quarta-feira, 25 de março de 2015

Açude Pinga toma 70 centímetros de água

A informação é da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e consta na linha do tempo da extensionista aposentada da Emater, Ivonise Dantas no Facebook, de que o  açude do Pinga, situado na rodovia estadual que liga Cerro Corá a São Tomé, já tomo 70 centímetros de água com as chuvas que vem caindo no município desde o começo da semana. 

"De chuva em chuva vamos recuperando aos poucos o manancial hídrico do município", disse Ivonise Dantas na sua página do Facebook. "Como parâmetro vale lembrar que para o mesmo sangrar precisa-se de uns dez metros ainda", finalizou ela, que se diz otimista em relação a isso: "Se Deus quiser vamos ter a alegria de compartilhar imagens lindas pra vocês. — se sentindo confiante".

O açude do Pinga foi construído em meados dos anos 80 pelo Exército e abastece a cidade de água potável. Em virtude da estiagem, o reservatório havia secado em fevereiro, praticamente, enquanto havia a possibilidade da cidade ser abastecida com água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, do Vale do Açu, que já manda água para a Serra de Santana e  comunidade de Ipueiras.

Em virtude do colapso de água, a Caern já havia informado ao governo que teria-se a necessidade de fazer o abastecimento hídrico da zona urbana com 18 caminhões pipas por dia, a um custo mensal de R$ 189 mil. Também havia a previsão de instalação de cinco poços no município ao custo de R$ 771,5 mil.

Nenhum comentário: