segunda-feira, 29 de abril de 2019

Filho de "Zé Brasil" passará 12 dias fazendo palestras nos EUA e México


Ramusyo Brasil é professor no Instituto Federal do Maranhão
 Filho do contador curraisnovense José Brasil e da cerrocoraense Maria Aparecida de Almeida, o professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Marcus Ramusyo de Almeida Brasil, segue na primeira semana de maio (dias 3 e 4)  para proferir aula, a convite, na Universidade de Santa Clara, no Vale do Silício, Califórnia, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Ramusyo Brasil informa ao blog que o convite faz parte de acordo de cooperação para tradução do Kebra Nagast para o português, a bíblia da religião Rastafari, que versa sobre textos do Antigo Testamento sobre Rei Salomão e sua relação com a rainha de Sabbá, Makeba.

"Vou coordenar esse projeto de tradução e a publicação de texto canônico ao português", disse Ramusyo Brasil, que migrou para o Maranhão com a família, nos anos 80, depois de residir na infância e adolescência em Patos, no sertão da Paraíba. 

Ramusyo Brasil também informa ao blog que, na Universidade Santa Clara, falará, ainda, sobre os ritmos tradicionais brasileiros e suas aplicações na música contemporânea. Outra atividade, segundo ele, é uma oficina no Colegio de la Frontera Norte (COLEF), que é uma instituição pública de ensino do México, com sede em Tijuana, a ocorrer na sexta-feira e no sábado (3 e 4): "Lá darei uma oficina sobre "Metodologias de Pesquisa com Imagens nas Ciências Sociais", para um público de graduandos, mestrando e doutorandos. A atividade ocorrerá no Cine Tonalá, importante cinema e espaço gastronômico da cidade de Tijuana (MEX).

Neto de Mário Brasil e Maria Chá, que depois de residirem em Mossoró, voltaram a morar em Cerro Corá, Ramusyo Brasil diz que em Monterrey, que é importante centro financeiro do México, vai apresentar palestra no Congresso Internacional do Patrimônio Industria, atendendo convite do "Comité Académico Congreso Internacional sobre Patrimonio Industrial Retos y Prospectivas en las Américas", que em 14 de março aprovou o seu trabalho "Álbum Fotográfico da Fábrica Camboa (1939 – 1949): imagens da memoria industrial de São Luís".

Segundo filho de "Zé Brasil", Ramusyo é graduado em radialismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Comunicação pelo CEUMA, fez mestrado em  marketing pessoal na UNIP (SP), doutorado em marketing político na Universidade de São Paulo (USP). Depois disso fez três pós doutorados, na Argentina, Estados Unidos e Espanha. Ele voa nesta quarta-feira (1º de maio) para uma viagem de 12 dias na América do Norte.
"São coisas que deixam os pais, bastante orgulhosos", resume José Brasil, que repassou as informações ao blog Cerro Corá News.

2 comentários:

Cássia Medeiros disse...

As boas sementes geram bons frutos.

Cássia Medeiros disse...

Boas sementes geram bons frutos.