sexta-feira, 10 de abril de 2020

A importância econômica da estrada entre Cerro Corá e Santana do Matos

Por José Vanilson Julião


José Augusto de Medeiros 
Com rodovias estaduais e municipais asfaltadas hoje é uma comodidade o motorista trafegar entre os municípios de Cerro Corá e Santana dos Matos, mesmo se usando trajetos mais longos, porque o asfaltamento do trecho mais curto de 45 quilômetros, a partir de Bodó, ainda é um sonho  muito distante para quem trafega entre as duas cidades, que têm ligações históricas e afetivas entre parcelas dos moradores, a negócios ou até mesmo para visitas a amigos e parentes.


Entretanto, há 70 anos a dificuldade que imperava nas veredas de terra batida era maior que os dias atuais. Na virada de 1950/51 o sertanejo vivencia mais um período de seca. A estiagem faz o trabalhador rural procurar trabalho nas sedes municipais.

Ai é que entra em cena uma das personalidades política de então. O jornal diário “Tribuna do Norte” (11/5/1952) publica uma extensa nota com telegramas recebidos pelo ex-governador e deputado federal José Augustos Bezerra de Medeiros (Caicó, 22/9/1884 – 18/5/1971).

Dix-Sept Rosado Maia
São comunicados sobre os municípios de Jucurutu, Santana dos Matos e Augusto Severo, atual Campo Grande. Em Santana o parlamentar encontra 400 homens em busca de serviço. José Augusto mantém entendimento pessoal com o governador Dix-Sept Rosado Maia (Mossoró, 25/3/1911 – Aracaju, 12/7/1951).

Além disso, revela o apoio do Governo federal para o início da construção da estrada entre o distrito de Cerro Corá – ainda não emancipado de Currais Novos – e Santana, passando pelo então distrito do Bodó, neste município, que  tinha grande importância econômica para o Rio Grande do Norte à época pelo potencial xilitifero por causa da "Guerra Fria".

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