Entre os dias 25 e 26 de junho Currais Novos vai sediar o 1º Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa a fim de debater a integração, o desenvolvimento sustentável, turístico e a valorização do patrimônio geológico e cultural de 12 Geoparques Mundiais da Unesco, que são seis em Portugal e seis no Brasil.
As inscrições podem ser feitas na internet, que é aberta ao público, a partir do link https://bilheteriaserido.com/evento/forumgeoparques
“O fórum representa uma oportunidade única para fortalecer os laços entre os países participantes e promover práticas turísticas sustentáveis que beneficiam as comunidades locais e preservam nosso valioso patrimônio geológico”, afirma o diretor-presidente da Empresa Potiguar Turística (Emprotur), Raoni Fernandes.
O Rio Grande do Norte já conta com o reconhecimento do Seridó Geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como um território de relevância geológica internacional, que em abril de 2022 passou a integrar o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.
A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, possui 21 geossítios inventariados e ocupa territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Para a UNESCO, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
Georparques
do Brasil e Portugal
- Araripe
Geoparque, Ceará
- Seridó
Geoparque, Rio Grande do Norte
- Caminhos
dos Cânions do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
- Caçapava
Geoparque, Rio Grande do Sul
- Quarta
Colônia Geoparque, Rio Grande do Sul
- Geoparque
Uberaba, Minas Gerais
- Geopark
Naturtejo, Portugal
- Arouca
Geopark, Portugal
- Geoparque
Açores, Portugal
- Geopark
Terra de Cavaleiros Mundial, Portugal
- Estrela
Geopark, Portugal
- Geoparque
Oeste,