quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Raimundo Costa destaca liquidez do crédito rural no Rio Grande do Norte

Cerrocoraense Raimundo Costa (em pé) comemora renegociações de dívidas dos agricultores familiares
O secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, o cerrocoraense Raimundo Costa, comemora o fato de que o Rio Grande do  Norte é o estado do Nordeste de associações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) com dívidas regularizadas junto ao Banco do Nordeste. Desde janeiro deste ano, segundo o secretário, que os beneficiários do Programa de Crédito Fundiário estão sendo contemplados com a liquidação e renegociação de dívidas rurais, conforme lei sancionada em setembro do ano passado.

Raimundo Costa explica que o agricultor familiar que realizou operações até 31 de dezembro de 2011 está liquidando suas dívidas com até 95% de desconto, que é válido para agricultores que contrataram operações até 2003.

A Seara tem 320 contratos assinados de compra de imóvel rural pelo Crédito Fundiário entre os anos de 2003 e 2006, dos quais 207 associações e beneficiários já liquidaram as dívidas. A meta da Secretaria é chegar a 100% até 29 de dezembro de 2017, prazo de vigência da lei.

"Embora a lei beneficie outros agricultores que compraram imóveis rurais após 2006, a Seara optou por focar beneficiários de anos anterior a este em função do desconto ser maior", avisou o secretário Raimundo Costa, que continuou: "Com o advento da Lei 13.340, os beneficiários do Crédito Fundiário estão tendo uma grande oportunidade em liquidar ou renegociar suas dívidas, podendo, inclusive, fazer novos financiamentos para investirem em suas unidades produtivas familiares".

De acordo com a Seara, até agora foram liquidadas 305 operações do Crédito Fundiário, beneficiando agricultores que compraram a terra até 2011. Segundo o coordenador da Unidade Técnuica Estadual (URTE-RN), João Vicente Melo, responsável pelo Crédito Fundiário no Estado, a Seara tem intensificado as ações de campo, visitando o maior número de beneficiários, a fim de que todos sejam contemplados com a renegociação das dívidas rurais.

Nenhum comentário: