quinta-feira, 14 de abril de 2016

Currais Novos tem 138 focos de dengue, segundo leituristas da Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) identificou, por meio das equipes de leituristas que passaram, também, a auxiliar o poder público no combate ao mosquito transmissor da dengue, possíveis 2.639 nichos de proliferação do Aedes aegypti em 112 cidades do Rio Grande do Norte. A empresa informou, através de sua assessoria de imprensa, que as cidades que apresentaram o maior número de focos são Natal, com 441 registros, Caraúbas, com 416, Campo Grande, com 165, Currais Novos, com 138 e Areia Branca, com 126. O registro mostrou ainda que os municípios da mesorregião Oeste Potiguar concentram mais da metade dos focos do mosquito, conforme gráfico abaixo.

Em Natal, os bairros localizados na Zona Norte apresentaram o maior quantitativo de registros de imóveis receptivos à reprodução do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Nossa Senhora da Apresentação, alcançou o maior número, totalizando 74 possíveis criadouros. Em seguida aparece Felipe Camarão e Lagoa Azul, onde foram encontrados 39 possíveis casos em ambos, seguido dos bairros de Potengi, com 33 e Igapó, com 30.

Campanha - A Cosern realizou  a campanha entre os dias 01 a 30 de março, por meio da parceria celebrada com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). Os 385 leituristas da Cosern foram capacitados por agentes da Sesap nos dias 27 e 29 de fevereiro, em 12 cidades polo do Estado, para identificar instalações com perfil de foco e criadouros do mosquito. 

A partir das observações verificadas in loco em 1.344.356 imóveis visitados, os profissionais registraram um código específico no PDA (computador de bolso) para compor o relatório que foi enviado à Sesap. O relatório informa o endereço, a cidade e a localização georreferenciada, para que a Secretaria encaminhe seus agentes de combates a endemias ao local.
 

Nenhum comentário: