quarta-feira, 30 de junho de 2021

Rodolfo Guedes é submetido a traqueostomia no 26º dia de internação

Com 26 dias de internação no Hospital do Coração em Natal, o presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, vereador Rodolfo Guedes (Republicanos), evoluiu no quadro respiratório, segundo o último boletim médico, mas teve de ser submetido a uma traqueostomia nesta quarta-feira (30). A irmã Luciana Guedes tem informado à família e aos conterrâneos nas redes sociais, diariamente, sobre o quadro de saúde do vereador, que é neto do falecido vice-prefeito José Rodrigues dos Santos, de quem herdou a “veia” política, depois que ele foi acometido de coronavirus.

Luciana Guedes informou que o irmão continua “seguindo com melhora nos resultados dos exames, ainda com sedação que será retirada de forma gradativa”. Já na segunda-feira (28), ela havia informado que o irmão permanecia entubado, tratando de uma pneumonia bacteriana e apresentava maior retenção de líquido em relação ao dia anterior, a segunda. 

"Os médicos e toda a equipe estão fazendo o seu melhor. Sejamos gratos e também vamos rezar por esses profissionais.  Tenhamos paz, busquemos paz. Neste momento é o que podemos fazer para termos forças para emanar vibrações positivas ao meu irmão. Tenhamos fé”, chegou a dizer.

A traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo, com o objetivo de dar ao paciente uma possibilidade para respirar..

Este procedimento é indicado quando há acúmulo de secreção traqueal, inativação da musculatura respiratória ou para promover uma via aérea estável em paciente com intubação traqueal prolongada. O método tem aumentado durante a pandemia da Covid-19, uma vez que, quem é acometido pela doença, pode ter complicações respiratórias.

Para que serve a traqueostomia

Especialistas explicam que a traqueostomia serve como uma alternativa segura para que a pessoa consiga respirar por algum meio, já que não há a possibilidade de fazê-lo pelas vias aéreas. Das indicações podemos citar:

-Permitir a ventilação mecânica

-Liberação de obstrução das vias aéreas

-Promover higiene brônquica

-Permitir a ventilação em paciente com disfunção na musculatura respiratória

Nenhum comentário: