sexta-feira, 24 de junho de 2022

Superação de desafios e ampliação da formação em Turismo

 

Visita do projeto ao município de Lagoa Nova- Foto: Acervo do projeto 


 

Por Kayllani Lima Silva

No caminho para o desenvolvimento do turismo regional, o projeto de Inventariação Turística, marcado pelo êxito metodológico e articulação com as populações locais,   também enfrenta alguns desafios. Entre eles, o professor chama atenção para as preocupações que acompanham o cenário da pandemia e resultam na rígida adoção dos Protocolos de Biossegurança da UFRN. Além disso, é considerada a segurança sanitária de cada cidade a ser visitada, a fim de assegurar tanto a proteção da equipe quanto dos habitantes.

Mas, apesar das adversidades, o docente não deixa passar despercebido o papel da iniciativa no processo formativo dos estudantes de Turismo. Uma vez inseridos nas atividades, os alunos têm a oportunidade de articular teoria e prática, aprender sobre planejamento, diagnósticos e inventários. Na sequência, eles aplicam os conhecimentos na elaboração de inventários para as cidades selecionadas, que utilizarão os materiais produzidos para editais públicos, captação de recursos, fomento de políticas públicas e tomadas de decisão.

Dentro do grupo de alunos que já foram contemplados pelo projeto está Jorge Luiz da Silva de Assis. Cursando o 3º período de Turismo (Felcs/UFRN), o estudante conta que participar de um projeto com essa proporção tem sido fundamental ao alcance de experiências capazes de agregar não só a sua vida acadêmica, mas também profissional. “Como estudante e futuro atuante da área, entendo como é importante o gestor municipal conhecer as potencialidades do município e o inventário turístico é uma ação fundamental para que eles consigam, com base nos dados coletados, desenvolver e planejar o turismo de forma sustentável”, acrescenta.

Dois semestres à frente no curso, Matheus Alves também esteve presente nas visitas a Lagoa Nova e São João do Sabugi e destaca a importância do projeto para sua formação, em especial, na construção  de um olhar mais técnico e crítico em torno da atividade turística do Seridó. Para o estudante, após dois anos com as atividades presenciais paralisadas pela pandemia, voltar a campo é uma alegria imensa. “E essa satisfação acaba sendo maior ao saber que estamos realizando um trabalho técnico-científico de interesse público, que ocasionará o fortalecimento do planejamento da atividade turística no Seridó”, compartilha.

 

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