segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Mudanças de bancadas provocam reviravolta na eleição da Câmara

A mudança na correlação de forças políticas na Câmara Municipal de Cerro Corá, onde o prefeito "Novinho" passou  ter maioria, com cinco vereadores, vai provocar reviravolta na eleição da mesa diretora da Casa, prevista para hoje. O Regimento Interno prevê que vereadores já inscritos na chapa, não poderão concorrer por outra chapa, caso desistam de disputar a eleição, casos dos vereadores João Alexandre e José Gomes, ambos filiados ao Partido Progressista.

O que se fala é que os dois vão desistir de concorrer, mas também se ausentarão do plenário para não dar quorum a eleição do vereador Aldo Maciel (PSD), que é candidato a presidente da mesa em substituição ao presidente atual, o vereador Rodolfo Guedes (Republicanos). 

Pelo Regimento, é necessário o comparecimento de 50% mais um dos nove membros da Câmara. Sem as presenças dos cinco vereadores da situação, a eleição da mesa fica prejudicada, sendo adiada, praticamente, para janeiro do próximo ano, após o fim do mandato de Rodolfo Guedes.

O comentário nos bastidores, é que o vereador Breno Bezerra (Republicanos), o mais votado (503) nas eleições do ano passado, teria se chateado porque não foi consultado para composição da chapa registrada na sexta-feira (10), inclusive, teria o apoio de Guedes para ser o seu sucessor a partir de janeiro de 2023, mas com a quebra de compromisso, juntou-se ao grupo político da situação.

Também se fala na cidade, que essa adesão de Bezerra já vinha sendo costurado desde o começo do ano, assim como da vereadora Claudicéia Simões, que já vinha votando favoravelmente a matérias de interesse do prefeito, além do fato, de que é prima dos irmãos Emanoel Gomes e José Gomes, vice-prefeito e vereaor.

Nenhum comentário: