segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Projeto na Assembleia torna patrimônio cultural e material capela do antigo Mulungu

Capela do atual povoado de São Sebastião, em Currais Novos, tem 115 anos.

Projeto do deputado Ubaldo Fernandes diz que capela
"é campo de fé e de reuniões do povoado São Sebastião"

Projeto de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB torna Patrimônio Cultural e Material do Rio Grande do Norte a Capela de São Sebastião do antigo Mulungu, em Currais Novos. A capela é datada de 1909 e o término de sua construção, no mesmo ano, foi celebrada  a sua primeira missa, sendo que em 1910 iniciou-se a festa em honra ao santo católico.

"Sendo assim, tradicionalmente por mais de 100 anos, a festa celebrada na mesma capela que deu origem ao povoado, é nós hoje e reconhecida como um grande patrimônio cultural, religioso, material e histórico", justifica o deputado.

O povoado de São Sebastião começou a ganhar corpo em 1906, localidade conhecida antigamente como Mulungu, cujo fundador do José Amaro de Oliveira, que juntamente com seus filhos e familiares junto a outras pessoas contribuíram para o crescimento da comunidade local. 

"Diversos doadores contribuíram para a construção da capela que se tornou um campo de fé, cultura e de reuniões dos moradores da localidade, tendo sua função religiosa como campo central", disse Fernandes.


Nenhum comentário: