sexta-feira, 27 de março de 2015

Vera Pinto escreveu orelha do livro de Ednar Soares

"O viajante não é um turista. É alguém capaz de ver espaços e pessoas de uma forma íntima e inigualável. Na bagagem leva o passado, as referências e as subjetividades expressas em sentimentos e gostos", é o começo da orelha do livro "Oito semanas em redor do globo", da cerrocoraense Ednah Pereira Soares, aqui retratado pela amiga Vera Pinto.

Na orelha, Vera Pinto ainda diz o seguinte: "Ednah oferece, com a generosidade que lhe é peculiar, várias entradas a este livro. Os mais racionais, nele encontrarão um belo roteiro de viagem. O que já não é pouco. Os seres passionais e imaginativos, como a autora, descobrirão muito mais, porque este escrito é paixão transmutada em letras, é amor traduzido em espaço".

Para Vera Pinto, o importante no livro, "é que prosaicos e poéticos poderão desfrutar intensamente do itinerário, aprendendo que viajar é um belo ponto de partida para uma ação imprescindível ao engrandecimento de qualquer ser humano: a mudança".

"Como dizia Proust", prossegue a autora da orelha do livro, "viajar não é conhecer novos lugares, mas exercitar um novo olhar". Segundo ela, "Naná", como a autora da obra é tratada carinhosamente por amigos mais próximos e familiares, "o fez, e nós poderemos fazer esse mesmo exercício ao ler este livro".

Nenhum comentário: