quarta-feira, 25 de maio de 2022

Geoparque Seridó movimenta Mina Brejuí com gincana geológica

Mateus Nacer, Agecom/UFRN

Para promover o desenvolvimento social e a manifestação de conhecimentos sobre os patrimônios geológicos, o Geoparque Seridó promove, nesta sexta-feira (27), a 1° Gincana Geológica, na Mina Brejuí, em Currais Novos, numa  parceria com a mineradora Tomaz Salustino, controladora da mina de xilita. Todas as 50 vagas disponibilizadas para a participação na gincana foram preenchidas. 

A gincana faz parte da comemoração do Dia do Geólogo, celebrado no dia 30 de maio. De acordo com Silas Costa, geocientista e coordenador de marketing do Geoparque Seridó, a Gincana Geológica também tem o objetivo de aproximar a comunidade às geociências. “Queremos atrair a atenção da comunidade estudantil, principalmente a que irá fazer a prova do Enem este ano, para as geociências. Queremos apresentar a eles esse novo horizonte e mostrar que existe uma área que estuda e protege a natureza, que explora ela com responsabilidade e sustentabilidade”, afirma. 

Além do papel prestado à história dos territórios e ao fomento socioeconômico das comunidades, o Geoparque observou a necessidade de trabalhar com os jovens da região seridoense. Para Silas Costa, essa é uma estratégia de disseminação do conhecimento a respeito das geociências entre esse público. “A gincana é uma proposta inicial de criação e fortalecimento de um grupo de jovens que trabalhe junto ao Geoparque. Nosso objetivo é oferecer a eles um primeiro contato com as geociências”, comenta.

Cada participante está responsável por levar 1 kg de alimento para confirmar sua inscrição. Toda a arrecadação será enviada para a comunidade de Brejuí, região carente que fica nas proximidades da mina. “Essa ação confirma o nosso comprometimento com a comunidade. Ali existem pessoas que vivem exclusivamente da mineração e isso só reforça a importância que o Geoparque Seridó tem para o desenvolvimento socioeconômico da região”, finaliza o coordenador Silas Costa.    

As atividades desenvolvidas pelo Geoparque Seridó, desde 2010, são resultado dos esforços da UFRN em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Ministério de Minas e Energia (MME), que lançaram o projeto O inventário do patrimônio geológico. Hoje, a Universidade administra a ação de extensão Geoparque Seridó, que reúne alunos de cursos como Geologia, Geografia e Turismo. Quanto à Mina Brejuí, é a principal mina de scheelita (CaWO4) da América do Sul e está localizada no entorno do município de Currais Novos, a cerca de 8 km do centro da cidade, sendo um exemplo do potencial mineral da região do Seridó potiguar.

Nenhum comentário: