quinta-feira, 7 de junho de 2018

"Comenda Marcílio Canário" é outorgada a quadrilheiros em Natal

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Natal (CMN) outorga a "Comenda Marcílio Canário" a quadrilheiros de Natal na manhã desta quinta-feira (7). A medalha é uma homenagem a um natalense, mas com raiz em Cerro Corá, pois ele, falecido em 2009, era filho dos já falecidos cerrocoraenses João Canário de Brito e Olívia Ribeiro Canário. A comenda foi criada em 2016 após proposição da vereadora Eudiane Macedo. 

Quadrilheiros recebem "Comenda Marcílio Canário" na Câmara Municipal de Natal
Vereadora Eudiane Macedo (vestido quadriculado) propôs comenda na CMN e Radmily Silva (vestido azul) agradeceu em nome do tio Marcílio Canário de Brito, falecido em 2009
"Hoje, o movimento quadrilheiro tem uma porta-voz nesta Casa. E tenho muito orgulho disso. Desde o início do meu primeiro mandato tenho buscado ações que gerem melhorias para os grupos juninos da capital potiguar. Por exemplo, incluímos emenda no Plano Plurianual 2013-2017 destinando auxílio financeiro, criamos a Comenda Marcílio Canário (ícone dos festejos de São João) para valorizar todos que lutam pelo segmento e cuja sessão realizamos neste momento, encaminhamos projeto de lei que institui a inclusão de recursos para as quadrilhas da cidade na Lei Orçamentária Anual (LOA). Então, a batalha e a insistência continuam aqui e em todos os outros espaços por onde eu passar", defendeu a parlamentar.

Na primeira vez que a medalha foi outorgada, em junho do ano passado, a vereadora Eudiane Macedo dizia que "Marcílio Canário foi uma grande referência no movimento junino da nossa cidade e também do nosso estado. Foi pioneiro em diversos diferenciais  nas quadrilhas juninas, através de Marcílio foi criada a quadrilha estilizada, o teatro foi introduzido nas quadrilhas, além de danças diferenciadas".

Naquela ocasião, Radimily Silva,  lembrou que seu tio Marcílio Canário, foi fundador, em 1981, do Arraiá Barauê que marcou época com os trabalhos estilizados no estado. "Eu me sinto muito honrada de receber em nome do meu tio essa homenagem. Gostaria que ele estivesse aqui, mas como não é possível eu vou representá-lo com muita emoção", afirmara Radimily, que destacou o fato do tio ter sido "um revolucionário no movimento junino de Natal e do Rio Grande do Norte. O primeiro presidente a evoluir um tema, foi o primeiro a fazer com que uma quadrilha trocasse de figurino na quadra durante a apresentação, foi uma pessoa que dedicou sua vida aos trabalhos em prol da cultura junina do estado".

Nenhum comentário: