sexta-feira, 17 de maio de 2024

Festa do Agricultor movimenta Lagoa Nova

 A 67ª edição da Festa do Agricultor de Lagoa Nova já começou, com diversos cursos de capacitação. Um momento especial de comemoração do homem e mulher do campo após um "inverno" próspero em 2024. 

Já em clima de celebração, a abertura oficial ocorreu na noite desta sexta-feira (17), com fala das autoridades e programação cultural: Cavaleiros do Forró, Edyr Vaqueiro e Amazan.

No sábado, show de Franci Jean, com apresentação nos estandes de exposição. Também no sábado será entregue a premiação do Torneio Leiteiro, tão aguardado por todos.

Por fim, no domingo (19) de encerramento da festa, após o desfile do agricultor, a animação fica por conta de Lano Vaqueiro, Arnaldinho Netto e o cantor Amazan.

"O fim de semana vai ser de celebrar o inverno ao lado dos agricultores do nosso município. Lagoa Nova está pronta para mais essa comemoração, com estrutura para receber inclusive pessoas de fora da cidade que também acompanham a tradicional celebração do agricultor”, contou o prefeito Luciano Santos.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Regiclécia é "ouro" no Grande Prêmio Brasil em Cuiabá

Regiclécia "´pendura" mais uma medalha no pescoço

A atleta cerrocoraense Regiclécia Cândido da Silva voltou a subir no pódio, obtendo medalha de outro no Gran Prix de Cuiabá, com a marca de 12,95 metros no salto triplo, em prova ocorrida na noite da quarta-feira (15).

Em segundo lugar ficou a brasileira Katlyn Zanelle, que saltou 12,75 metros e o bronze ficou com a atleta colombiana Estrella Contreras, que obteve a marca de 12,41 metros.

"Novinho" participará da "marcha dos prefeitos" em Brasília

O prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) vai se ausentar por seis dias de Cerro Corá. Cumpre agenda em Brasília, onde participa, a partir deste domingo (19) e até a sexta-feira (24), da 25ª Marcha em Defesa dos Municípios.

O tema em discussão da "Marcha dos prefeitos" envolve o "Pacto Federativo - um olhar para a população Desprotegida", informa a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

O encontro dos prefeitos de todo o país ocorrerá Centro Internacional de Convenções do Brasil, setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto.63, lote 50, em Brasília (DF).


quarta-feira, 15 de maio de 2024

Vereador Mattson Ranier confirma pre-candidatura à reeleição

Ranier relata ações do mandato em CN

Por Anthony Medeiros, de Currais Novos

O vereador Mattson Ranier (PT) fez prestação de contas na terça-feira (14) em Currais Novos e confirmou sua pré-candidatura à reeleição em outubro de 2024. O prefeito Odon Júnior destacou a parceria com Ranier desde o início do seu mandato: “Sempre atento com as verdadeiras demandas da população, sem dúvida é um mandato de muitas conquistas para Currais Novos”. 

Mattson Ranier detalhou as principais ações em três anos e meio de seu mandato de estreia na casa legislativa. Foram destacados os recursos que o parlamentar conquistou após dialogar com diversos setores e figuras do meio público, que garantiram, por exemplo, a construção de uma arena de futebol society no bairro Alto de Santa Rita, a reforma da Biblioteca Pública Municipal e a construção de uma pista de atletismo de saibro. 

"Nada disso foi conquistado sozinho. Estamos em constante diálogo com parlamentares que tem o poder de direcionar recursos para que possamos executar planos de fazer nossa cidade crescer ainda mais. Tenho plena convicção que, seguindo o que acreditamos, temos muito o que fazer ainda em nosso município", afirmou.

O evento contou ainda com a fala das pessoas presentes e mensagem da deputada federal Natália Bonavides (PT), que mesmo cumprindo estando em Brasilia a serviço de seu mandato, participou remotamente.

Regiclecia Silva volta a competir neste dia 15 em Cuiabá

A vice-campeã Ibero Americano  Regiclecia Silva volta a competir em Cuiabá, Mato Grosso, desta vez pelo Gran Prix internacional a partir das 19:30 desta quarta feira (15).

O professor Edilson Oliveira informa que dessa vez a medalhista de prata no salto triplo Regiclecia Silva não terá a companhia da campeã e número um de Brasil, Gabriela Souza.

Já no  sábado (18/), Regiclecia Silva competirá pelo GP Grande Prêmio Internacional do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói.

domingo, 12 de maio de 2024

"Prata que vale ouro", diz Regiclécia Silva, com humildade e gratidão

Atleta exalta suas origens e diz que medalha foi "cerejinha do bolo"

Em entrevista ao Canal Olímpico que transmitiu pelo Youtube todas as provas no Campeonato Ibero-americano de Atletismo ocorrido no fim de semana, em Cuiabá (MT), a atleta cerrocoraense Regiclécia Cândido da Silva expôs sua gratidão por todo o processo vivido na carreira, desde o início em Cerro Corá até estrear pela Seleção Brasileira na prova de salto triplo, na noite do sábado (11), quando saltou 13,23 metros e ficou em segundo lugar: "Essa medalha é de prata, mas para mim vale ouro. É minha primeira seleção, foi minha primeira medalha internacional. Eu sei quais são as minhas origens, de onde eu vi e como foi difícil".

Regiclécia Silva relatou, emocionada, o que foi estar competindo pela Seleção Brasileira depois de passar três anos em São Paulo aprimorando-se na sua especialidade "e dar a volta por cima" ao ficar em quarto no Brasil em 2023. "Eu chorei, eu fiquei triste e a partir desse momento virei a chave, eu me cuidei e falei que ia mudar a minha história, porque não foi à toa que eu saí do meu Estado para vir para São Paulo construir minha. história", afirmou.

Para Regiclécia Silva só em estar representando o Brasil no Ibero-americano "já iria ser uma volta por cima e conquistar a medalha para mim. sensacional, foi a cerejinha do bolo".

A atleta cerrocoraense ainda agradeceu ao treinador Edilson Oliveira, que foi o responsável por descobrir seu talento para o atletismo, "Eu sou muito grata a ele por tudo que ele fez por mim. Eu sei que se ele não tivesse feito tudo o que fez por mim, eu não estaria aqui hoje. Grata a minha família, a Deus, a todas as pessoas que confiaram em mim, aos meus treinadores, meus fisioterapeutas, nutricionistas, eu sou grata a todo mundo que fez parte desse processo e que acreditaram onde eu poderia chegar e eu sei que eu posso dar muito mais, porque eu tenho muito mais para entregar para o Brasil". 


sábado, 11 de maio de 2024

Regiclécia Silva estreia com prata na Seleção Brasileira de Atletismo

Cerrocoraense obtém 13,23 metros no salto triplo no Ibero-americano 

Brasileiras comemoram "dobradinha" no pódio em Cuiabá, Mato Grosso 

Em sua primeira participação defendendo a Seleção Brasileira, a atleta cerrocoraense Regiclecia Cândido da Silva saltou 13,23 metros no Campeonato Ibero-americano sediado em Cuiabá, Mato Grosso, terminando em segundo lugar no salto triplo feminino.

"Muita emoção, tudo valeu à pena até agora", disse uma emocionada Regiclécia Silva.

Regiclécia Silva ficou atrás de outra brasileira, Gabriele Souza dos Santos, que saltou 13,68 metros. 

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Layon Simões Ramos assume Delegacia de Polícia em Cerro Corá

Empossado coletivamente ao lado dos recém-concursados 40 delegados, 172 agentes e 21 escrivães para os quadros da Policia Civil em 18 de março, Layon Ricardo Santos Simões Ramos assume a titularidade da 95ª Delegacia de Polícia em Cerro Corá, conforme portaria publicada no "Diário Oficial do Estado" desta quinta-feira (9).

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Projeto reconhece Festival de Inverno como patrimônio cultural e turístico

Proposta do deputado Luiz Eduardo tramita na Assembleia Legislativa

Projeto de Luiz Eduardo reconhece Festival de Inverno
 como patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte
O deputado estadual Luiz Eduardo (SD) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa, reconhecendo como patrimônio cultural, turístico e imaterial do Rio Grande do Norte o Festival de Inverno de Cerro Corá, que segundo sua justificativa, "dispõe de expressiva potencialidade turística, destacando-se pelo clima serrano, um importante diferencial regional e principal  atrativo turístico do lugar. Localizado na Serra de Sant´Ana, possui elementos de significativa diversidade geoambiental e singulares atrativos turísticos naturais, como, por exemplo, pinturas rupestres e vales vulcânicos".

Luiz Eduardo comenta que Cerro Corá está se preparando para sediar a 20ª Edição do Festival de Inverno no ano de 2024. "Festival é constituído de uma vasta e diversificada programação que atrai mais de 20 mil pessoas, consolidando assim como um dos mais esperados eventos da região", afirmou.

Eduardo informa que o Festival de Inverno, a ser realizado este ano entre os dias 2, 3 e 4 de agosto, "nasceu com o intuito de promover a cultura local e oferecer entretenimento para moradores e visitantes. Realiza-se em praça pública ao longo dos três dias com programação que inclui artistas renomados e bandas locais, abrangendo diferentes estilos musicais para agradar a todos os gostos".

"Com a tradição de quase duas décadas, o festival se tornou um marco na agenda cultural da região, atraindo não só moradores da cidade, mas também visitantes de municípios vizinhos e turistas de outras partes do estado", acrescentou, para então completar: "Nesse sentido de tradição, regionalismo, valorização cultural e gastronômica o Festival de Inverno de Cerro Corá contribui para o fortalecimento da identidade cultural da região e fomenta o turismo local".


quinta-feira, 2 de maio de 2024

Sinalização do Geoparque Seridó custará R$ 1,37 milhão

Prefeito de Cerro Corá, "Novinho", assinam ordem de serviço ao lado da governadora Fátima Bezerra (foto - Sandro Menezes)

Em parceria com o Sebrae-RN, o Governo do Estado vai investir R$ 1.379.180,37, no plano de Comunicação Visual dos 21 geossítios do Seridó Geoparque Mundial da Unesco. 

A previsão é que a empresa contratada inicie os serviços nesta  segunda-feira (07). O projeto de sinalização compreende a área localizada nos municípios de Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Acari, Cerro Corá e Lagoa Nova.

Ao lado dos prefeitos Odon Júnior (Currais Novos), Tiago Almeida (Parelhas), Raimundo Marcelino Borges – Novinho (Cerro Corá) e Fernando Antônio Bezerra – Fernandinho (Acari), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assinou a ordem de serviço da comunicação visual dos 21 geossítios do Seridó Geoparque Mundial da Unesco e ressaltou o potencial da região para o turismo: “Atualmente, a região recebe anualmente mais de 10 mil visitantes, uma demonstração do enorme potencial que este local oferece. Isso é o resultado de mais de 14 anos de trabalho conjunto, em parceria com os municípios envolvidos e o Sebrae-RN, para estimular os pequenos negócios inseridos na cadeia produtiva do turismo”.

A proposta de comunicação visual utiliza elementos representativos da flora e fauna, da geografia e da cultura local para trazer identidade e identificação, permitindo integração à paisagem e circulação segura. As peças devem ser confeccionadas em ladrilho, cerâmica, pedras e concreto, materiais duráveis e resistentes às intempéries e facilmente encontrados na região.

A Setur-RN investiu R$ 190 mil, recursos de fontes próprias, para a execução do projeto básico de sinalização turística, um dos pré-requisitos para reconhecimento pela Unesco. “Ha um compromisso do governo do Estado de fortalecimento desse equipamento turístico. Somos o segundo Geoparque do Brasil a ser reconhecido pela Unesco e sempre estivemos juntos ao território para fortalecer e fazer com que ele seja um produto de transformação da região", disse a secretária de Turismo, Solange Portela. 

Solange Portela afirmou, ainda, que esse "foi um compromisso firmado junto a UNESCO, fazer essa identidade visual dos sítios arqueológicos que compõe o Geoparque, serão colocadas sinalizações em 21 pontos que contemplarão os seis municípios, isso vem para fortalecer o turismo regional”.

A sinalização tem caráter informativo e educativo informando sobre o geoparque, inclusive com conteúdo em braile, orientando o percurso de deslocamento no local em trilhas, túneis, formações geológicas.

Segundo João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, a colaboração conjunta desempenha um papel fundamental no sucesso do projeto e no avanço do Geoparque. “Nós estamos aqui assinando a ordem de serviço de uma ação e de um projeto muito maior que é o fortalecimento do Geoparque do Seridó, que será realizado em duas etapas. Na primeira fase do Geoparque Seridó, inclui a comunicação visual. Ela vai desde os geossítios, que estamos assinando hoje a ordem de serviço para a execução, assim como um trabalho de mudança e da adequação da visualização dos equipamentos ligados à cadeia do turismo, como pousadas, hotéis, todos os equipamentos ligados à produção social do turismo”.

Geoparque Seridó

O Geoparque Seridó representa um importante marco para o turismo sustentável no Rio Grande do Norte e principalmente para o Brasil, destacando-se como uma área geográfica única e unificada, comprometida com a proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Com a sinalização em andamento e os esforços contínuos de promoção e desenvolvimento, o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO está preparado para se tornar um destino turístico de referência no cenário nacional e internacional.

O reconhecimento internacional da Unesco, concedido em abril de 2022, posicionou o Seridó como o segundo geoparque brasileiro a receber tal distinção. Abrangendo uma área de 2.800 km² no semiárido nordestino, o Geoparque engloba seis municípios e possui uma rica diversidade geológica, além de manter viva a memória cultural por meio de práticas tradicionais, museus e centros culturais.

Fonte - Assecom/RN

sábado, 27 de abril de 2024

Sepultamento de Raimundo Costa Sobrinho será em Natal

Cerrocoraense vinha atuando no Instituto dos Sertões 

Raimundo Costa quando assumia pasta da Seara no governo Robinson Faria em 2015 (foto - Demis Roussos)

Por Valdir Julião 

O corpo do cerrocoraense Raimundo Costa Sobrinho, falecido neste sábado (27), em Natal, será enterrado no cemitério Sempre, no quilômetros 79, da BR-101, próximo ao bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital do Rio Grande do Norte. 

O velório começa às 7 e vai até às 14 horas, quando ocorre missa, enquanto o sepultamento será às 16 horas. 

Raimundo Costa tinha 54 anos, nasceu na maternidade Clotilde Santina, em Cerro Corá, em 17 de agosto de 1969. Deixa viúva Joslene Gomes Sobral da  Costa e o filho João Paulo. 

Era filho de José Ezequiel da Costa e Maria José da Costa, que é irmã do barbeiro aposentado Raimundo Bilro da Silva, mais conhecido como "Raimundo Panta". Entre os irmãos Maria das Graças, José Maria, conhecido por "Dedé", Maurício e Betinho, que são proprietários de padarias em Cerro Corá e Bodó. 

Eram seus avós paternos Joaquim Ezequiel da Costa e Rita Ezequiel Campos e maternos Luís Bilro da Silva e Josefa Veneranda de Jesus. 

Raimundo C. Sobrinho militou no sindicalismo rural em Cerro Corá, de onde saiu para atuar na Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), que emitiu nota por sua perda: "Dedicou parte de sua vida à luta e defesa dos trabalhadores rurais, agricultores e assentados da reforma agrária do Rio Grande do Norte. A todos os seus amigos e nossos mais sinceros sentimentos".

A Prefeitura de Cerro Corá e a Associação dos Servidores da Emater também emitiram nota de pesar. 

Da Fetarn, Raimundo Costa alçou cargos no governo federal, foi delegado Federal do Ministério da do Desenvolvimento Agrário (MDA) na gestão do Partido dos Trabalhadores antes de assumir a pasta de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) no governo Robinson Faria (2015/2018). Também foi diretor nacional de Crédito Fundiário e secretário adjunto na Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), vinculada ao MDA.

No governo Fátima Bezerra (PT) foi diretor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) até maio de 2023, passando atuar no Instituto dos Sertões, ONG sediada em São Paulo, que apoia projetos no setor agrícola, como superintendente no Rio Grande ddo Norte. 

Em 2018, depois do rompimento do PT em relação ao governo Robinson Faria, o cerrocoraense Raimundo Costa Sobrinho filiou-se ao PSD, chegando a disputar a eleição de deputado estadual, tendo obtido 1.097 sufrágios ou  17,72% dos votos válidos em sua terra, enquanto a votação no Estado foi de 4.598 sufrágios. 


sexta-feira, 26 de abril de 2024

Falece De Assis, da tradicional família "Zebra"

De Assis em foto de 1965
Faleceu em Cerro Corá devido a complicações renais, Francisca de Assis Tomaz, da tradicional família "Zebra", da qual sobrevivem as irmãs "Nena", casada com João Soares, "Carminha" e "Noca", além dos irmãos Cícero e Domingos, que há décadas reside em Goiás.  Já são falecidos Francisca, José, Josefa, Maria e Chiquinho. 

A prole é descendente do casal Luiz "Zebra" Tomaz da Silva e dona Isabel Maria da Conceição, da família Honorato, que residiram muitos anos no sítio Araras até migrarem para a zona urbana de Cerro Corá. 


quinta-feira, 25 de abril de 2024

"Novinho" decreta situação de emergência por 180 dias em Cerro Corá

Medida garante água potável à zona rural atendida por carro pipa

Embora Cerro Corá apareça como o segundo município com maior  precipitação de chuvas em 2024 no Estado, com 1007.5 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) decretou situação de emergência por 180 dias porque “os reservatórios das comunidades rurais não possuem água potável para o consumo humano”.

Conforme o decreto, “a baixa vazão e alto índice de salinidade dos poços tubulares existentes no município, afeta diretamente no abastecimento de água para as zonas rurais’”, onde residem 54% da população cerrocoraense, que é de 11 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o Executivo, a decretação da situação de emergência se faz necessária em função do auxilio da Operação Carro Pipa, que atende 2.606 beneficiários em Cerro Corá.

O decreto assinado por “Novinho” autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.

Ainda autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistira população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Regicléia Silva: convocação inédita para a Seleção Brasileira de Atletismo

Cerrocoraense participa do Campeonato Ibero-americano em maio

A atleta cerrocoraense Regiclécia Silva foi convocada, pela primeira vez, para integrar à Seleção  Brasileira de Atletismo e  participará do Campeonato Ibero-americano, na categoria adulta, a ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. A competição tem 455 atletas inscritos de 23 países.

Regiclécia Silva saiu da comunidade Baixa Verde, na Serra de Santana, começou a sua carreira pelas mãos do professor Edilson Oliveira no projeto de iniciação da AESC e atualmente é atleta de salto triplo da Associação Desportiva e Cultural São Bernardo, no ABC Paulista, para onde migrou em 2022.

A atleta treina com os treinadores olímpicos Nélio e Tânia Moura, na cidade de São Bernardo dos Campos.


Empresa de Brasília implantará grama sintética do Estádio Othon Osório

Empresa sediada na cidade satélite do Gama, em Brasília (DF), venceu a licitação pública para execução dos serviços de implantação do gramado sintético do Estádio Municipal Othon Osório de Barros, em Cerro Corá.

O valor da contratação da empresa Universo Comércio e Construções e Ltda, é de R$ 885 mil. A empresa foi fundada em março de 2018 e atua na construção de instalações esportivas e recreativas.

O representante da Universo tem cinco dias úteis para assinar o termo do contrato, segundo informação da agente de contratação Ana Paula de Barros, em comunicado publicado no "Diário Oficial dos Municipios" desta terça-feira (16).


domingo, 14 de abril de 2024

Falece Alzira, filha do saudoso Paulo do Correio

Aos 77 anos, faleceu neste domingo (14), Maria Alzira da Silva.

Nascida em 29 de outubro de 1946, era filha mais velha do saudoso casal Paulo Damásio da Silva, o "Paulo do Correio" e dona Severina Luíza da Silva.  Deixa viúva Calmi e entre os irmãos Antônio da Silva, "Toinho da Caern", Miguel, Raimunda, Severina e José da Silva, residente no Assu, os falecidos Chico, Maria de Fátima, Paulo Filho, João. 

O sepultamento do corpo ocorre às 17 horas deste mesmo dia, no cemitério público de São João Batista. 

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Érica Galvão assume pasta do Turismo

O prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) tornou sem efeito a nomeação de Paulo Cosme dos Santos para acumular a pasta do Turismo e Cultura com o cargo de secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, nomeando para substituí-lo Erica Silva Galvão.

A nomeação de Érica Galvão contempla a cota politica do Partido Progressistas como integrante da base de apoio à gestão do prefeito "Novinho" desde as eleições municipais de 2020, sacramentada com a manutenção da chapa majoritária para as eleições deste ano, em que o vice-prefeito Emanoel Gomes busca a reeleição ao lado do chefe do Executivo.

Com a nomeação de Erica Galvão, o prefeito "Novinho" cumpre, ainda, acordo politico com o empreendedor João Marcelo Pereira, que chegou a ocupar o cargo de coordenador municipal de Turismo até antes da reforma administrativa aprovada na Câmara Municipal.


quarta-feira, 10 de abril de 2024

Paulo Miklos, ex-Titãs, é atração do Cactus Moto Fest em Currais Novos

Vocalista da banda Titãs, que fez sucesso nos anos 80 por ocasião do "boom" roqueiro nacional, o vocalista  Paulo Miklos é atração do 17º Cactus Moto Feste", a ocorrer entre 24 e 26 de maio em Currais Novos.

A apresentação de Paulo Miklos ocorrerá no dia 25. Segundo extrato de contrato publicado no "Diário Oficial dos Municípios e assinado pelo prefeito Odon Júnior (PT), o cachê do artista é de R$ 120 mil.


Paulo Cosme assume pastas da Agricultura e do Turismo

Em função da saída do ex-vereador Valderi Joaquim Borges, que assumiu a pasta desde o começo da atual gestão do prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) em janeiro de 2021, Paulo Cosme dos Santos passa a ser o titular da pasta da Agricultura e Meio Ambiente, acumulando o cargo com o de secretário municipal de Turismo.

Valderi Borges, o "Valdinho", é pré-candidato a vereador nas eleições municipais de 6 de outubro pelo partido Podemos, ao qual também se filiou o economista Luís Suetônio de Oliveira, que tentará pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Cerro Corá.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Valderi Borges deixa pasta da Agricultura para tentar volta à Câmara

O "Diário Oficial dos Municípios" desta sexta-feira (5) traz a dispensa do ex-vereador Valderi Joaquim Borges do cargo de secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, que acumulava com a pasta do Turismo.

A desincompatibilização de Borges, que pretende voltar à Câmara Municipal, cumpre determinação da lei eleitoral para que eventuais pré-candidatos a cargos eletivos, deixem os cargos públicos seis meses antes das eleições de 6 outubro de 2024.


quinta-feira, 4 de abril de 2024

Prefeitura vai levantar real dívida patronal da previdência social

A prefeitura de Cerro Corá fará auditoria para levantar a real dívida do município em relação aos repasses efetuados a título de contribuição patronal à previdência. Para tanto, o prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) contratou o escritório Ortus Assessoria e Consultoria Empresarial sediado em Olinda (PE), com valor de contrato por prestação de serviços jurídicos estipulado em 20% do crédito tributário efetivamente ressarcido aos cofres municipais.


quinta-feira, 28 de março de 2024

Enterro do corpo de Luiz Julião será em Assu

Luiz Julião (e) o sepultamento do
 primo Chico de Gelon, em Cerro Corá 

Luiz Julião numa de suas últimas idas a Cerro Corá, em dezembro de 2022, no sepultamento do primo Francisco Julião Cavalcante, filho dos saudosos Gelon e Adalgisa Cavalcante. 

