domingo, 22 de março de 2020

Célia Guimarães alerta para conscientização dos cerrocoraenses

Os dados precisam, ainda, de confirmação oficial das autoridades de saúde do Estado, mas já aparecem no Seridó diversos casos suspeitos de pacientes infectados de coronavirus. A secretária municipal de Saúde, Célia Guimarães, diz que em Cerro Corá não existem suspeitas, até o momento, mas ela afirma que a comunidade cerrocoraense está cercada, praticamente, vez que surgiram suspeições de pacientes acometidos de vírus em Florania, Jardim do Seridó, Jucurutu e Parelhas, além de Barcelona, na região do Potengi.

Célia Guimarães informa que a partir de amanhã a pasta veiculará, nas redes sociais, vídeos explicativos e informações à população sobre o que está acontecendo no município e esclarecimentos sobre formas de prevenção e atendimento nas unidades de saúde.

A secretária avisa que já amanhã se inicia a campanha de vacinação de idosos contra a gripe H1N1 e durante o atendimento profissionais de saúde vão orintá -los sobre a higienização, como lavagem de mãos e uso de máscaras.

Para ela, as pessoas também precisam se conscientizar sobre a crise de saúde que todo o país e todo o Rio Grande do Norte do norte está vivenciando. "A gente está vendo,  ainda, que a população não está tendo a dimensão da gravidade do problema", disse.

Célia Guimarães afirmou  que o problema "é grave e vai acontecer", porque  80% da população brasileira vai  ter o vírus Covid-19, mesmo que não apresentem sintomas da gripe, conforme noticiou o Ministério da Saúde.

"Pessoas jovens e crianças que não têm muitos problemas de saúde e não terão muitas consequências, mas como o vírus é transmitido rapidamente, o temor é que atinjam as  pessoas mais velhas", disse a titular da Saúde, que continuou: "A nossa angústia é essa maior é essa, ver que as pessoas não têm essa consciência, às vezes dizem não vem pra cá, mas está aí pertinho do município da gente".

Nenhum comentário: