quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sucessão do prefeito "Novinho" é o assunto da moda nas rodas de calçadas

Candidaturas às eleições municipais deste ano é o principal assunto diário, nas rodas de amigos, calçadas e points de Cerro Corá, nesses dias que antecedem as convenções partidárias. Na avaliação de eleitores e de parte da comunidade cerrocoraense, políticos e cabos eleitorais, o quadro atual à sucessão do prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o "Novinho", é o seguinte: a ex-vereadora Ana Maria da Silva (PR) não abre mão de sair candidata, mais uma vez, à prefeita do município; a vereadora Graça Medeiros (PSD), que rompeu com o grupo da situação, só aceita, também, ser cabeça de chapa majoritária.

Pelo lado da oposição, o vereador Zeca Araújo (PSB) também trabalha para ser candidato a vice prefeito numa eventual chapa encabeçada por Graça Medeiros. Outra hipótese aventada é que saia candidato a vice-prefeito como companheiro de chapa do vice-prefeito João Batista de Melo Filho (PMDB). Outra possibilidade é a candidatura a prefeito pela oposição do empresário"Doca do Posto", do PTB, que também poderá ser o vice de Ana Maria da Silva ou de Graça Medeiros.

Os analistas também acham que não existe, hoje, alguém com liderança capaz de exercer uma articulação política na oposição para definir uma chapa com possibilidade de vitória eleitoral em 2 de outubro. A opinião é que Francisco José da Silva, o "Chiquinho do Sindicato" e o ex-secretário municipal de Educação, ex-vereador Adevaldo Oliveira, não possuem credibilidade junto a todos os pré-candidatos para definição de uma chapa com potencial de votos para enfrentar o candidato situacionista, que poderá ser João Batista de Melo Filho, caso ele não esteja inelegível, ou a irmã dele, a professora e ex-vereadora Fátima Melo, que deixou o secretariado do prefeito "Novinho" para ser uma alternativa pra composição da chapa majoritária situacionista. "É uma desconfiança generalizada", chegou a dizer um dirigente de partido oposicionista.

O que se comenta nos bastidores políticos de Cerro Corá, é que a vereadora Graça Medeiros, hoje no segundo mandato, corre contra o tempo, que Ana Maria da Silva tem para esperar a lentidão do processo implementado pelo marido, "Chiquinho do Sindicato".

Assim sendo, segundo fonte segura da política cerrocoraense, a vereadora Graça Medeiros, "necessita de uma definição rápida para ela definir se aceita ser vice de Ana Maria, tendo um acordo definindo ela como sucessora de Ana Maria ou diverge da decisão e se lança candidata à prefeita".

Por fora, corre o outro grupo de oposição formado Zeca Araújo, Doca do Posto, o vereador Erinho Albuquerque (PTB) e os ex-vereadores Clidenor Pereira de Araújo Filho, o "Codô" e seu primo, Rubens Pereira de Araújo Filho, o "Binha", que têm todo um entendimento diferente da formação da chapa Ana x Graça ou Graça x Ana.

Para esse dirigente partidário, "toda essa bagunça decorre da falta de uma liderança e da falta de um projeto político de oposição para ganhar as eleições", e, enquanto isso, o ex-prefeito João Batista de Melo Filho articula levar mais componentes do bloco de oposição para apoiá-lo. A primeira defecção foi João Maria Alexandre, a quem o prefeito "Novinho" teria prometido nomear uma indicação dele para ocupar o cargo de secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo em substituição ao técnico agrícola Francisco Canindé da Silva, o "Ponteiro".

6 comentários:

Anônimo disse...

Ou a oposição entende de uma vez que a chapa para ganhar essas eleições é das mulheres ou vão ficar há ver navio,Ana X Graça,Ana com sua densidade eleitoral e a vereadora Graça com o apoio político sem contar que Ana tbm tem apoio de seus deputados estadual e federal, nessa composição Ana sendo prefeita e Graca vice em 2020 seria a vez de graça chegar ao executivo.

Anônimo disse...

Quem tá bagunçando a oposição é Zeca. Passou duas horas semana passada conversando com novinho, doido pra ser o vice de João. Nunca foi um vereador de oposição como foi evilazio.fica cortando dos dois lados.

Anônimo disse...

Sinto que essã oposição está dividida,talvez por ciúme, egoismo ou interesse pessoais ou partidários, meu povo se unam der as mãos façam a corrente em defesa dos mais necessitados a oposição não precisa Se preocupar tem pessoas extremamente capazes de fazer muito pelo município, deixe se preocupar elês pois o povo já não querem o continuismo a oposição só precisa receber acolher as pessoas que estão saindo da situacao (lado do prefeito)e essas pessoas serem mais compreensivas pois essa oposição já tinha seus projetos que venham para oposição para somar,contribuir e agregar opiniões, sugestões que visam a vitória do povo.

Anônimo disse...


Quem mora em Cerro corá sabe, o povo não é doido.

Adevaldo e Graça ou Ana e Chiquinho são de totais incompetências vão destruir Cerro corá.
Se for para votar em Graça ou em Ana é melhor votar em Codô Novamente.

Anônimo disse...

Eu acho que a chapa para ganhar é a Professora Graça e Ana Maria.

Anônimo disse...

Pra ganhar mesmo tem que ser Dona Ana Maria e Dona Graça Oliveira. o restante é para se somar e se eleger a vereador. fora disso, é só remar contra a maré nessa cidade sem lei e sem político de moral, onde quem manda é a criminalidade e as drogas e a escuridão e a pobreza comendo no centro.