segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quadro estável de Cicero Zebra e Marlon, que sofrem acidentes no Tupã

Embora Marlon Zebra tenha sido removido para Natal pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Currais Novos, a situação do paciente que sofreu um acidente com o  Uno Mille que dirigia e capotou por volta das 7h30 desta segunda (2) na estrada de Tupã, o estado dele é estável. Sofreu uma lesão num tendão e no joelho, que precisa de tratamento na capital e que não é disponivel em Currais Novos, Quanto ao pai, Cicero Zebra, sofreu uma fratura num braço e e será reavaliado por um ortopedista nessa cidade da região do Seridó.

Como secretária municipal de Sítio Novo, a enfermeira cerrocoraense Regina Célia Guimarães, que é amiga da família "Zebra", está se deslocando para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para dar apoio a Marlon.

domingo, 29 de setembro de 2013

"Titico Félix" anuncia filiação ao PT em Londrina, no estado do Paraná

"Titico Félix" (e)  ao lado do irmão "Gegê Félix" em show na noite Londrina
Cerrocoraense radicado em Londrina (PR) desde os anos 70, o músico e corretor imobiliário Francisco das Chagas Félix, conhecido como "Titico de Chico Félix", mas que adotou o pseudônimo artístico de "Chico Potiguar", acaba de declarar na rede social Facebook, que está se filiando ao Partido dos Trabalhadores (PT), depois de muitos anos sem ser filiado a nenhuma agremiação política e nunca ter disputado cargo eletivo em toda sua vida profissional.
Vejam o que ele escreveu em sua fanpage: "Estou sendo achacado por alguns ´´amigos´´, e pessoas que me conhecem há muitos anos, por defender o PT e o governo Dilma. Não tenho rabo preso com ninguém. Tenho compromisso com ideais que vem de encontro aos meus princípios, valores e pensamento. Nunca fui filiado em partido político. Porém, com o PT no governo passei a acreditar, constatar e ter certeza de que o Brasil foi transformado, tornou-se uma grande nação, mudou a vida de milhões de brasileiros, especialmente dos pobres e excluídos, que está no caminho certo, tem governo e direção. E é com muito orgulho que estou me filiando ao PT".

"Há 40 anos eu vi Garrincha no Seridó"

José Vanilson Julião
Jornalista freelancer

Setembro está terminando. Mas há 40 anos, numa tarde de domingo de sol, dia 2, fui uma testemunha ocular da história, parafraseando o slogan do famoso "Repórter Esso" da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, nas décadas de 40 e 50.
Um anos antes, ele já havia encerrado a carreira profissional numa despedida no principal palco, o Maracanã, vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Mas, nessa data acalentei um sonho de infância, de assistir  Manoel Francisco dos Santos, o “Garrincha”, atuou um tempo pela seleção da Liga Amadora de Currais Novos, Região do Seridó, a LAC. O adversário: Centenário de Parelhas. Resultado: 2 a 1 para o selecionado local.
Os gols foram marcados pelo atacante Nabor, o “Diabo Loiro”, primo do basquetebolista Oscar Schmidt, Canteiro descontou para o time azul e branco da vizinha cidade. No intervalo ele deu lugar ao titular Fernando.
Na única arquibancada, do lado da sombra, do Estádio Coronel José Bezerra, estive ao lado do meu papai, José Julião Neto, e do mano, Valdir. Anos depois, no começo dos anos 2000, conversei com outro torcedor sobre a partida, o delegado parelhense Matias Laurentino dos Santos Filho.
Em Currais Novos, “Garrincha” ficou hospedado no Hotel Tungstenio (Centro), fundado pelo desembargador Tomaz Salustino de Araújo. Chegara pela manhã. Havia participado de evento semelhante na cidade paraibana de Patos.
O time amarelo e azul de Currais Novos formou com Castilho, Lucemario, Ivo, Imagem, França, Cia, Geraldinho, Oliveira, Garrincha (Fernando), Nabor e Dota.
O Centenário: Doda, Moacir, Mima, Barrá, Cofinha, Vando, Canteiro, Dué, Evilásio e Weber.
Esta foi a terceira vinda de Garrincha ao Rio Grande do Norte. Em fevereiro, dias 4 e 9, em 1968 e 1969, respectivamente, esteve em Natal. 
Primeiro na derrota do Alecrim para o Sport Recife (0 a 1), com gol de Duda, alagoano que depois atuou pelo Vitoria de Setúbal (Portugal), Sevilha (Espanha) e Futebol Clube do Porto (Portugal).
Depois na vitória do Flamengo sobre o ABC: 1 a 2. Um gol de Garrincha, um de Dionísio, de contando Beto para o alvinegro da capital potiguar. As duas partidas aconteceram no antigo Estadio Juvenal Lamartine, da avenida Hermes da Fonseca, no irol.

Radialista Gerson Luiz lança filho no meio artístico: segundo show em Cerro Corá

Com passagem por diversas emissoras da região Nordeste e principalmente em Natal, o radialista Gerson Luiz reside, hoje, em Lagoa Nova, na chã da Serra de Santana. Além de editar a revista "Seridó S/A", que chegou a sua 21ª edição agora, em setembro, o radialista natalense está lançando o seu filho - Gabriel Flávio -, no meio artístico.

O primeiro show de Gabriel Flávio, que é sobrinho da jornalista Célia Freire, da assessoria de imprensa do Sebrae em Natal, e mistura forró e o estilo sertanejo para criar o "forronejo", ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Currais Novos. O segundo show do novo artista potiguar está programado para as 20 horas deste sábado (5), na Pousada Colina dos Flamboyantes, em Cerro Corá, numa parceria com o empresário e empreendedor do  turismo regional João Marcelo Pereira.

Na ocasião, Gerson Luiz também vai homenagear, na "Festa Vip", pessoas de destaque na sociedade cerrocoraense, inclusive lojistas e comerciantes, como Aldenice (Aldenice Cabelos), Fátima Melo (Educação), João Alfredo Galvão (Padaria Cerrocoraense), Márcia (Márcia Tur), o vereador Zeca Araújo (Zaja Confecções), Marconio Galvão (Rede Fácil Construir), Teógenes Cortez (Farmácia Santa Luzia), advogado Eliedson William da Silva, Gracinha Andrade (Ótica Gracinha), Miguel e Felipe (SempreBella)  e ainda Kelly Alice (Bodega da Moda).

sábado, 28 de setembro de 2013

Formatura da Faculdade de Farmácia 2013

Formatura no "La Mouette", em Natal, Faculdade de Farmácia (UFRN), em 16 de agosto: "as três mosqueteiras" - Ana Vanessa Julião, Renata Gibson e Illana Gurgel.

Padrão "canarinho" da Seleção Brasileira fazia escola entre a garotada cerrocoraense

O padrão do "terno canarinho" da Seleção Brasileira sempre fez escola entre a garotada de Cerro Corá, como no caso deste foto histórica ai, acredito que ainda em meados dos anos 70. O treinador agachado, na ponta à direita, é José Hipólito Dantas, que reside desde os anos 80 em Currais Novos, onde é funcionário público estadual na área de saúde e é filho de dona Iria e Manoel Anselmo.

E Gingim Canário escalou o time, no qual ele é o terceiro da esquerda para a direita: Em pé da esquerda para direita: Nô irmão de Pelé que era sanfoneiro, Chico, Gingim, Ciço Bufa, irmão de Chico Xixi, coveiro aposentado, Nenê Canário filho de Chico Canário, da Antonio da Lua, irmão de Bala filho do saudoso Tonheca e Quincas filho da ex diretora do Pedro II. D. Espinola Teixeira. Agachados: Nêgo filho de Neneco, Toinho (pepino) irmão de Quincas, Ponteiro, Marquinho de Valdemar, e Zé Coutinho. 



Licélia Soares nos jardins da casa da família em Cerro Corá

Filha mais velha dos saudosos Chico Soares e dona Luiza, ai temos Licélia Soares, nos jardins da casa da família, na rua Monsenhor Paulo  Herôncio de Melo, centro de Cerro  Corá. Um flagrante ai para deleite do seu filho, o farmacêutico Marcos Valério de Paiva, que hoje atua no município como prestador de serviço contratado da prefeitura. Licélia hoje reside na comunidade do Pium, em Parnamirim.

Diplomação em Cerro Corá: anos 50 ou 60

As moças dos anos 50/60 recebendo um diploma em Cerro Corá. Ao centro, a saudosa Josefa Canário. 
O conterrâneo João Vilmar de Azevedo deu uma ajuda no Facebook, identificando, por exemplo, Marli Galvão, a quarta na fila em pé, da esquerda para a direita. Passando uma, ele confirmou Wanda de Maria Balbino e Pepeta, esposa de Marconio Galvão e irmã de dona Euza, víuva de Manoel Leandro. Já a primeira sentada, é Nilda Guimarães e ao lado direito de Josefa Canário, dona Lindalva Canário, que é irmã de Neném, casada com Valdemar Ferreira de Lira.

Colaboração de João Vilmar de Azevedo e Marli Galvão, estão identificadas, exceto a primeira que está em pé no lado esquerdo da foto, as moças de Cerro Corá que foram diplomadas no curso de corte e costura com a professora Josefa Canário, de saudosa memória. O grande detalhe, é que Azevedo também menciona os pais delas, pessoas que já deram a sua contribuição para a nossa cidade:

As demais são, pela ordem, de pé: Odete Brito (filha de Chico de Brito e d. Maria), Irene Félix (filha de Joaquim Félix), Marli Galvão (filha de Tomaz Cândido e Idila), Socorro Melo (filha de Batista), Vanda (filha de Zé Preto e Maria Balbina), Pepêta (casada com Marcônio), Luzia Brilhante (irmã de Vanda de Ednor Melo) e Zilda Tavares (viúva de Chico Gordo) . Sentadas, a partir da esquerda: Iranilde Guimarães (filha de Joaquim Guimarães e Maria Luzia), Lourdes Palhares (viúva de Paulo Canário), Natércia Moreira (a mãe dela teve um hotel em C. Corá), Josefa Canário (professora), Lindalva Trindade (filha de Pedro Trindade), Ivanira Félix (filha de Benedito Cassimiro) e Francinete Brito (irmã de Odete Brito). Assim ficou apenas uma sem identificação.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ednor Pedro de Melo,"Ginga": 89 anos

O blog dá os parabéns hoje para Ednor Pedro de Melo, o nosso "Ginga", que acabou de completar 89 anos  nesta quinta-feira (27) e, como ele mesmo gosta de dizer: "É duro na queda". Aqui, no flagrante dele como folião nos anos 60, ao lado de dona Wanda Alves de Melo e Idivan Barros Julião, que é casada com Luiz Julião e reside, atualmente, em Assu.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Casamento de Ezequias e Maria de Sebastião Canário

Casamento de Maria, filha de Sebastião Canário, que foi durante os anos 60 e 70 o único exibidor de filmes na Cidade de Cerro Corá. O noivo é Ezequias, que hoje é empresário em Natal. Ezequias chegou em Cerro Corá no começo de 1971, como eletricista da então estatal Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (Cosern), e chegou a estudar no ginásio comercial Pedro II.  As bênçãos do padre Ausônio Araújo, que por muitos anos atuou na Paróquia de São João Batista, oriundo de Currais Novos, sua terra.

Mais uma rainha do Carnaval do GPK

Maria de Fátima Bezerra da Costas, filha de Lourival Bezerra da Costa e dona Lilia. Do acervo de dona Lourdes Canário, o flagrante de "Boneca", como ela é, ainda hoje, chamada pelos irmãos e amigos cerrocoraenses, eleita rainha do Carnaval nos salões do Grêmio Presidente Kennedy (GPK), clube fundado em 1968 e extinto nos anos 80.  A foto ai, certamente é de Jomar Juvito, filho do saudoso Chico Guimarães, que foi, por muito tempo, fotógrafo dos eventos sociais de Cerro Corá, e hoje reside na vizinha cidade de Currais Novos.

domingo, 22 de setembro de 2013

Currais Novos recebe seminário sobre província de ouro e xilita do Seridó

O geólogo cerrocoraense Francisco Valdir Silveira volta à sua terra, a região do Seridó, como um dos membros da comissão organizadora e chefe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) promovem nos dias 26 e 27 de setembro o 1º Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras (SPMB). 

O evento acontece na cidade de Currais Novos (RN) e tem como objetivo principal discutir o estado da arte do conhecimento científico e exploratório de algumas províncias selecionadas entre diversos atores, que incluem empresas, universidades e governos, de forma a incentivar estudos específicos e sugerir ações governamentais para fomentar o avanço do conhecimento, desenvolvimento econômico e social das regiões as quais se inserem.

A abordagem do seminário versa sobre a Província de W-Au Seridó (xilitífera e aurifera) que se destaca por apresentar uma ampla diversidade de recursos minerais, entre os quais se destacam: depósitos de W e Au tipo skarn; depósitos Ta, Nb e gemas a associados a pegmatitos; e depósitos auríferos associados a veios de quartzo.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, participará da abertura do evento. Fazem parte da comissão organizadora Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM) da CPRM, Maria da Guia Lima, chefe do Núcleo de Apoio de Natal (Nana), Vladimir Cruz de Medeiros, coordenador executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), e a pesquisadora em Geociências, Lys Matos Cunha.

As inscrições para o 1º Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras serão efetuadas no local do evento, ou através dos e-mails: maria.lima@cprm.gov.br e lys.cunha@cprm.gov.br. Inscrições gratuitas e limitadas.

PHS lista "Codô" como possível candidato a deputado estadual

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) está realizando neste domingo (22), na Câmara Municipal de Parnamirim, a sua quarta plenária de discussão sobre as eleições de 2014.  O presidente da Executiva Estadual do partido, Leandro Carlos Prudêncio, fala que já existe uma lista preliminar de candidatos a deputado estadual e a deputado federal pelo Rio Grande do Norte. Para a Câmara Federal, existem 11 nomes, entre os quais dois empresários nas cidade de Assu e Mossoró, dois estudantes universitários, um enfermeiro, um cantor e um presidente de sindicato. O ex-vereador e ex-prefeito de Cerro Corá, Clidenor Pereira de Araújo Filho, o "Codô", é cotado para sair candidato a deputado estadual, como já o foram, nos anos 50, os seus tios Sérvulo Pereira de Araújo, que foi dono da Mina Bodó, e seu irmão Manoel Wilson Pereira.

Leandro Prudêncio afirma que fazem parte do rol dois vereadores, um de Caico (Regiãoo do Serido) e um da capital (Mauricio Gurgel), alem do ex-vereador em Natal, Adenubio Melo, e o radialista Ro Medeiros.
A lista de pre-candidatos a deputado estadual tem 21 os postulantes. Entre os relacionados estão um professor (Baraúna), um autônomo, um taxista, um líder comunitárioda Zona Norte de Natal, quatro micro-empresários, um líder religioso da “Renovação Carismática” (Igreja Católica), um cabo policial militar (Mossoró), três ex-prefeitos (Cerro Cora e Timbaúba dos Batistas, municípios seridoenses, mais Areia Branca, na região salineira) e o próprio presidente do diretório regional, Leandro Prudencio.

As chapas definitivas devem estar fechadas até o dia 5 de outubro. Diz o comunicado do PHS: "Um dos aspectos importantes discutidos nas plenárias será a análise do atual cenário político e a regionalização do partido. O objetivo é percorrer todo o Estado para estruturar e ampliar o partido nos municípios".

Ainda: “De olho nas próximas eleições e faltando 30 dias para o encerramento das filiações o partido intensifica o trabalho das filiações em todos os municípios e irá apresentar aos eleitores 36 candidatos a deputado estadual e 20 candidatos a deputado federal com potencial de votos e reais condições de Vitória”. A meta e eleger dois deputados para o Poder Legislativo estadual e um representante para a Câmara, em Brasilia (Distrito Federal).

A crônica diária do "Bar do Rato"

Na crônica abaixo de Teônio Vieira, transcrita do Facebook, com respectivos comentários,  uma homenagem ao "Bar do Rato":
Têonio Vieira retrata o "conforto", que não desagrada a ninguém,
 do Bar do Rato, num flagrante via celular do radialista João Paulo

"O BAR DO RATO é tido como o mais famoso ponto de encontro dos biriteiros de Cerro Corá/RN. Os frequentadores são exclusivamente do sexo masculino o que permite liberdade plena sem identidade prévia, visto que o botequim não é identificado com o usual nome posto na frente do prédio. É mais consagrada a liberdade democrática no bate-papo do BAR DO RATO, sem censura ou espionagem, do que na representada democracia brasileira. A sequência de fotos feitas pelo comunicador amigo João Paulo mostra o “conforto” do ambiente que se não atende a todos, também não desagrada ninguém, ao contrário serve como piada. Vejam só os bancos que o Ivonez me ofereceu pra sentar, ele é o proprietário e relações públicas do bar, impróprios pra mim, mas confortável para gente mais nova, especialmente pra quem tem bunda pequena, ou se abanca ou fica de pé, o que importa é o encontro com os coniventes... Saúde e paz pra todos. Um brinde aos biriteiros de lá e até breve!" (Teônio Vieira).

Jose Valdir Juliao Juliao "Bar do Rato" é uma alusão ao apelido do saudoso irmão de Ivonez, que atendia todo mundo com a maior gentiliza e deixou mta saudade. "Rato" dava expediente até às 16 horas, depois passava o bastão para o irmão e saia com os fregueses pelos "botequins" periféricos de Cerro Corá...

Jose Valdir Juliao Juliao Quanto ao "conforto" dos bancos do "Bar do Rato", também pudera, é a mesma arquitetura e, praticamente, o mesmo lay-out físico de quando o bar foi inaugurado por seu primeiro dono, José Julião Neto. Como foi aberto, levou o nome de "Sesquicentenário", em 1972, quando se completou 150 anos do Grito do Ipiranga...

Jose Valdir Juliao Juliao De lá para cá, Zé Julião desfez-se do bar em 1974, vendendo-o Chico Luiz, já falecido, que depois vendeu para "Chico Currais Novos" etc, até chegar às mãos dos irmãos Ivonez e Ivanilson...

Jose Valdir Juliao Juliao O "Bar do Rato" é uma espécie de "Café São Luiz" de Cerro Corá, gente de todas as matizes frequenta o bar, que não vem a ser, necessariamente, um "Clube do Bolinha". Lá, também permite-se a entradas das "Luluzinhas", que são bem tratadas no recinto boêmio...

Jose Valdir Juliao Juliao Lá, o freguês é quem dá as cartas, histórias hilariantes ocorrem ali com frequência...

Marcos Valério Soares Paiva da Rocha Eu Como Frequentador Assiduo Gostei Da Referência A Esta Confraria .

Jose Valdir Juliao Juliao Meu caro Teônio, o "Careca" não tem remorso nenhum e nem faz por onde mudar o ambiente e dar mais conforto aos clientes... é uma recepção à moda da casa...

Jose Valdir Juliao Juliao Faz jus à máxima, que nada melhor do que uma boa conversa "ao pé de balcão"...

Jose Valdir Juliao Juliao O prédio onde é hoje o "Bar do Rato", que é denominação popular e carinhosamente dada por seus frequentadores, pertenceu ao saudoso José Walter Olímpio, que por sua amizade com Zé Julião, cedeu o espaço depois que o amigo, falido, havia vendido a padaria de sua propriedade ao comerciante João Bezerra Galvão...

Jose Valdir Juliao Juliao Nos anos 60, havia um espécie de sobrado nesse prédio, juntos, eram usados como depósito, nos anos 60, de fardos de algodão, até então a maior riqueza econômico da árida região do Seridó...

Teônio Vieira Valdir - Estou grato pelos seus comentários focados do histórico remanescente e atual, assim, a minha publicação ganhou mais importância e destaque com o seu compartilhamento. TV

Jose Valdir Juliao Juliao Obrigado meu amigo, conterrâneo, também fico muito feliz pela forma espontânea e carinhosa como você se reportou a um ambiente que já faz parte da paisagem humana e comercial de Cerro Corá, muito pertinente o seu comentário, que me reservo, em breve, ao direito de publicar no blog...

Jose Valdir Juliao Juliao Mas, pegando carona no seu comentário, vou colocar blog uma foto um pouco atual do Bar do Rato..

Encontro de gerações no "Bar do Rato"

O "Bar do Rato" é assim, um encontro de gerações. Quem reside na cidade ou mora fora, passa por lá para saber das últimas informações. É uma espécie de "agência de noticias" da cidade, muita gente, que depois de anos ausente, passa por lá pra dizer "que cheguei", lá se conta causos da vida, as aventuras pelo Brasil afora. Quem dá as cartas é o freguês, Ivonez, de camisa vermelha, apenas gerencia o "bate-papo". A foto em dezembro de 2010, foi um flagrante do repórter fotográfico João Maria Alves, um dos decanos do fotojornalismo de Natal, que também guarda com carinho a receptividade, e por isso volta sempre, feita pelos cerrocoraenses. Na foto, Juvenal de Zé Duda, Valdir Julião, Sérvulo Neves, "Toddynho", baterista da banda "Só o mi", que é filho do saudoso Inácio Canário e, em seguida, de camisa preta, Dedé Garcia, filho do ex-vereador e falecido motorista da ambulância, Antonio Garcia.

Raimundo Costa fala sobre doações de caminhões-pipa ao Rio Grande do Norte

O cerrocoraense Raimundo Costa participa, como delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da primeira doação de caminhões-pipa no Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (23). De acordo com informações da assessoria de imprensa do MDA, serão entregues 18 equipamentos a 18 municípios,um investimento de R$ 4,5 milhões. 
Segundo o MDA, mais de 70 mil moradores da zona rural, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, serão beneficiados. Na avaliação de Raimundo Costa, o ato reforça outras medidas do Governo Federal de convivência com o semiárido: “A nossa expectativa é que eles possam contribuir, somadas a outras ações que o Governo Federal tem desenvolvido no estado, com a perfuração de poços, barragens submersas, recuperação dos açudes e garantia do acesso à água nesses municípios”.
 Ao todo, 149 municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados com os caminhões-pipa, o que totaliza um investimento de R$ 35,3 milhões. “Em 80 municípios do Rio Grande do Norte choveu menos de 300 milímetros este ano e boa parte deles serão beneficiados com a distribuição de caminhões-pipa”, ressalta o delegado. 
Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira. 

Serviço 
Data: 23 de setembro
Horário: 9 horas
Local: Escola Dom Eugênio de Araújo Sales– Centro Administrativo de Natal (RN).

Jardim de infância com as professoras Genilda Félix e dona Ritinha Bezerra

Outra geração do jardim de infância do Grupo Escolar Querubina Silveira, em Cerro Corá, também dos anos 60.  O grupo de 22 crianças está ladeado pelas professoras Genilda Félix e dona Ritinha Bezerra.
No alto, em pé, da esquerda para a direita:

  • Toinho de Paulo do Correio, ainda reside em Cerro Corá, onde é funcionário da Caern.
  • Gilberto, também chamado de Devi ou Fininho, filho de Zé Benedito e dona Belita, é mecânico, tem uma oficina na Zona Sul de Natal.
  • Lourival Bezerra da Costa Júnior ou "Juninho de dona Lilia", reside em Natal, professor universitário e filósofo, adotou o nome hindu de "Prem Hasido".
  • Paulo Canário Filho, "Paulinho", é funcionário da Petrobras, reside em Natal.
  • João Alfredo Guimarães Galvão, filho de João Bezerra Galvão e dona Terezinha Guimarães Galvão, reside em Natal, mas toca a panificadora e conveniência da família em Cerro Corá. É engenheiro eletricista.
  • Ronilson Gomes Barbosa, é sindico em Natal, onde residente na Zona Sul.
  • Estevinho, é mecânico em Natal, filho de Apolônio, funcionário aposentado da Emparn, que voltou a residir em Cerro Corá.

Já as meninas sentadas, são as seguintes:
  • Ana Maria Libânio de Melo, "Aninha", filha de Lourival e dona Ana Eustáquio Libânio de Melo, reside em Natal.
  • Ana Maria Bezerra da Costa, "Aninha de dona Lilia" e Lourival Bezerra da Costa, também reside em Natal.
  • Rosângela Gomes Barbosa...
  • A quarta, é uma das meninas de Raimundo Panta...
  • Em seguida, Vandete, filha de Ednor Pedro de Melo e dona Wanda, mora em São Paulo.
  • A garota seguinte também não foi identificada.
  • Depois dela, é Marta de Zé Assunção ou uma irmã dela.
  • Maria José Julião, "Mariazinha", filha de José Julião Neto e dona Damiana Ribeiro Julião, reside em Natal.
  • A hoje dentista Márcia Guimarães Galvão, reside em Natal, irmão de João Alfredo e Verônica.
  • Valda Lira, filha de dona Neném e Valdemar Ferreira de Lira, reside em Cerro Corá.
  • Francisquinha, neta do saudoso Zé Albino.
Em pé, abaixo:
  • O saudoso Sérgio Pinheiro Galvão.
  • Marcos Antonio de Lira, irmão de Valda e Gleiber, filho do comerciante Valdemar Lira.
  • Arijoy de Medeiros Félix, é contador em Patos (PB) e filho de dona Ana e Arian Félix.
  • Luiz Bezerra da Costa Júnior, o "Garrincha", reside atualmente em Brejinho, na região Agreste do Rio Grande do Norte.


sábado, 21 de setembro de 2013

Jardim de Infância com a professora Jandira Gomes Pereira

Jardim de infância na primeira metade dos anos 60. O blog pede a colaboração dos"pímpolhos" para identificar a todos que estão ai nesse flagrante, com a professora Jandira Pereira.
Salvo equívoco, em pé, da esquerda à direita, Valdinha, filha de Valdemar Ferreira de Lira; a segunda, acho que é Aninha de Lourival Libânio e em seguida, Vandete, filha de Wanda e Ednor Pedro de Melo. Depois, José Walderes Bezerra, o "Derinho", filho de Belita e de Zé Benedito. Na sequência, Lourival Júnior Bezerra da Costa, que hoje é filósofo e professor universitário (filho de dona Lilia), depois Rui Gomes Barbosa, João Alfredo Guimarães Galvão. O galego, não consegui identificar.
Abaixa, vestidos de branco, na ponta, à esquerda, Eugênio Pereira Soares, que atualmente é servidor público federal, jornalista e publicitário em Natal. Depois dele, também não identifiquei, o tercereiro acho que é Francisco Ariomar de Medeiros Félix, hoje residente em Manaus (AM), é é funcionário da Petrobras. A menina ao lado de Jandira Pereira também não a identifiquei.
Na outra filha, acho que Gleiber, irmã de Valdinha, as outras duas não foram idenficadas e na ponta, à direita, Marta, filha de Zé Assunção (foto do acervo pessoal de dona Lourdes Palhares Canário).

Botafogo, venceu Recanto por um a zero

Por enquanto, vamos com essa foto ai, mesmo com o desgaste, é o Botafogo, criado em 1971. As camisetas, ainda sem o escudo, foi um presente de meu pai, José Julião Neto, para o  time de garotos, que faziam até rifa para arrumar o complemento financeiro para a sua aquisição. Esse time ai jogou no distrito de Recanto, onde ganhamos por um a zero. São quinze craques, alguns não seguiram carreira, não tinham projeto pra isso ...
Da esquerda para a direita, em pé: Ivanez, Valdir Julião, Doval, Vanilson Julião, Paulinho Canário, Quita, Louro. Agachados, na mesma sequência, o terceiro da esquerda para a direita é Ronilson, Rui, Gingim, Dedé Querino e João de Altino.

-Ivanez da viuva, como a gente chamava, salvo engano é sobrinho de Raimundo Panta, ainda mora em Cerro Corá, onde trabalha na construção civil é evangélico.
-Paulinho, trabalha na Petrobras, reside em Natal.
-Quita, filho do saudoso Manoel Bazu, é pequeno comerciante, tem um sitio no Ingá, zona rural de São Tomé, onde reside.
-Louro, advogado e pastor evangélico em Natal era o "guarda-metas" do time...
-Ronilson, reside em Natal, é síndico.
-Rui, irmão de Ronilson, reside em Natal, onde é funcionário da Caern.
-Gingin, também residente em Natal, trabalha na Petrobas.
-Dedé de Germinio, é servidor público estadual em Cerro Corá.
-João de Altino trabalha na Usina Estivas, em Goianinha, Agreste do Rio Grande do  Norte.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aristéia Dantas feliz com o crescimento profissional do filho Verlly
O mecânico cerrocoraense Verlly Dantas está afivelando as malas para viajar aos Estados Unidos, onde fará curso de especialização na área petrolífera, na cidade de Huston, no Texas, estado americano produtor de petróleo. Filho de Venâncio e Aristéia Dantas, Verlly reside em Macaé (RJ), onde trabalha na multinacional Assistant Mechanical of Riser Oil States Industries.  A viagem está prevista para 10 de outubro.

Passeio escolar rural em Cerro Corá

O blogueiro não conseguiu identificar as moças ai, num passeio rural em Cerro Corá. Por isso apelamos para que os conterrâneos as identifiquem e, certamente, um dos poucos rapazes ai, à esquerda, sentado, seja Titico de Chico Félix. Já a professora de óculos escuro, acredito que seja Marileide Trindade, irmã de dona Neném, esposa do comerciante Valdemar Ferreira de Lira e que atualmente reside em São Paulo ( do acervo fotográfico de dona Lourdes Canário)

Centro de Ensino Rural vai realizar "1ª Semana da Criança" em outubro

O Centro Municipal de Ensino Rural realiza a "1ª semana da criança: Brincando e Aprendendo com os alunos das oito escolas da área do sertão", entre as quais Manoel Félix, localizada em Várzea dos Félix; Ferreira Chaves, que fica no distrito de Recanto; Cipriano Lopes, na Serra da Rajada e Jacinto Freire, situada em Cacimbinha; Tomaz Pereira de Araújo, na Fazenda Tupã; São José, na Serra Verde e, finalmente, Santo Antonio, no sítio Manjericão. 
Os professores trabalharão durante as semanas que antecedem o dia da criança temas alusivos ao dia delas e no dia 10/10/2013 o grande encontro na Escola Municipal José Rodrigues dos Santos, na comunidade de Ipueiras, a qual sediará o evento, onde os estudantes participação de várias atividades, segundo informação de uma das coordenadoras do projeto, professora Vitória Oliveira: "Vamos proporcionar às crianças um dia de muita diversão, entretenimento e aprendizado".

Programa do evento

• Seção de cinema
• Pula, Pula
• Concursos de desenho e pintura
• Concurso de redação
• Concursos de cartaz
• Soletrando
• Campeonato de futsal
• Campeonato de Bila
• Mais Bela Voz

Time do extinto Ginásio Comercial Pedro II nos anos 70

Esta é uma formação do time do extinto Ginásio Comercial Pedro II, nos anos 70, em Cerro Corá. Em pé, da esquerda para a direita: Popoca, Aécio, Melo, João de Altino e Ribamar; agachados, da esquerda para a direita: Dedé de Germinio, Louro de dona Lilia, João da Mata e Paulinho Canário.
Essa relíquia fotográfica é uma deferência de Gingin Canário, com quem estivemos no seu apartamento, na noite de quinta-feira (19), ao lado de Carlinhos de Quinca Canário, Dedé Libânio e de Dino e Andrade, dois amigos de Gingin, Andrade, inclusive, é seu cunhado, casado com Luciana Canário.
A foto consta de um acervo fotográfico de dona Lourdes Palhares, viúva do saudoso mecânico cerrocoraense Paulo Canário, que o filho resgatou e guarda com muito bem cuidado em sua residência na Zona Sul de Natal.

Algumas referências sobre os craques ai em cima?

  • "Popoca", era o apelido de José Zenóbio de Souza, que hoje reside em São Luiz, Maranhão, onde é professor universitário. O pai dele era o saudoso Geraldo Simplício, de Recanto, distrito cerrocoraense situado próximo a Lajes do Cabugi.
  • Aécio Querino Costa, ainda reside em Cerro Corá, onde é funcionário da Caern.
  • Francisco das Chagas Melo, reside em Natal, é funcionário aposentado da Emater.
  • João Batista Cavalcanti, filho do saudoso Altino "marchante" Cavalcanti, reside em Goianinha, onde é empregado da Usina Estivas.
  • José Ribamar, foi nosso colega de ginásio, é de Lagoa Nova e atualmente reside na Paraíba.
  • José Ailton Querino Costa, filho dos saudosos Germinio e dona Amália Querino Costa, o "Dedé" é funcionário público estadual e reside em Cerro Corá.
  • José Ednaldo Bezerra da Costa, o "Louro", reside hoje em Natal, é advogado e pastor evangélico. É filho do saudoso Lourival Bezerra da Costa e dona Lilia, como é chamada a viúva Maria do Carmo Costa.
  • João da Mata Correia, já falecido, o professor de Matemática do ginásio comercial Pedro II era também, na época, funcionário da Emater.  Era irmão do ex-deputado federal Cipriano Correia e do ex-deputado estadual Neto Correia.
  • Paulo Canário Filho, irmão de Gingin, ambos funcionários da Petrobras e residentes em Natal.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Remuneração de 41 fornecedores da merenda escolar chega a R$ 236 mil

Cerca de R$ 231,6 mil é quanto a prefeitura de Cerro Corá está pagando a 41 fornecedores da alimentação dos alunos das escolas municipais. A relação dos fornecedores e os valores recebidos por cada um, estão sendo divulgados pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", atendendo a legislação de dar publicidade aos investimentos da merenda escolar.

1-FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA, R$ 4.480,00
2- DALVANETE DANIEL PEREIRA, R$ 14.125,05
3- FRANCISCO JACSON MELO MARTINS, R$ 7.402,95
4- ANA CÉLIA DE LIRA R$ 4.480,95
5- FRANCISCO LEÔNCIO DA SILVA, R$ 9.076,80
6- MÁRCIO JOSÉ B. TITO, R$ 4.480,95
7-MARIA DAS VITÓRIAS DA S. MENEZES, R$ 4.480,95
8- PAULO CÉSAR SILVA, R$ 4.480,95
9- ESTELITA BEZERRA FILHA, R$ 4.480,95
10- MARIA ELIANA DA SILVA, R$ 4.480,95
11- IRACEMA MARIA DE OLIVEIRA, R$ 8.266,55
12- FRANCISCO XAVIER DA COSTA, R$ 4.480,95
13- JOSÉ CAETANO SOBRINHO, R$ 9.182,00
14- EVERALDO PEREIRA DA SILVA, R$ 17.742,00
15- OTÁVIO ELOI DA SILVA, R$ 4.480,95
16- FRANCISCO EDSON ALEXANDRE, R$ 1.161,00
17- VITÓRIA WALDECLEIDE DE MACEDO FRANÇA, R$ 5.677,00
18- MARIA IZAURA DE MACEDO COSTA, R$ 4.908,95
19- VALDECY VITURINO DE SOUZA, R$ 4.480,95
20- DAVI CAMILO DA SILVA, R$ 10.460,95
21- FRANCISCA CELI DA SILVA, R$ 4.622,00
22- VALDERI OLIVEIRA DANTAS, R$ 5.805,95
23- MANOEL ELOI DA SILVA, R$ 6.592,06
24- LUIZ ALBINO FILHO, R$ 4.480,95
25- ANTÔNIO ALIZETE ALEXANDRE, R$ 5.793,45
26- ALDERI PEREIRA DE SOUZA, R$ 4.694,95
27- ALCINDO LUIZ DE SOUZA, R$ 4.908,95
28- JOSÉ FÉLIX NETO, R$ 7.921,05
29- MICARLA KELY DA SILVA OLIVEIRA, R$ 5.710,95
30- IZABEL DE LIZANDRA LIMA DA SILVA, R$ 2.694,00
31- MARIA DE JESUS GOMES DA SILVA, R$ 6.573,95
32- FRANCISCO CAMILO FILHO, R$ 5.080,95
33- CLAUDIANA AVELINO DA SILVA, R$ 4.480,95
34- VERÔNICA CAMILO DA S. SANTOS, R$ 6.415,95
35- JOÃO LUIZ DE MACEDO, R$ 4.480,95
36- RANIERE BEZERRA FERNANDES, R$ 4.480,95
37- LUZIA MARIA DOS SANTOS, R$ 2.131,00
38- LUCIENE DAMIANA DE MEDEIROS S. PEREIRA, R$ 2.345,00
39- EDMILSON FERREIRA DOS SANTOS, R$ 2.159,50
40- FRANCISCO CANINDÉ JOTA, R$ 4.480,95
41- JOSÉ IVANILSON DA SILVA, R$ 3.870,00

