quarta-feira, 10 de junho de 2015

MPEduc: audiência pública discutirá problemas da educação em Currais Novos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e o Ministério Público do Estado (MP/RN) promoverão, no próximo dia 22, uma audiência pública para debater os problemas da educação  de Currais Novos, a exemplo do que já ocorreu em Cerro Corá e Lagoa Nova. A audiência será a quinta do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte e está marcada para as 14 horas, no auditório do IFRN..


O evento servirá para apresentar à sociedade o projeto MPEduc e ouvir educadores e cidadãos em geral, a respeito da qualidade da educação pública oferecida em Currais Novos. Participam da audiência o procurador da República Bruno Lamenha e as promotoras de Justiça Mariana Barbalho e Iveluska Lemos.

A audiência foi motivada pelo fato de que o Ministério Público, federal e estadual, instaurou inquérito para apurar as causas do Ideb de Currais Novos, nos iniciais e finais ter ficado em 4,9 e 3,5 nas escolas municipais. 

Desde dezembro, professores, conselheiros escolares, diretores e gestores vêm participando do diagnóstico sobre as condições das escolas estaduais e municipais de Currais Novos. Esse trabalho será complementado por visitas dos representantes do Ministério Público às escolas locais e pela própria audiência pública.

Objetivos - O projeto MPEduc visa identificar alguns dos motivos do baixo índice da educação básica nos municípios e ainda acompanhar a execução das políticas na área da educação e a adequada destinação dos recursos públicos. Além disso, MPF e MP/RN verificarão a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação junto às escolas.

Após a etapa de diagnóstico, MPF e MP/RN irão elaborar recomendações aos gestores, indicando as ações necessárias à melhoria da qualidade do ensino nas cidades. Posteriormente, novas audiências públicas serão marcadas para apresentar os resultados obtidos. A população será informada se as medidas requeridas foram, de fato, adotadas e, em caso negativo, quais alternativas serão tomadas por promotores e procuradores.

Audiência Pública do MPEduc
Data: 22 de junho
Horário: 14h
Local: Auditório do IFRN / Campus Currais Novos
Endereço: Rua Manoel Lopes Filho, 773 – Valfredo Galvão



Nenhum comentário: