Robinho e João Arthur, do Centrinho de Cerro Corá para o pódio do Brasileiro Sub-16 (Foto: Belarmino Débora/CBAt) |
Recife - Robson Jean da Silva Araújo, o Robinho, no salto com vara (3,75 m), e João Arthur da Silva Maranhão, no pentatlo (3.386 pontos), atletas da Associação Esportiva e Sociocultural Cerro Corá, do Rio Grande do Norte, foram destaques deste sábado (14/10) no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, em Recife (PE). Os atletas foram descobertos pelo Projeto de Atletismo Edilson de Oliveira – Saltando para Vencer, um dos 56 Centros de Formação, os Centrinhos, da Confederação Brasileira de Atletismo, núcleos de iniciação de atletas espalhados pelo Brasil. Cerro Cora é um centrinho selo prata e quer se transformar em selo ouro no próximo Chamamento Público da CBAt.
Robinho, de 14 anos, tem como melhor marca 3,90, mesmo não tendo colchão oficial para o salto com vara, situação que vai mudar. Cerro Corá venceu o edital da CBAt para a doação de um colchão oficial do salto com vara que chegou de caminhão ao Recife (juntamente com os equipamentos para o Brasileiro Sub-16) e já está seguindo para a cidade de Robinho. "Levaram hoje e estou muito contente. Minha meta agora passa a ser bater o recorde brasileiro sub-16, de 4,17 m", afirma Robinho, que foi escolhido pelo treinador Edilson de Oliveira para a prova por ser habilidoso e versátil - faz bem também saltos em altura e distância e provas de barreiras.
Chegou ao Centrinho de Cerro Corá para treinar há 3 anos e foi direcionado ao salto com vara depois de saltar 2,10 m num Campeonato Estadual, quando ainda treinava com vara de bambu e caia na areia. Mesmo com colchões improvisados - juntados e cobertos por uma lona - foi medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) em 2021 e 2022.
O potiguar João Arthur da Silva Maranhão é o recordista brasileiro sub-16 do pentatlo, com 3.531 pontos, resultado obtido em Natal (RN), no dia 24 de setembro - ainda lidera o ranking da categoria no salto em distância, com 6,76 m (0.2) e como integrante do revezamento 4x75 m. Nascido a 24 de março de 2008, na cidade de Currais Novos, ele foi eleito o melhor atleta masculino do Troféu Norte Nordeste Loterias Caixa Sub-16, por ter vencido o pentatlo e o salto em distância.
"Eu queria o meu PB (personal best), mas gostei da competição. É o meu primeiro título brasileiro. Mas eu penso em mais e mais conquistas e em ir para a seleção brasileira sub-18", comentou Joao Arthur que já fez dois decatlos na vida, no Norte Nordeste e no Brasileiro Sub-18 de Aracaju. "Estou preparado para o decatlo, mas claro que tenho tudo para melhorar."
O treinador Edilson de Oliveira comemorou o planejamento e o trabalho desenvolvido em Cerro Corá. "Nossa, essas medalhas são a certeza de dever cumprido, do trabalho, de que estamos no caminho certo. É não colocar a dificuldade como obstáculo e trabalhar", afirmou. Ressaltou que o trabalho do centrinho tem três anos.
No salto com vara, Pietro de Godoy Barbosa ficou com a medalha de prata (3,55 m) e Francisco Cunha Miquelassa com a de bronze (3,40 m) - ambos são de Itapira-SP.
No pentatlo, que reuniu 38 competidores de todo o Brasil, Victor Hugo Alves Souza (PM Nova Esperança-PR) conquistou a prata (3.175 pontos) e Brian Henrickie Theixeira da Luz (PMP-PR) o bronze (3.084 pontos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário