada vez mais inviável ao pequeno empreendedor nesse país. A falta de critérios para se tratar com a realidade do pequeno comerciante é vergonhosa: muitos não tem condições de comprar e nem pagar os equipamentos e nem manter o caro sistema operacional/programa que eles exigem. As propagandas institucionais dos Governos Federais e Estaduais incentivando os pequenos empreendedores a saírem da informalidade são na verdade uma forma covarde de controle desses governos para aumentarem mais e mais suas arrecadações, encurralando e obrigando ao pequeno comerciante a pagar taxas e tributos absurdos e abusivos, em detrimento de uma contrapartida negativa de serviços à população.

Reprodução do blog:  www.jabacomjerimum.blogspot.com
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui freguesa dessa mercearia tempo de registro de compra em caderneta.A mais de 30 anos. Mas, ela ainda conserva as mesmas características. Tenho um carinho especial por essa família, que também faz da minha. Boa lembrança, esse resgate. Parabéns pela iniciativa.