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Um fim de tarde no centro de Cerro Corá

O que fazia Sérvulo Neves, lépido e trigueiro, num fim de tarde no meio da rua, entre a prefeitura e a praça Tomaz Pereira de Araújo (um flagrante do fotojornalista natalense João Maria Alves)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"Janela para o céu" pela lente do fotojornalista João Maria Alves

"Janela para o céu", a natureza do Sertão cerrocoraense pelas lentes do fotojornalista natalense João Maria Alves, que prepara exposição fotográfica em Cerro Corá para o fim deste ano.

Fenda de rocha granítica nos "Conventos" do Sertão de Cerro Corá

Fenda de rochas de granito na região conhecida como "Conventos", no Sertão de Cerro Corá, pelas objetivas do fotojornalista João Maria Alves, o primeiro repórter fotográfico a se filiar ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do  Norte (Sindjorn), logo após a sua fundação, no começo dos anos 80, em Natal (RN).

Lindalva Canário morre em Natal

Filha do saudoso Jeremias Canário, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16) em Natal, a cerrocoraense Lindalva Brito de Souza, que era viúva do capitão Souza do Exército  Brasileiro. Lindalva Canário, como era mais conhecida por parentes, amigos e conterrâneos, estava internada há oito dias na Policlínica do Alecrim, onde lutava contra um câncer de estômago. Ela deixa cinco filhos, quatro mulheres e um homem. Dos irmãos, ainda estão vivos Maria do Céu, que reside em Feira de Santana (VA) e Lindóia e Magnólia, que residem em Brasília e São Paulo (SP), enquanto jã são falecidos os irmãos Hudson e Jackson. 

O corpo de Lindalva Brito de Souza está sendo velado na capela do Centro de Velório São José, na avenida homônima nas confluências da avenida Alexandrino de Alencar, em Lagoa Seca. O sepultamento ocorrerá às 17 horas, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, ao lado da BR-101 em Parnamirim.

sábado, 14 de setembro de 2013

"Entrave burocrático" é justificativa de vice-prefeito para atraso de obras

A reforma da praça Tomaz Pereira de Araújo, que ganhou um espigão, foi um dos temas abordados pelo vice-prefeito João Batista de Melo Filho durante o programa radiofônico de meia hora da prefeitura - "Cerro Corá comprometido com você", na rádio comunitária Liberdade FM. Ele disse que o município já usou 50% dos recursos encaminhado pelo Ministério do Turismo e que, agora, vai partir em busca de mais recursos do governo federal. "Joãozinho" justificou o atraso da obra, por exemplo, ao "entrave" que existe na liberação de recursos e exige 'muita perservança" da parte da gestão municipal. Mesmo expediente, ele usou para justificar o atraso na creche do tipo "B", que está praticamente concluida na entrada do bairro Seridó, inclusive para a compra do mobiliário.

Prefeitura passa a ter programa na grade da FM Liberdade

"Cerro Corá comprometido com você", é o programa radiofônico que começou há dois sábado, a partir das 14 horas, na radio Liberdade FM, é praticamente uma prestação de contas e divulgação da administração do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho". O programa ancorado pelo radialista João Paulo  Silva, que recentemente foi nomeado para um cargo comissionado na prefeitura de Cerro Corá. O primeiro a participar do programa foi o secretário municipal de Administração e Gabinete, o atual vice-prefeito João Batista de Melo Filho. No primeiro programa a entrevistada foi a secretária municipal de Assistência Social, Fátima Melo e em seguida o secretário de administração, Adevaldo Oliveira.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Novinho" oficializa membros do Comitê de Enfrentamento às Drogas

Tema de discussão no dia 5 de setembro na Câmara Municipal de Cerro Corá, segundo proposição do vereador Evilásio Bezerra (PPS), o enfrentamento às drogas agora tem um Comitê oficialmente organizado na cidade. Embora  estivesse assinada desde 8 de maio deste ano, somente na edição desta sexta-feira (13), do "Diário Oficial dos Municípios", é que saiu a portaria de nº 542/2013 assinada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), instituindo e designando os membros do referido Comitê de Enfrentamento às Drogas.

MARIA DE FÁTIMA MELO, Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
GERALDA SILVA DOS SANTOS, Centro Referência da Assistência Social
LIDIANE GISLAYNE DA SILVA, Centro de Referencia Especializado de Assistência Social
FRANCISCA MERCIA DA SILVA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
JOEL AVELINO DA SILVEIRA, Conselho Municipal Antidrogas
LUCINÉIA MARIA BATISTA, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente
ADEVALDO DA SILVA OLIVEIRA, Secretaria Municipal Educação, Cultura e Desporto
MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS OLIVEIRA, Centro de Atendimento Pedagógico
CARLA CILENE ALVES PETRÕNIO, Secretaria Municipal de Saúde
MARIA DA GLÓRIA DA SILVA, Agentes Comunitários de Saúde
RAIMUNDA LUCIMAR CAVALCANTE DA S. OLIVEIRA, Núcleo de Apoio á Saúde da Família
FRANCISCO FERREIRA DE SOUZA, Policia Militar
PEDRO ANTONIONY ARAÚJO DA SILVA, Programa Educacional de Resistência as Drogas
MARIA LUCICLEIDE DE OLIVEIRA ARAÚJO, Grupo de Escoteiros “Gracindo Deitado”
JOEL DE LIMA PONTES, Atleta Ouro Futebol Clube

Fonte - PMCC/DOM

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Irmãos Ariomar, Arijoi e Arijorio numa confraternização em Manaus

O blogueiro teve a satisfação de adicionar em sua conta na rede social Facebook, o conterrâneo, irmão e amigo Francisco Arijoi de Medeiros Félix, que aqui é visto de camisa preta (à direita do rapaz de camisa rosa), ao lado do irmão Ariomar e do outro mano Arijorio (com a jaqueta do Botafogo), em recente confraternização com a familia e amigos em Manaus, capital do Amazonas. Arijói reside desde os anos 70 em Patos (PB), onde é contador, enquanto os irmãos residem na capital amazonense.

Eleição na Câmara Municipal de Santana do Matos é antecipada

O presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos, vereador Erinaldo Xavier da Costa, está anunciando a antecipação da eleição da mesa diretora da Casa para a noite desta sexta-feira (13). A convocação dos vereadores para a eleição da mesa pro biênio 2015/2016 já foi publicada no "Diário Oficial dos Municípios" desta quinta (11).

Advogado Zé de Deus será sepultado em Cerro Corá

O advogado cerrocoraense José de Deus Alves faleceu por volta das 11 horas desta quarta-feira (11) em Mossoró, onde estava internado desde a tarde da segunda-feira (9), depois de ter batido com seu automóvel contra uma árvore na comunidade de Panon II, no Vale do Açu. José de Deus Alves era filho da saudosa Maria de Chagas, que residiu muitos anos na rua Benvenuto Pereira, ao lado do antigo Cine Canário e sofreu o acidente quando se deslocava para a sua fazenda, no município de Alto do Rodrigues, onde o corpo será velado e em seguida também vai ser levado para Assu, onde o velório continua. O sepultamento de "Dedé de Maria de Chagas", como ele era mais conhecido pelos amigos e conterrâneos, ocorrerá na tarde desta quinta-feira (12) no cemitério público de São João Batista, em Cerro Corá.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

"Novinho" desapropria terreno para construção de quadra na Serra de Santana

Por R$ 20.012,40 o prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", está desapropriando uma área de 2.040 metros quadrados de uma propriedade pertencente a Francisco Félix da Silva, a fim de construir uma quadra esportiva no Sítio Baixa Verde, na chã da Serra de Santana.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Walba Melo renomeada para a Sethas

 WALBA ALVES DE MELO volta a exercer o cargo de provimento em comissão de Subcoordenador Operacional de Convênios e Contratos, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a nomeação saiu na edição desta quinta-feira (5) do "Diário Oficial do Estado", assinada pela governadora Rosalba Ciarlini e a nova secretária Francisca Shirley Ferreira Targino, que substitui o demissionário Luiz Eduardo Carneiro Costa.


Cerrocoraense na lista de indicações do PMDB que deixam o governo

A cerrocoraense Walba Alves de Melo, que é filha dos ex-vereadores Ednor Pedro de Melo e Wanda Alves de Melo, engrossa a lista das indicações do PMDB a deixarem os cargos comissionados que detinham na administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em função do desligamento do partido da base aliada do governo estadual na Assembléia Legislativa. Walba Melo ocupava um cargo na Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), conforme informações veiculadas na "grande imprensa" em Natal.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Consórcio de Saúde fixa mensalidade dos municípios até o fim de 2013

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó, Francisco Santos de Souza, emitiu regulamentação sobre o repasse e débito automático em conta concorrente dos municípios sobre o restante do exercício financeiro de 2013, a titulo de rateio de despesas administrativas de sua manutenção. Segundo a resolução, ficou estabelecido que o repasse financeiro para as competências de setembro a dezembro deste ano serão realizadas conforme a soma das despesas projetadas para o período mensal e dividido de forma proporcional ao número de habitantes de cada município, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acrescido da parcela referente à cota por utilização do médico regulador do CIS, para os optantes.

Prefeito de Bodó, o presidente do CIS Francisco de Souza anunciou, ainda, que os municípios associados deverão autorizar perante suas instituições bancárias recebedoras dos recursos do Fundo de
participação dos Municípios (FPM) a transferência direta e automática dos valores escritos no presente artigo para a Agência 0361-1 Conta de nº 21.213-X, de titularidade do CIS. 

Segundo a resolução, poderá haver alteração de valores das parcelas subsequentes, mediante a comunicação formal do CIS para com o município. Nesse caso, fica autorizado ao órgão da Secretaria Executiva realizar os cálculos de débitos porventura existentes e proceder ao débito automático dos mesmos até que se extinga a dívida.  


Rateio de manutenção do CIS
entre municípios associados

Setembro/dezembro - 2013

ACARI - R$ 1.133,03
BODÓ - R$ 146,44
CARNAÚBA DOS DANTAS - R$ 898,61
CAMPO REDONDO - R$ 970,00
CERRO CORÁ - R$ 1.139,18
CRUZETA - R$ 881,10
CURRAIS NOVOS - R$ 2.575,61
EQUADOR - R$ 551,67
FLORÂNIA - R$ 901,00
LAGOA NOVA - R$ 1.414,39
PARELHAS - R$ 1.229,11
SANTANA DO SERIDÓ - R$ 152,54
SÃO VICENTE - R$ 739,01
TENENTE LAURENTINO CRUZ - R$ 701,46

Fonte - CIS