quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Ações no Geoparque Seridó já alcançam uma década

Pinturas rupestres e áreas de povos originários compõem o patrimônio imaterial do parque (Foto: Cícero Oliveira)

Jefferson Bernardino – Agecom/UFRN

Todo o trabalho que envolve o Geoparque Aspirante Seridó vem sendo realizado desde meados de 2010, quando, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Ministério de Minas e Energia (MME), e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi promovida a primeira fase do projeto: o inventário do patrimônio geológico. Desde então, ficou a cargo da UFRN a realização de diversas outras ações. 

“A UFRN é uma condutora dessas ações e a gente aqui, do Departamento de Geologia, vem promovendo vários projetos de pesquisa e de extensão que possibilitam a ampliação desse conhecimento junto à população no território. No entanto, a gente não trabalha isolado. A gente tem parceiros institucionais como a UFRN não só aqui em Natal, mas nos campus de Currais novos, com o pessoal da área de turismo, e em Caicó, com os colegas da área de geografia”, ressalta Marcos. 

Entre as ações desenvolvidas, Marcos cita o Geoeducação no Geoparque Seridó em jogos, materiais e atividades lúdicas; Interiorização do Ensino e Divulgação das Geociências por meio do Geoturismo no Geoparque Seridó; Seminário Geoparque Seridó: conservação, educação e turismo; 2º Seminário Geoparque Seridó: Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo; Educação Patrimonial em Meio Natural em Municípios do Geoparque Seridó (Região Seridó, RN); e Roteiros do Seridó: Análise do Potencial Turístico do Seridó Potiguar.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a missão de reconhecimento é uma grande oportunidade para demonstrar a excelência e o protagonismo da UFRN em ações de preservação ambiental e do patrimônio potiguar, além do científico, como o Geoparque Seridó, destacando o seu potencial e contribuição para o Rio Grande do Norte. “A conquista almejada para o Geoparque Seridó representa um importante potencial de desenvolvimento socioeconômico para a região. Tal consequência coloca em prática a missão institucional da UFRN, parceira e condutora das ações desse relevante projeto”, declara o reitor. 

O Geoparque Aspirante Seridó também mantém parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) em Natal, Parelhas e Currais Novos; com professores e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e com o próprio CPRM. Essas instituições compõem o comitê científico, dirigido pelo professor Marcos Nascimento. “São projetos de extensão que promovem ações que dão notoriedade ao território seridoense e o enriquecem em termos de informações de cunho científico, com foco na popularização desse conhecimento para a comunidade”, completa.

Nenhum comentário: