Joselito explora fauna e flora cerrocoraense no sobe e desce das trilhas de fim de semana
Joselito Garcia é "trilheiro" em Cerro Corá, durante suas andanças tem desbravado serras e rios e capturado imagens interessantes sobre a fauna e flora do município, como é o caso do sagui exposto no vídeo acima.
O sagui pertence ao gênero Callithrix que é composto por 6 espécies presentes no Brasil, são pequenos primatas arborícolas encontrados na região central e oriental, algumas espécies foram introduzidas em diferentes regiões do país nos últimos anos. Existem diversas espécies de saguis no Brasil, na região da caatinga, como em Cerro Corá, ocorre a espécie Callithrix jacchus (Sagui-de-tufos-brancos).
Os saguis são animais de hábitos diurnos, de pequeno porte, com peso variando entre 350 a 450 gramas, podendo ser maior em algumas espécies e menores em outras. A pelagem também varia conforme a espécie e normalmente são utilizadas a variação na coloração para nomeá-los pela população.
Os comportamentos habituais dos saguis são: a catação social, a vocalização, a aproximação de indivíduos do mesmo grupo, o forrageio, o descanso, a alimentação e o deslocamento pelas árvores. Estes animais dificilmente descem ao solo para evitar serem presas fáceis, preferindo viver nos galhos intermediários e copa das árvores. Alimentam-se basicamente de insetos, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, pequenos lagartos, pequenos anfíbios, ovos, sementes, frutas, flores, goma etc.
O tamanho do grupo vai variar conforme a espécie, porém de maneira geral, a média é de 3-15 animais por grupo de sagui. O grupo social organiza um sistema de dominância e a possibilidade de viver em monogamia, poliginia, poliandria ou poliginandria. O que interfere diretamente no número de indivíduos por grupo e influenciando no aumento considerável de indivíduos durante o período em que se cuidam dos filhotes, visto que mais de uma fêmea no bando pode ter prole.
O período de gestação varia de 140-160 dias, nascendo 2 filhotes por gestação de uma única fêmea que andam agarrados nas costas da mãe e de outro integrante do grupo, com duas semanas já começam a complementar a amamentação com frutas e atingem a maturidade sexual por volta dos 13-14 meses.
Fonte - site Infoescola
Nenhum comentário:
Postar um comentário