Ao lado dele o primo filho do seu tio Altino Cavalcante, que dá nome ao Mercado Público, na travessa João Canário. centro da cidade.

A família já informou que o sepultamento do corpo de Luiz Julião ocorrerá na manhã desta Sexta-feira da Paixão (29), no cemitério de São João Batista, em Assu, onde estão enterrados seus pais, em Assu.

A família aguarda para a madrugada desta sexta, a chegada do filho Keiner Cavalcante, com a mulher e dois filhos, vindos de Manaus (AM).

falece Luiz Julião, o "Tio Lulu", irmão caçula de José Julião Neto

Luiz Julião entre a esposa Idivan e o pai José Julião Filho, na comemoração dos 50 anos de casamento dos pais, ao lado de outros familiares nos anos 70, em Assu.

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (28) em Assu, o cerrocoraense Luiz Julião Cavalcante, aos 76 anos. "Tio Lulu", como era mais conhecido pelos amigos, sobrinhos e parentes, residia naquela cidade da região de Mossoró e Vale do Açu desde meados dos anos 80.

Deixa viúva Idivan Barros Cavalcanti, que era filha mais velha do saudoso Nico Barros e dona Rodes, e três filhos, Kleudson, que é funcionário do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, o mais velho, depois Karytsa, servidora municipal em Assu e o caçula, engenheiro mecânico Keiner, que reside em Manaus (AM), onde trabalha numa empresa de serviços de taxi aéreo, além de seis netos.

Luiz Julião era o irmão caçula do falecido ex-vereador e ex-prefeito José Julião Neto, que dá nome ao ginásio de esportes de Cerro Corá. Era irmão de Maria Aldenora Cavalcante e Maria Hozani Cavalcante, que também residem no Assu.

"Tio Lulu" nasceu em 14 de fevereiro de 1948, no sítio São Boa Ventura, município de São Tomé, na região do Potengi, para onde os pais José Julião Filho e Ana Anacleta de Assunção tinham migrado nos anos 40, vindos de São Romão, atual FernandoPedroza. Passou a residir nos anos 50 em Cerro Corá, levados pelo irmão Zé Julião.

Aos 15 anos começou atuar na lide comercial, trabalhando na mercearia de João Bezerra Galvão até a metade dos anos 80, de onde saiu para montar uma padaria em Currais Novos. Na mesma época saiu para Assu, onde passou a gerenciar uma cerâmica de propriedade do falecido ex-prefeito do Assu, José Maria Medeiros, e já nos anos 90, aposentou-se pela previdência social como servidor municipal.

No começo dos anos 80, também chegou a presidir o Grêmio Presidente Kennedy (GPK), sendo sucedido pelo saudoso Bibi Guedes.

Luiz Julião sentiu-se mal, reclamando de dores no abdômen, já na terça-feira (26), foi internado na UPA do Assu na quarta, onde aguardava transferência para Mossoro, com suspeita de infarto. 

sexta-feira, 22 de março de 2024

"Novinho" cria comissão para acompanhar audiências sobre orçamento público

O prefeito Raimundo Marcelino Borges nomeou os membros de Comissão de Acompanhamento das Audiências Publicas sobre a coleta de sugestões para as leis orçamentárias de 2025 a serem realizadas em Cerro Corá: Jailmar da Silva Rodrigues, Cleidiano da Silva Borges, Miguel da Costa Neto e Ruy Félix de Brito. A primeira 

A primeira audiência ocorrerá na manhã desta segunda-feira (25), mas a Comissão vai definir o restante do calendário das audiências públicas regionalizadas, promover a divulgação e o chamamento da comunidade local, para que esteja presente no dia e hora marcados, para a respectiva audiência pública na sua comunidade ou na mais próxima localidade, entre outras atribuições.

O presidente da Comissão, Jailmar da S. Rodrigues encaminhará, ainda, ao Chefe do Executivo a  instrução do processo de escolha popular das prioridades a serem executadas para que sejam ratificadas pelo prefeito "Novinho", quando as consolidará nas minutas dos projetos de lei da LOA e LDO. 


quinta-feira, 21 de março de 2024

Audiência pública dia 25 inicia debate sobre elaboração da LDO

O Executivo municipal está convidando a comunidade cerrocoraense a participar da  primeira audiência pública para discussão de prioridades e ações governamentais básicas, visando a elaboração do projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, que servirá de base para formatação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.

A audiência pública ocorrerá a partir das 9 horas segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Cerro Corá, ocasião em que também vai ser deliberado o chamado orçamento participativo.

Pela legislação, o prefeito Raimundo Marcelino Borges deverá enviar o projeto da LDO à votação na Câmara ainda em abril, enquanto a sua aprovação pelos vereadores deverá ocorrer até o meio do ano. Da mesma forma o projeto de lei sobre o Orçamento Geral do Municípío (OGM), que deve chegar à Câmara em setembro e ser votado até dezembro.

"Sabores da Serra" tem incentivo do programa Câmara Cascudo

Gilson Matias (e) garante apoio a João Marcelo Pereira
a lançamento de  circuito gastronômico em Cerro Corá 

Com apoio de instituições privadas e públicas, o trade turístico da Serra de Santana lança, a partir das 17 desta quinta-feira (21), o 1° Circuito Gastronômico Sabores da Serra, evento que ocorrerá na primeira semana de maio, antecedendo o Festival de Inverno de Cerro Corá, que este ano completa, na primeira semana de agosto, vinte anos como principal atração turística da antiga Serra do Patrimônio.

O governo do Estado investiu R$ 116 mil no evento, que ocorrerá no Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste de Natal. 

Em contato com o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias, o empreendedor João Marcelo Pereira informou que por ocasião do lançamento do circuito gastronômico haverá a exposição de artes "Cores do Seridó", além de degustação da culinária seridoense com direito à produção de queijo de manteiga "ao vivo", músicas e outras apresentações culturais regionais. 

"É mais um evento de sucesso sucesso, que vem para valorizar as potencialidades turísticas da Serra de Santana", incentivou Matias, a respeito do circuito gastronômico q ocorrer nos dias 3 e 4 de maio. 

Além do apoio do Governo do Estado,  o 1° Circuito Gastronômico da Serra conta com apoios do Sebrae-RN, Geoparque Parque Seridó e patrocínio das empresas Agaé e Grupo Unimetais, via Programa Estadual Câmara Cascudo, gerido pela FJA. 

quarta-feira, 20 de março de 2024

Carlson Gomes tenta anulação de transferência de título eleitoral para Natal

Carlson Gomes é pré-candidato a prefeito de Currais Novos

Juiz da 3ª ZE indefere pedido para volta de domicílio eleitoral em Currais Novos

O juiz da 3ª Zona Eleitoral em Natal, Gustavo Nogueira Fernandes, indeferiu pedido liminar do advogado Carlson Gomes para anulação da transferência de seu domicílio eleitoral de Currais Novos para Natal, requerida pela oportunidade de assumir cargo em comissão na gestão do prefeito da capital, Álvaro Dias (Republicanos).

Nos autos, Carlson Gomes alegava que de fato a mudança do seu domicílio civil não ocorreu devido aos fortes vínculos políticos com a cidade de Currais Novos, o que motivou a requerer nova transferência de retorno ao seu domicílio eleitoral originário.

Em razão da previsão legal que estabelece o transcurso de um ano para realização da nova transferência, segundo os autos, Gomes o requerente almejava a anulação do ato de transferência realizada para Natal, e assim, se encontrar com seu título regular até 06 de abril de 2024, no seu domicílio eleitoral originário, em Currais Novos.

Carlson Gomes é pré-candidato a prefeito de Currais Novos e necessita estar com seu título regular no prazo de seis meses antes do pleito eleitoral de outubro deste ano.

Segundo os autos, Gomes requer a anulação de um ato jurídico “perfeito e acabado”, qual seja a transferência eleitoral para o município de Natal, com base no argumento de que o ato não "cumpriu sua função na época do requerimento administrativo", em face de haver recebido convite para ser dirigente partidário na zona eleitoral de origem, conforme documento juntado aos autos.

O juiz Gustavo Fernandes observou que o ato administrativo já produziu seus efeitos jurídicos desde a data do requerimento, em 30 de maio de 2023, “posto que não houve nenhuma impugnação ao requerimento apresentado, tanto é que se encontra regularmente inscrito como eleitor da 3ª Zona Eleitoral, para cancelar uma transferência eleitoral revestida de legalidade, ainda que a pedido do próprio eleitor, que ao ver do juízo eleitoral, compromete a higidez do cadastro eleitoral e a lisura da representação política”.

Quanto ao fundamento do pedido, que teve por base a manutenção dos laços políticos e sociais, havendo inclusive recebido convite para assumir o diretório do Partido Republicano em Currais Novos, apesar de legítimos, o juiz entendeu que não superam o óbice legal contida no art. 38, II da Resolução TSE nº 23659/2019: "A transferência só será admitida se satisfeitas as seguintes exigências: apresentação do requerimento perante a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente; transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da última transferência”.

Ao concluir sua decisão, o juiz Gustavo Fernandes disse que a  transferência de domicílio eleitoral é instituto previsto na norma, “porém há de ser observado o transcurso de um ano do domicílio eleitoral anterior para que se admita novo requerimento, o que efetivamente ainda não se operou no caso dos autos”, razão pela qual indeferiu a medida liminar.

terça-feira, 12 de março de 2024

Associação de Vaqueiros terá reconhecimento de utilidade pública

Proposta do deputado Gustavo Carvalho tramita na Assembleia 

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para reconhecer  como de utilidade pública a Associação dos Vaqueiros de Cedeo Corá (AVACC).

A proposta foi apresentada em plenário e publicada na edição desta quarta-feira (13) do "Diário Oficial" da Casa e passará por deliberação nas comissões antes de ir à votação em plenário. 

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) informou que a sua proposta contempla uma entidade fundada em maio de 2010 pela filiação de alguns praticantes da vaquejada que se uniram com intuito de divulgar, fomentar e promover ações de desenvolvimento do esporte da vaquejada no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, bem como de defender o direitos dos afiliados.

Gustavo Carvalho diz que AVCC carece de recursos para desenvolver
 ações pela cultura nordestina (foto - Eduardo Maia)

"Desde sua fundação a AVACC está sendo de extrema importância para o espote promovendo diversos eventos que buscam disseminar a vaquejada em âmbito estadual e até nacional", justificou Carvalho.

Segundo o deputado, essa atuação da Associação tem um alto custo, "e muitas vezes as contribuições pagas pelos associados não consegue arcar com os projeto e ações desenvolvidos, necessitando sempre de doações e de patrocínios externos para poder desenvolver suas atividades e promover o máximo de ações possíveis".

Porém, acrescentou o deputado, "a dificuldade é grande, e com o reconhecimento de utilidade pública estadual a Associação ficará apta a captar recursos públicos para continuar e ainda ampliar suas acões, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao desenvolvimento do esporte da cultura nordestina". 

"Toinho do Crediário" efetivado em cargo de primeiro escalão

Antonio Fernandes de Araújo Neto é efetivado como secretário municipal de Lazer e Desporto de Cerro Corá. A nomeação "Toinho do Crediário", como é conhecido na cidade, assinada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges, saiu no "Diário Oficial dos Municípios" desta terça-feira (12).

Aberta licitação para implantação de grama sintética no estádio Othon Osório

A Prefeitura de Cerro Corá  abriu licitação por intermédio da Secretaria Municipal de Lazer e Desportos para a execução dos serviços de implantação de grama sintética no Estádio Othon Osório de Barros. A concorrência eletrônica vai de 15 de março a 1º de abril, quando serão conhecidas as propostas das empresas concorrentes em sessão públicas. Informações pelo telefone 84 3488.2478 ou pelo endereço eletrônico  cplcerrocorarn@gmail.com.

segunda-feira, 11 de março de 2024

Cerro Corá sedia em maio primeiro Circuito Gastronômico da Serra

Lançamento ocorre dia 21 no Museu da Rampa em Natal 

Em parceria com a Prefeitura e outras instituições, públicas e privadas, e apoio de empresas será realizado nos dias 3 e 4 de maio o "1° Circuito Gastronômico Sabores da Serra" em Cerro Corá. 

A ideia é transformar o evento como atrativo turístico para o primeiro semestre, cobrindo uma lacuna que era do Festival de Inverno, e que em agosto completa 20 anos, depois do interregno motivado pela pandemia de coronavírus em 2020.

"Novinho" reúne equipe pra discutir organização de evento em maio 

O lançamento do "1° Circuito Sabores da Serra" ocorrerá a partir das 17 horas do dia 21, no Museu da Rampa, situado no bairro de Santos Reis, em Natal. 

O empreendedor João Marcelo Pereira informa que serão expedidos convites, em que as pessoas poderão confirmar presenças: "Haverá exposição de artes e cores do Seridó, degustação gastronômica, música e apresentação cultural".

Já o prefeito Raimundo Marcelino Borges reuniu sua equipe para começar a organização do evento, nesta segunda-feira (11): "Está nascendo uma criança, que vamos cuidar com muito zelo". 

Além do apoio Sebrae-RN, Geoparque Seridó e Governo do Estado por intermédio da Fundação José Augusto (FJA) com o "Programa Cultural Câmara Cascudo",  o Circuito Gastronômico tem patrocínio das empresas Agaé e Grupo Unimetais. 

A promoção do Circuito Gastronômico deverá contar com duas atrações artistas de nível nacional é da Associação de Empreendedores do Turismo (Asture) da região da Serra de Santana.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Atletas de Cerro Corá fazem intercâmbios em São Paulo

 

Equipe de Cerro Corá troca experiências em São Paulo 

Delegação de Atletismo de Cerro Corá viaja a São Paulo no começo da segunda quinzena de março para um intercâmbio no Centro Olímpico. O técnico Edilson Oliveira e os atletas João Arthur e Robson Jean saem dia 17 e até o dia 20 permanecem na capital paulista.

"Teremos atividades no Centro Olímpico na segunda, 18 e quarta 20,  com os técnicos Alexandre Morato e Rogério Novais nas áreas de salto com vara e velocidade, na terça,  18, o intercâmbio será com o professor Neílton Moura em Guarulhos, nas áreas de saltos altura e distância", informou Oliveira. 

Já no dia 21 os atletas seguem para Bragança Paulista, onde terão mais atividades com o professor Dino Cintra, na modalidade de barreiras. 

Nos duas 23 e 24 João Arthur e Robinho participarão da Copa Brasil de provas combinadas. O retorno será dia 25 de março. 

"A prefeitura Municipal de Cerro Corá está dando total apoio aos representantes de Cerro Corá", disse Oliveira.

domingo, 3 de março de 2024

Regiclécia Silva obtém segunda melhor marca do ano: 13,51 m


Regiclécia comemora
segunda marca do ano 
A atleta cerrocoraense Regiclecia Silva consegue em sua segunda competição de 2024, a melhor marca do ano no salto triplo: 13,51 metros. 

A informação chegou nesta tarde de domingo ao blog  CERRO CORÁ NEWS por intermédio do treinador Edilson Oliveira. "A mesma tinha competido no último domingo (25/2), no Centro Olímpico em São Paulo e obteve o salto de 12,92 m", disse. 

Segundo Oliveira, a atleta Regiclécia Silva também ocupa, agora, a segunda colocação do ranking adulto, perdendo apenas para Gabriele Sousa, do clube Pinheiros, com a marca de 13,71 metros. 

Oliveira explica que em dezembro de 2023, a atleta esteve de férias em Cerro Corá, passando com a família na Serra de Santana, depois de ter de ter feito um trabalho de base em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. 

"A expectativa dela desse ano é pegar a Seleção Brasileira adulta", completou Oliveira.

Abaixo, o vídeo do salto triplo de Regiclécia Silva, defendendo o ADC São Bernardo, no 2° Desafio CBAt/CPB, que ocorreu no Centro de Treinamento Paralítico, na capital paulista.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Projeto restaura áreas degradadas na bacia do rio Potengi

Karen Oliveira de Agecom/UFRN

Com a nascente no município potiguar de Cerro Corá, percorrendo 176 km, passando por 18 municípios e desaguando no Oceano Atlântico, após banhar a cidade do Natal, o Potengi é um dos principais rios do Rio Grande do Norte. Contudo, as áreas de nascentes da bacia hidrográfica do rio (BHRP) vêm sofrendo com a degradação causada por ações humanas como mineração e agropecuária. Para combater os danos nas margens do rio, foi criado na UFRN o Projeto Pesquisa para Desenvolvimento de Ações de Recuperação Ambiental de Áreas de Recarga da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi, ou Projeto Potengi.

O nome Potengi vem do Tupi e significa “água dos camarões”. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

A iniciativa surgiu em 2022 por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Híbrida (SNSH), a partir de um pedido do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O projeto é coordenado pelos professores Paulo Vieira Cunha e Carlos Wilmer Costa, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia (Decam/CT), e contando com participantes de diversos departamentos da UFRN. 

Para execução da ação, foram estabelecidas sete metas a serem cumpridas, que são: diagnóstico socioeconômico e ambiental; ação de educação ambiental; validação das áreas de recuperação definidas no diagnóstico; recuperação das áreas de recarga; monitoramento das ações de recuperação ambiental; e proposição de soluções de saneamento básico; e comunicação social.

A equipe do Projeto monitora áreas degradadas do rio no interior do RN. Foto: Projeto Potengi

Segundo Paulo Cunha, as primeiras metas foram realizadas no final de 2022 e ao longo de 2023. A princípio, a equipe, formada por servidores, pesquisadores e alunos, elaborou um relatório com diagnóstico acerca da situação socioeconômica e ambiental de cada município banhado pelo Potengi. Foram considerados aspectos como infraestrutura social, saneamento básico, clima e condição do solo e das águas superficiais e subterrâneas. A partir do processo, foram identificadas e validadas as áreas que mais necessitam de recuperação, localizadas em quatro municípios: Cerro Corá, São Tomé, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.

Além das ações diagnósticas, o projeto realizou oficinas de educação ambiental em diversos municípios para professores e secretários governamentais de Educação e de Meio Ambiente. Ações para melhorar o saneamento em áreas degradadas também foram feitas.

Extensão do rio Potengi no Rio Grande do Norte. Foto: Projeto Potengi

Para 2024, o plano é recuperar os 15 hectares mais degradados da bacia hidrográfica do rio Potengi, uma área equivalente a cerca de 15 campos de futebol. De acordo com Paulo, a restauração é importante para garantir a continuidade e o desenvolvimento das atividades econômicas da região. “As nascentes têm um importante papel ambiental, uma vez que fornecem água para os córregos e rios, sendo a preservação delas fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica”, afirma o professor.

Luciano Santos tira férias e passa Executivo ao vice

Aciole deve disputar
prefeitura em 2024

O vice-prefeito de Lagoa Nova, Iranildo Aciole, estará à frente do Executivo Municipal nos próximos dias durante as férias do prefeito Luciano Santos. O ato de transição do cargo ocorreu na manhã dessa sexta-feira (1º), na sede da Prefeitura Municipal.

O ato que oficializou a mudança foi realizado com a presença expressiva de vereadores, secretários e coordenadores da atual gestão. A troca no comando é temporária e é prevista na legislação municipal de Lagoa Nova.

 "É hora de recarregar as baterias para voltar ainda mais forte nesse último ano de gestão", disse Luciano Santos, que vem acumulando a chefia do Executivo com a presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

"A gestão continuará a trabalhar de forma regular, da forma que o cidadão de Lagoa Nova se acostumou a acompanhar durante o nosso período no executivo municipal", afirma Luciano Santos.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Sangria do açude Eloy de Souza inspira poesia de Raquel Brito

Professora Raquel Brito  escreveu poesia inspirada
  na alegria do povo por sangria do açude Elói de Souza
.

Entre as águas!

E o motivo da alegria

Qual é? 

É enxergar a grandeza 

Das maravilhas divinas

De um povo sonhador 

Que faz brotar a fé na natureza

E sente na beleza entre as nuvens

As bençãos do criador.


Derramada entre as águas

Fonte de vida !

Que deságua entre os rios 

E enche os mananciais 

Que traz fartura e riqueza

E nutre esperança ao nordestino

De acolhida e paz.


Que transcende na lembrança

De dias fartos,do cultivo da terra 

Do feijão verde,do milho e o jerimum

Do cochilo, e no sossego do balanço da rede 

Na certeza do amor, 

De se sentir herdeiro

De Deus, nosso senhor."

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

O contraste das cores da sangria do Eloy de Souza

O contraste das cores e a plateia na ponte sobre o sangradouro do açude Eloy de Souza conferem um momento único ao transbordo, depois de 13 anos anos,  das águas do primeiro reservatório à jusante do rio Potengi, nas quebradas da Serra de Santana, na noite de terça-feira (28), em Cerro Corá, na região do Seridó e a 190 quilômetros de Natal (foto - Roosevelt Cortez).

 

Pinga também amanhece com sangria


"Toinho da Caern" registrou as sangrias dos dois principais açudes de Cerro Corá ao amanhecer desta quarta-feira (28).

O reservatório do Eloy de Sousa começou a transbordar às 22 horas da terça-feira, enquanto o açude do Pinga, na estrada que liga  Cerro Corá a São Tomé começou a sangria às 5 horas.

Às 9h da manhã, segundo Toinho,a sangria do açude do Pinga,  estava com lâmina d'água de 23 centímetros.

Já o pluviômetro na estação de tratamento de água da Caern registrou volume de chuvas de 125 milímetros. 

Às águas do açude Pinga, agora, abastece o açude do DNOCS, que até o começo dos anos 80 era o único responsável por abastecer o município, que tem hoje 11 mil habitantes. 

Açude Eloy amanhece em sangria


Sangria do açude Eloy de Souza, situado na zona urbana de Cerro Corá e saída para o bairro Tancredo Neves, garante águas para agricultura de subsistência e ração para animais nos arredores da cidade pelo menos por uns dois anos.

Segundo "Toinho da Caern", a lâmina d'água no sangradouro do Eloy de Souza atingiu 68 centímetros. 

O açude urbano é uma das atrações turísticas da cidade, à margem esquerda situa-se uma pousada, um café "society" e casas de campo ou segunda morada, como é o caso do entalhado e artista Taciano Arruda Câmara, de tradicional família de Nova Cruz, na região do Agreste que fixou, praticamente, residência em Cerro Corá ao lado da mulher Rose Rodrigues.

Outra residência é da família do ex-vereador em Natal, jornalista Edivan Martins, vizinha à pousada Colina dos Flamboyants. 
 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Começa sangria do açude Eloy de Souza depois de 13 anos


Tão aguardada desde o inverno do ano passado, quando esteve perto do transbordo, o açude Eloy de Souza começou a sangrar por volta das 22 horas desta terça-feira (28).

O açude Eloy de Souza, construído em 1938, é o primeiro reservatório de água com cerca de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade,  a jorrar água das nascentes do rio Potengi, depois de receber águas de pequenos barreiros e "açudecos" no entorno da comunidade Várzea dos Félix. 

A última sangria do açude Eloy de Souza ocorreu em 23 de janeiro de 2011, portanto, há 13 anos, conforme post publicado, na época, pelo blog CERRO CORÁ NEWS, conforme flagrante do cinegrafista da TV Universitária, Rodivan de Oliveira Barros. 

Funcionário aposentado da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Antônio da Silva, o "Toinho", informou,  nas redes sociais, que em 2004, a segunda maior barragem a receber águas das nascentes do Potengi, o açude do Pinga, "estava totalmente seco", mas depois começou a chover em 11 de janeiro daquele ano, "já no dia 27, dia do meu aniversário", o Pinga sangrou. 

A sangria do Eloy de Souza tem uma importância estratégica muito grande, porque o açude Pinga, com capacidade volumétrica de 4 milhões de metros cúbicos, é responsável por abastecer Cerro Corá, que tem em torno de cinco mil habitantes na zona urbana e até parte da zona rural, com água potável. 

Segundo "Toinho da Caern", até a noite desta terça, faltavam 2.40 metros para a água chegar até o sangradouro do Pinga. 

Falece mãe de ex-vereadora Graça Santos

Dona Francisca tinha 81 anos 

Faleceu a mãe da ex-vereadora e publicitária Maria das Graças Santos, a qual já avisou, nas redes sociais que o corpo será velado a partir da tarde desta terça-feira (27), na rua Antônio Bezerra da Costa, 37. 

O sepultamento do corpo de dona Francisca Maria da Conceição, 81 anos, ocorrerá, na amanhã da quarta-feira (28), no cemitério São Joaquim, no bairro Tancredo Neves. 

Antes, às 7 horas, haverá uma celebração de corpo presente na Matriz de São João Batista.

Dona Francisca era viúva do agricultor  Otacilio Desidério dos Santos. 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Marcina Galvão é nome de escola em São José do Mipibu

Josemá Azevedo (camisa listrada) representou família Azevedo (foto - Assessoria de Comunicação da PMSJP)

A cerrocoraense Marcina Galvão foi homenageada em São José do Mipibu, na Grande Natal,  com a colocação de seu nome numa escola municipal na comunidade Pium (loteamento Cidade Bela), que atenderá, de início, 154 alunos da educação infantil e ensino fundamental.

A aposição da placa de inauguração e entrega da escola ocorreu na quinta-feira (22) pelo prefeito José Figueiredo, com presenças do vice-prefeito Joelmo Teles e  da vereadora Verônica Senra, que representou a Câmara Municipal. 

A família da saudosa Marcina Galvão, esposa do falecido agropecuarista José Azevedo, foi representada pelo engenheiro Josemá Azevedo, que já presidiu a Caern e foi secretário estadual de Recursos Hídricos.

Dona Marcina Galvão era filha do saudoso João Plácido de Lira, "Joca Paz" e Maria Galvão de Lira. Nascida em 1919, morreu em 19 de junho de 1979. 

Fonte - blog "O Alerta"

Filho de ex-vice de "Codô" assume coordenadoria de Meio Ambiente

Filho da ex-vice-prefeita Edna Lira na gestão do ex-prefeito Clidenor Pereira Filho, o "Codô", na segunda metade dos anos 90, Maykon Pereira de Lira, 37, é o novo coordenador municipal de Meio Ambiente de Cerro Corá, vinculada à Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, cujo titular é o ex-vereador Valderi Joaquim Borges.

A portaria de nomeação pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges foi publicada na edição desta sexta-feira (23) do "Diário Oficial dos Municípios".


domingo, 18 de fevereiro de 2024

Campeões da AESC participam de intercâmbio em São Paulo

Temporada aberta para treinos nos saltos com vara e em altura 

Edilson Oliveira (e) explica ciclo preparatório dos atletas da AESC

O técnico Edilson Oliveira visando adquirir mais conhecimento técnico em provas como salto com vara e salto em altura, infomou que irá participar de um intercâmbio na cidade de São Paulo entre os dias 17 e 21 de março. 

Oliveira disse que nesse período os campeões brasileiro de 2023 terão oportunidade de fazer treinamento tanto no Centro Olímpico com o professor Alexandre Morato como em outros locais a ser definido na programação com o mestre Neílton Moura e o atleta de salto em altura Thiago Moura. 

Em seguida os atletas de Cerro Corá  se deslocam para Bragança Paulista, onde irão competir na Copa Brasil de Provas Combinadas nos dias 23 e 24 de março. A volta a Cerro Corá será no di seguinte.

Para isso, segundo Oliveira, a prefeitura municipal de Cerro Corá "está dando total apoio para esse momento tão importante para o atletismo de nosso município".

Edilson Oliveira esclarece que a prova do salto com vara "é muito difícil de ser praticada, principalmente na região  Nordeste, e se quisermos evoluir temos que buscar alternativas em outros centros".

O técnico Cerrocoraense afirma e contar com o apoio do colega Alexandre Morato, do Centro Olímpico de São Paulo: "Será um momento de buscar conhecimento tanto para os garotos como pra minha carreira como treinador".

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Morreu ex-vereador cerrocoraense de Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Rio

Expedito Soares era irmão do ex-vereador Manoel Anselmo 


Faleceu no Estado do Rio de Janeiro, o cerrocoraense Expedito Soares da Silva, último irmão vivo da família Hipólito Dantas. Da família sobrevivem as irmãs Regina e Francisca, residentes em São Tomé, na região do Potengi e São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal (RMN).. 

Expedito Soares era irmão do falecido vereador Manoel Hipólito Dantas, mais conhecido em Cerro Corá como "Manoel Anselmo", e foi vereador dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio.

Expedito Soares, faleceu na noite de quarta-feira (14), aos 88 anos. Ele exerceu o cargo de vereador em Cabo Frio no período de 1973 a 1976 e em Arraial do Cabo a partir de 1986.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Morre Eslau, cunhado de Severino Seridó

Eslau nasceu no distrito de Recanto,  próximo de Lajes 

Morreu Eslau Augusto da Silva, aos 78 anos, irmão de "dona Mocinha", viúva do falecido Severino Seridó. Eslau residia na rua José Justiniano de Melo e gostava de uma boa prosa e era conhecido em Cerro Corá por cultivar uma espessa barba.

Eslau nasceu no distrido de Recanto em 12 de janeiro de 1946, era filho de Marciminiano Augusto da Silva e Maria do Carmo da Silva, que residiam no Sítio Santa Rosa.

Atualmente, residia com as irmãs Mocinha e Selma, outros irmãos são Maria José, Wilson, Alzanete (residentes em Lajes), Elita (residente em Brasilia) e Altiva. A irmã Glória já é falecida.

"Tio Wilson é um dos grandes criadores de bode da região", conta o sobrinho comerciante Ivan Pereira, filho de Severino Seridó, hoje residente em Lajes.

Eslau também era tio, entre outros sobrinhos, do bloqueiro djaildo.

Eram avós de Eslau - Augustinho Bilro da Silva e Maria Tomázia da Conceição (paternos) e Manoel Pedro da Silva e Maria Joaquina da Conceição (maternos).

Velório do corpo ocorre na rua Aureliano Galdino, 54, de onde sai para sepultamento às 9h, no cemitério público municipal de São João Batista, na rua Gracindo Deitado. 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Quem foi Salvo Gomes de Araújo

O soldado Salvo Gomes de Araújo nasceu em Caicó, a 16 de julho de 1923, mas os seus pais José Gomes do Nascimento e Zulmira Sinhorinha de Araújo nasceram e foram radicados até os últimos dias de vida em Cerro Corá, eram vizinhos de Tomaz Cândido e dona Idila, onde hoje ainda reside Marli Galvão.

Salvo Gomes era irmão do saudoso "Galego de Passarinho" e entre os irmão dona Iracema, esposa de Manoel Gomes Barbosa, o "Passarinho", ex-gerente de postos de combustíveis de José Walter Olimpio, pais de Celuquia Militão e Rui Gomes Barbosa, dentre outros irmãos e ainda a dona Ivona, esposa do falecido sargento da reserva do Exército, Quinca Canário, pai de Carlos Canário, entre outros irmãos e avô de Giácomo Canário.

Os filhos de José Gomes e dona Zulmira foram dez: Maria, Elisa, Salvo, Eurides, João, Bianor, Celso, Iracema, Ivonar e Edilson (Galego). Salvo permaneceu em Cerro Corá até o dia de prestar serviço militar, tendo ingressado em 10 de de junho de 1943, na Aeronáutica, no curso da 2ª Guerra Mundial. 

Salvo profissionalizou-se como mecânico e motorista na Base Aérea de Natal, onde ficou até 31 de agosto de 1945, quando foi considerado reservista de primeira categoria. Em Natal, conheceu a professora Letícia Romualdo de Melo com que casou em 11 de março de 1950, em cerimônia celebrada pelo monsenhor João da Mata Paiva, na Igreja de São Pedro, no bairro do Alecrim, em Natal.

Em virtude de ter exercido serviço militar no último conflito mundial, em zona classificada de guerra, Salvo foi certificado como ex-combatente, em 18 de fevereiro de 1976, sendo integrado à Associação dos Ex-combatentes, conforme certidão expedida pelo Comandante do Centro de Aplicações e Recompletamento de Equipagens do Ministério da Aeronáutica (Catre).

Após concluir o período obrigatório do serviço militar, Salvo Gomes continuou na função de motorista da Base Aérea de Natal, na qualidade de servidor público até o dia 04 de novembro de 1977, quando foi aposentado. Salvo transportava, diariamente, militares e servidores civis em ônibus chamados papa-filas, fazendo o percurso Parnamirim-Natal. 

Faleceu, aos 59 anos, no dia 29 de julho de 1982, em sua residência, vitimado por um enfarte. Se estivesse vivo, teria 11 netos e um bisneto e estaria com 100 anos.

Da união nasceram sete filhos: Saulo Romualdo de Araújo (médico, falecido), Sérvulo Romualdo de Araújo (suboficial da reserva da Aeronáutica ), Regina Lúcia Romualdo de Araújo (falecida aos 40 dias de nascida), Maria Antonia Romualdo de Araújo (defensora pública aposentada do Estado), Maria Gorette Romualdo de Araújo (servidora municipal de Natal) Francisco de Assis Romualdo de Araújo (funcionário da Unimed/NATAL), e Sávio José Romualdo de Araújo (médico), que adquiriu uma área à margem do açude Eloy de Souza para descanso com a familia.


Soldado Salvo Gomes denomina nova rua de Cerro Corá

O prefeito Raimundo Marcelino Borges sancionou lei aprovada na Câmara Municipal de Cerro Corá, de autoria do vereador Felipe Silva, que denomina de Soldado Salvo Gomes de Araújo, rua projetada localizada próxima das ruas Antônio Cipriano Dantas e Djalma Silvino da Silva. 

A nova rua fica por trás de uma área entre o ginásio de esportes José Julião Neto e Escola Sebastiana Noga, onde está sendo formado um novo núcleo residencial na cidade.

Distrito de Santa Tereza terá nova escola dentro de dois anos

O distrito de Santa Tereza, em Santana do Matos, dentro de dois anos, vai ganhar uma escola com seis salas de aulas, com quadra esportiva, é o que diz extrato de contrato assinada pela prefeita Maria Alice Silva no valor de R$ 2 milhões. A empresa Proengex Projetos e Execuções Ltda tem 19 meses para construir o novo estabelecimento escolar.


Valderi Borges passa a acumular pastas da Agricultura e do Turismo

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Joaquim Borges, passa a responder interinamente e cumulativamente o cargo de secretário municipal de Turismo e Cultura, com efeito retroativo a 2 de janeiro de 2024.

Chefe do Executivo em Cerro Corá, o prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB), o "Novinho", assinou a portaria na sexta-feira (9), mesmo em dia em que foi publicada a exoneração do ex-coordenador municipal de Turismo, João Marcelo Pereira, enquanto a portaria sobre a acumulação das duas pastas saiu no "Diário Oficial do Município" da segunda-feira (12).

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

João Marcelo Pereira deixa coordenadoria de Turismo em Cerro Corá

Pereira também entrega presidência do PP ao vice-prefeito Emanuel Gomes

O prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) assinou portaria de exoneração do empreendedor João Marcelo Pereira do cargo comissionado de coordenador de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

Além de passar a se dedicar mais aos negócios, como a administração da Pousada Colina dos Flamboyants, João M. Pereira também decidiu deixar a presidência do diretório municipal do Partido Progressista (PP), na qual será substituído pelo vice-prefeito Emanuel Gomes de Maria.

Pereira já avisou ao blog que não se desvinculará da política e continuará ajudando o partido, inclusive apoiando a pré-candidatura de Gomes à reeleição numa chapa a ser liderada pelo prefeito "Novinho", que é pré-candidato natural para o quarto mandato à frente da prefeitura de Cerro Corá.

Em substituição a João M. Pereira, o chefe do Executivo nomeou Érica da Silva Galvão, que é neta do falecido ex-prefeito José Walter Olímpio. 

A portaria de nomeação publicada na edição desta sexta-feira (9), no "Diário Oficial dos Municípios", tem efeito retroativo a 1º de fevereiro.



Esposa de "Dedé de Manoel de Cláudio" laureada no curso de Nutrição

 Formatura ocorreu no polo da Facisa (UFRN) de Santa Cruz, na região do Trairi

Vereador "Dedé" ao lado da nutricionista Cikldeni Rocha

A Esposa do vereador José Maria Gomes (PP) foi laureada como a melhor aluna do curso de Nutrição, da turma de 2023.2, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao polo da Faculdade das Ciências da Saúde (Facisa), em Santa Cruz, na região do Trairí, a 70 quilômetros de Cerro Corá.

a nova nutricionista cerrocoraense Cildeni Rocha recebeu a medalha de mérito acadêmico da UFRN, Professora e mãe de dois filhos é filha de Cosme e Josefa.

"Dedé de Manoel de Cláudio", como é mais conhecido em Cerro Corá, expressou seu orgulho e alegria, compartilhando a felicidade de testemunhar a realização desse importante marco na vida de Cildeni, que ao refletir sobre a jornada, destacou "as noites de estudo dedicadas, os desafios superados e a maturidade adquirida ao enfrentar os obstáculos". 

Mérito acadêmico

"Dedé" disse reconhecer que, além do conhecimento acadêmico, sua esposa também "absorveu valiosas lições de vida, tornando-se mais resiliente e determinada". Para o casal, os filhos foram uma inspiração constante e um sinal de um futuro promissor.

Já a formatura da turma de Nutrição ocorreu, na quinta-feira (8), no campi Instituto do Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Seridó incluído na rota do Rally RN 1500

Idealizador apresenta programa do rally a prefeitos das regiões do Trairí e Seridó

Kleber Tinoco (e) ao lado do presidente da AMSO-TRAIRI, Joaquim Medeiros 

Prefeitos que integram a Associação de Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) receberam, na tarde desta quinta-feira (8), o empresário Kleber Tinoco, idealizador do Rally RN 1500, que confirmou que o Seridó seguirá fazendo parte do itinerário da edição deste ano da competição.

O Rally RN 1500 vai acontecer entre os dias 15 e 20 de abril, passando pelo Seridó a partir do dia 18. Para a região, é mais uma oportunidade de movimentar a economia local com a presença de uma das principais disputas do segmento a nível nacional.

Participaram do encontro, que aconteceu na sede da AMSO-TR em Currais Novos, o presidente da entidade, o prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho, e os prefeitos de Acari (Fernando Bezerra), Carnaúba dos Dantas (Gilson Dantas), Ouro Branco (Samuel Souto), Santana do Seridó (Hudson Brito) e Lagoa Nova (Luciano Santos), além do vice-prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Rafael de Jorimar. Os municípios de Santa Cruz e Jardim do Seridó também enviaram representantes.

Desde 1994 que o Rally RN 1500 apresenta o Nordeste para o mundo, divulgando e consolidando destinos como São Miguel do Gostoso, Guamaré e Galinhos; o sertão e as serras do Seridó, Cabaceiras e o Cariri paraibano, o Vale do Assu, além de cidades importantes como Natal e Mossoro (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa, Campina Grande e Patos (PB).

Kleber Tinoco disse que é o segundo maior rally cross-country do país, realizado anualmente, percorrendo cenários, de serras, sertões de pedras, dunas e beira mar com mais de 1.000 km de trilhas:  "A qualidade técnica e a beleza do roteiro já foram notícias em todo o Brasil, na França, Portugal, Espanha, Argentina, Angola, Paraguai".