Patrimônio histórico, matriz de Sant'Ana tem 200 anos
A histórica igreja de Nossa Senhora de Sant'Ana, no município de Santana do Matos, passa por restauração em sua estrutura física com apoio da Fundação José Augusto. O prédio da igreja matriz tombado há 14 anos, não passava por serviço de pintura externa.
Reforma prepara igreja para festa religiosa em julho |
O diretor-geral da FJA, Gilson Matias, esteve em Santana do Matos na terça-feira (25) acompanhando o início das obras com engenheiros da empresa contratada e com o padre. Francisco Clodoaldo Leitão de Farias, pároco da igreja. “O Governo do Estado chega com uma obra de cunho religioso, além de outros benefícios que o governo traz ao município, como reforma de escolas e construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN)", disse.
Matias acrescentou que a matriz "é um exemplar do nosso patrimônio, e estamos falando da alma que expressa a religiosidade. E foi necessário a governadora Fátima Bezerra chegar para retirar da gaveta esses projetos”.
O padre Clodoaldo de Farias destacou que a pela sua beleza arquitetônica, matriz de Sant’Ana "é um patrimônio não apenas do município, mas de todo o Estado, é uma das igrejas mais antigas do nosso estado. São mais de 200 anos e foi a décima primeira paróquia criada no Rio Grande do Norte".
"Quando fomos à governadora Fátima Bezerra, nosso amigo vereador João Corcino (PT) entrou em contato comigo e perguntou se eu não gostaria de ir a este momento com a governadora, e de pronto aceitei”, relatou o padre.
O trabalho de restauro da fachada da igreja matriz, de acordo com os engenheiros, é meticuloso porque requer cuidados especiais em função da natureza do prédio, uma estrutura tombada. Os operários estão removendo partes deterioradas da alvenaria; e a a superfície da parede passa por uma avaliação das camadas de tintas ao longo de todos esses anos. Um dos objetivos é chegar à tonalidade de cor que, historicamente, seja mais fidedigna à história da matriz de Sant’Ana, desta vez com toda a preparação da superfície para garantir a vida útil dessa pintura.
“Não é uma pintura feita de qualquer forma. O serviço será realizado com tranquilidade para que possamos garantir a qualidade e durabilidade, com toda a preparação técnica necessária. Não será concluído em tempo para nossos festejos, mas o esforço é para que tenhamos ao menos o frontal da igreja já pronto. O importante é que nossa matriz já está sendo restaurada”, disse o pároco da matriz de Sant’Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário