sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Artigo: "As ruas da minha cidade III"

Por José Vanilson Julião*
Os nomes dos logradouros públicos da minha cidade natal homenageiam, principalmente, pessoas da terra. Uma das exceções é o bairro Tancredo Neves (ex-Casa Velha), que homenageia o politico mineiro, que foi primeiro-ministro do presidente Joao Belchior Goulart, em 1963, e morto antes de tomar posse apos ser eleito, pela via indireta (com votos na Câmara dos Deputados), em 1985, na chamada “Nova Republica”, contra-pronto da “Republica Nova”, pós-Revoluçao Liberal (1930).
No Tancredo Neves o prefeito Jose Walter Olimpio dá nome a uma pracinha. Na “rua de cima” ou “rua do cemitério” (Sao João Batista), a oficial Tristão de Barros, o ex-prefeito e ex-vereador José Julião Neto dá nome ao ginásio de esportes, no espaço da antiga quadra descoberta, construída com apoio do assuense e sargento do Exército (Batalhão de Engenharia e Construção), Raimundo Mitre.
Entretanto uma família seridoense, originária de Portugal e primeiramente radicada no Acari (no século XVIII), com membros residentes ou ramificaçoes em Currais Novos, Cerro Corá, São Tomé (região do Potengi) e Santana do Matos, “monopoliza” as homenagens.
São os “Pereiras”, iniciando com um dos patriarcas, o antigo dono da “Casa Grande”, localizada ao lado da pracinha que toma um nome dele. Tomaz Pereira de Araújo, e pai do minerador, prefeito e deputado estadual Sérvulo, que dá nome a rua dos estabelecimentos comerciais. Essa rua chamava-se Vivaldo Pereira, tio de Sérvulo.
Vivaldo foi o nono intendente de Currais Novos. Era como se chamava o administrador ou gestor municipal de anticamente, antes da Revolução de 30. Equivale ao prefeito de hoje.
Ainda temos Benvenuto Pereira (prefeito), aquela da praça Maria Luzia Guimarães. No começo desta rua, de quem vem da Monsenhor Paulo Heroncio, à esquerda ficava o Clube de Mães Santa Zita e à direita o “clube velho”.
O detalhe é que a Paulo Heroncio era a única da cidade a ter dois “quebra-molas” ou lombadas nos extremos. Uma delas em frente a Prefeitura. A situaçao facilitava a pelada de futebol na rua de paralelepípedo ou nas calçadas, principalmente na da casa de Luiz Bezerra (dono de casa de jogo de baralho, sueca, pip paf...), marido da professora de jardim de infância e primário, dona Ritinha, mãe de Chico, Gracinha, LB Junior (“Garrincha”) e João Batista.
Também recebe homenagem e não poderia ser diferente, o paraibano de Picui, major Lula Gomes, que, em 1886 (seculo XIX), sendo proprietário da localidade Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas.
Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, coronel Manoel Osório de Barros (outro homenageado).
Voltaremos ao assunto, inclusive mencionando membros da tradicional e numerosa familia. E outros homenageados.
* José Vanilson Julião é jornalista free-lancer.

Nenhum comentário: