quarta-feira, 4 de março de 2015

Idema concede licença para complexo eólico de Lajes, Caiçara e São Tomé

O Instituto Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema) acaba de expedir a licença de instalação do Complexo Eólico Facheiro, o maior parque eólico situado entre as regiões do Sertão Central e Potengi do Rio Grande do  Norte, e abrangendo áreas dos municípios de Lages, Caiçara do Rio do Vento e São Tomé. A licença do complexo do grupo Renova Energia passou por diversos setores do Idema, desde o setor de licenciamento até o núcleo de unidades de conservação, sendo amplamente discutido, promovendo uma integração dessas coordenadorias com o objetivo de garantir maior competência a esse importante trabalho.

De acordo com o Idema, antes da concessão da licença, ocorreram duas audiências públicas com grande participação da população dos municípios atingidos diretamente pelo empreendimento onde foram apresentados a estrutura do projeto, montagem dos aerogeradores, política de resíduos sólidos, geração de empregos entre várias outras discussões de interesse da população da região.

Segundo o Idema, no Complexo Eólico Facheiro serão implantados 23 parques, sendo 18 em Lajes com 143 aerogeradores; quatro em Caiçara do Rio do Vento com 25 aerogeradores e um em São Tomé, com três aerogeradores. Serão realizadas melhorias nas estradas que já existem na região, bem como a construção de novos acessos, para dar suporte aos canteiros de obras. Estima-se que no auge das obras, sejam gerados até dois mil empregos para as regiões que receberão o Complexo Facheiro.

Para o diretor geral do Idema, Rondilnelle Oliveira, “esse projeto é de extrema importância para o Rio Grande do Norte e a implantação do complexo é aguardada pela população da região. Nós do Idema, trabalhamos em conjunto para estudar o projeto, avaliar, promover audiências e emitir a licença logo que possível”.

O Rio Grande do Norte é um dos principais Estados brasileiros em potencial de geração de energia dos ventos. O nome do complexo eólico foi dado por causa da vegetação de facheiros que é muito comum na região.

Nenhum comentário: