sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Edição Sebo Vermelho lança série fotográfica de cidades do Seridó

"Cidades Seridoenses - Caicó" é o primeiro livro de uma série que as Edições Sebo Vermelho está lançando para valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos do Rio Grande do Norte. O livro lançado na noite da quinta-feira, 19, no Bar 294, em Petrópolis, Natal, traz fotografias do talentoso fotojornalista João Maria Alves, que ja comunicou que a terceira obra da série trará fotos de Cerro Corá, cidade situada a 600 metros acima do nível do mar, na Serra de Santana.

"Só o fato da nascente do rio Potengi estar lá, vale o trabalho", avisa o editor Abimael Silva, que já contabiliza 302 livros publicados. Para ele, a série sobre a história das cidades do Seridó, através da fotografia, tinha de começar por Caicó, considerada a capital e mais rica e desenvolvida cidade da região.

"João Maria Alves fotografou a geografia física e humana da cidade, com seus ícones históricos, pitorescos e populares", diz Silva, na apresentação da obra: "João Maria é fotógrafo profissional há mais de 30 anos, exemplo de caráter e grande conhecedor de todas as regiões do Estado".

O livro traz ainda considerações de Moacy Cirne a respeito da história da cidade, tirado do seu "A invenção de Caicó". O segundo livro da série trará imagens de Hugo Macedo sobre Acari, que a partir dos anos 60 passou a ser conhecida como "a mais limpa do Brasil".

Em 1984, Alves foi o único fotojornalista do Rio Grande do Norte a cobrir ass convenções de Tancredo Neves, Paulo Maluf e Mário Andreazza, em Brasília, que resultou, no ano seguinte, o fim da Ditadura Militar no país. Em fevereiro de 2009, ele expôs seu trabalho no Café Kieselstein, na cidade de Potsdan, Alemanha. No currículo, destaca-se o prêmio Itaú Cultural de Fotografias sobre o tema "Árvores flóridas, campos floridos".

Serviço
Editora Sebo Vermelho
Av. Rio Branco, 705, Cidade Alta
CEP - 59025.002 Natal RN
Celular 9401.9008

Nenhum comentário: