terça-feira, 16 de junho de 2020

Legado do monsenhor Paulo Heroncio de Melo

Praça leva nome do religioso em Currais Novos 
Por Ismael Medeiros 

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, nasceu em Natal aos 3 de janeiro de 1901. Foi Vigário de Currais Novos durante 26 anos. Faleceu em 1° de setembro de 1963 e foi sepultado no dia seguinte aos pés do altar de Sant’ana, padroeira da nossa cidade. Ao falecer, completaria 62 anos de idade e 39 de ordenação sacerdotal.

Foram muitas as marcas que deixou em Currais Novos como o Colégio Nossa Senhora, Grupo de Escoteiros, Casa destina a atender pobres com refeitório e o ambulatório Padre João Maria (semente do atual Hospital Regional de Currais Novos). No início do ano de 1944, iniciou a construção do Instituto Jesus Menino (atual Educandário Jesus Menino, estabelecimento particular), Educandário de Nível Secundário. Em 1959, edificou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, nele instalando o Centro Social Nossa Senhora de Fátima, no bairro "Paizinho Maria". 

Foi a semente do desenvolvimento e crescimento do referido bairro. No ano de 1950, visitou Roma, juntamente com sua irmã Neném Herôncio, e assistiu à canonização de Santa Maria Goretti. Inspirado nos valores de vida desta santa, erigiu a Capela de Santa Maria Goretti, primeiro templo da América Latina dedicado a esta Virgem e mártir. No mesmo ano fundou a Escola-Creche de Santa Maria Goretti, com clubes de Mães e de jovens, em prédio anexo, que existe até hoje.

Nenhum comentário: