quarta-feira, 3 de junho de 2015

Samsung premia jovens de escola pública por criação de projeto inovador que combina acessibilidade e reciclagem

Alunos da 3ª série A do Ensino Médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Curraiss Novos foram homenageados pela Samsung por terem desenvolvido, em 2014,  o projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, com o qual se consagraram vencedores nacionais da primeira edição do concurso “Respostas para o Amanhã”, promovido pela empresa de produtos eletroeletônicos da Coreia do Sul, na Ásia.

O projeto é resultado do desafio proposto pelo Concurso que motivou jovens de todo o Brasil a responderem “como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade?”. Amparados nos conhecimentos adquiridos nas aulas de Física, Química, Biologia e Matemática, bem como em pesquisa de campo com a comunidade local, os alunos tiveram a ideia de reaproveitar os resíduos eletrônicos – diminuindo a quantidade de descarte desse tipo de lixo – para construir próteses e protótipos que possibilitariam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Os alunos desenvolveram três produtos tendo como motivação atender os alunos com necessidades especiais, que frequentam a própria escola Tristão de Barros. O primeiro é um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura. O outro é um conjunto também voltado para deficientes visuais, no qual uma bengala e uma pulseira, que ganhou o vibracall de um celular, detectam obstáculos e avisam o usuário por meio da vibração. Por fim, uma cadeira de rodas elétrica, possibilita que deficientes se movimentem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.

Por ser a prática educativa de maior destaque entre 364 projetos inscritos no concurso, o trabalho “Equilíbrio” rendeu para a Escola Estadual Tristão de Barros um prêmio especial – a implantação da infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa Samsung. O espaço totalmente renovado está sendo inaugurado na cerimônia de hoje com a presença dos alunos e de autoridade locais.

Segunda Elba Alves, diretora do colégio, a sala de aula interativa poderá ser usada por todos os alunos da instituição. “Estamos na sociedade da informação, em meio a novas tecnologias. Além disso, temos essa marca da inovação em nossa escola, instigamos nossos alunos, de forma permanente, para que eles tenham curiosidade e partam em busca de descobertas. Um laboratório com a estrutura da Samsung irá garantir ainda mais esse tipo de educação que queremos oferecer”, comemora.

O mentor do grupo vencedor foi o professor Ivanês Oliveira Alexandrino, que dá aulas de Física e desenvolve esse tipo de trabalho no “laboratório alternativo”, como Elba batiza a escola, pois não existe uma estrutura fixa para realização destas atividades. Os alunos coletam lixo eletrônico em diversos pontos da cidade e criam novos produtos aproveitando o que aprendem em sala de aula. A intenção é que eles montem e desmontem, aprendendo na prática como os eletrônicos funcionam.

Já o vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina, , declara Mario Laffitte, disse o seguinte: “Tivemos a grata surpresa de conhecer a Escola Estadual Tristão de Barros e seu excepcional trabalho. Eles mereceram vencer o concurso. Para nós da Samsung é uma alegria imensa entregar essa sala de aula interativa para uma escola que se destaca, e para educadores, que fazem a diferença e promovem a aplicação prática das teorias, além de estimularem o engajamento social dos jovens”.

Nenhum comentário: