domingo, 29 de dezembro de 2013

Artigo: "Carta na manga"

* João Marcelo Pereira

Ao fim de um ano sem eleições, vem aí 2014, com eleições presidenciais e estaduais e com muitas conversas e especulações já para 2016, quando ocorrerão as eleições municipais. Depois de três consecutivas derrotas em 2004, 2008 e 2012, a oposição cerrocoraense não consegue se articular e continua dando sinais de enfraquecimento, enquanto a situação, já em campanha, com candidato definido, vem se fortalecendo cada vez mais e dificilmente perderá mais uma batalha política.

Oportunidade não faltou para a oposição reinar em Cerro Corá. Porém, sempre com atitudes sem estratégias, sem diálogo conjunto e sem consulta à população através de pesquisa de opinião publica, a oposição comete erros a cada eleição e perde cada vez mais espaço no mapa político cerrocoraense. 

Em 2004, a oposição tinha uma grande carta na manga: era o então vereador Raimundo Marcelino Borges, “Novinho”, sempre bem citado em todas as pesquisas para prefeito e fazendo dura oposição ao então prefeito João Batista de Melo Flho (PMDB). Sem articulação, sem diálogo e sem estratégia política, a oposição perde sua grande liderança e conseqüentemente joga fora a chance de vencer as eleições de 2004.

Já em 2008, a oposição se fortalece com a chegada de Othon Militão (PPS), trazendo com ele os ex-peemedebistas “Tico de Paulo”, “Waci”, o hoje vereador Evilásio Bezerra, “Dufanca” e muitos outros. Também na oposição estava o grupo formado por Ana Maria da Silva, “Chiquinho do Sindicato”, Tomaz Neto e Clidenor Pereira, o “Codô”, entre outros. A união dos dois grupos tornaria a oposição praticamente imbatível para a eleição daquele ano. Porém, não houve qualquer articulação para que a união das oposições se consolidasse. Com a divisão da oposição, a vitória da situação se tornou certa e muitos que estavam em cima do muro pularam para o lado da situação.

Nas eleições 2012, a oposição finalmente conseguiu unificar-se e se fortalecer com a chegada do então presidente da Câmara, Ronaldo Vilar. Porém, um ano antes do pleito a situação comandada por “Novinho” e Joãozinho já vinha se fortalecendo através da conquista de apoios expressivos, como o do então vereador Edivaldo Pereira, o ex-vereador João Alexandre, o blogueiro Aildo Silva; depois, vieram os candidatos a vereador em 2008, Everaldo Araújo, atual presidente da Câmara, “Toinho Davi”, “Boneca”, “Waci”, “Dufanca”, além de outros. Mais uma vez, a oposição sem articulação e sem estratégia política perde grandes aliados e joga fora a chance de vencer as eleições de 2012.

Para 2016, a oposição tem mais uma vez uma “carta na manga”: Zeca Araújo”, vereador, empreendedor na área de confecções, que vem abrindo postos de trabalho para mais de 100 cerrocoraenses. Resta saber ser a oposição saberá usá-la ou ficará mais uma vez esperando o tempo passar, se definindo como sempre apenas no ano da eleição ou começa a trabalhar desde já essa carta que tem na manga para disputar de igual para igual o peito de 2016.

*Empreendedor do ramo hoteleiro, João Marcelo Pereira colaborou para o blog


10 comentários:

Anônimo disse...

pelo visto a situação terá como candidato o outro empresario que é Rodolfo pois emprega quase 100 pessoas também e para 2014, vamos pegar os grandes empresários para Governo do Estado e Presidente, será que isso é que o povo vai querer?

Anônimo disse...

Nada a ver o comentário acima. Zeca além de empresário é político, Rodolfo pelo que eu saiba não tem pretensões políticas.

Anônimo disse...

A verdade é que na política cerrocoraense, tanto na oposição quanto na situação, nunca mais apareceu um nome de peso.Por isso os oposicionistas ficam para trás e os situacionistas continuam reinando.Além disso nenhum dos grupos tem novos discursos, novas propostas, novidades...São sempre as as mesmas caras, os mesmos rostos. Cerro Corá precisa de um fato novo, novíssimo, que possar sacudir o eleitorado, as novas gerações e agradar o seio dos mais antigos. Enfim, a cidade, o município, precisa de uma administração mais inteligente, que não fique no feijão com arroz e inventando coisas...

Anônimo disse...

Boa a análise do empresário João Marcelo Pereira. Reconhece os prós e os contras, sem radicalismo. Acho que o mesmo seria um bom nome para a oposição se unir. É de uma família política, também é empresário, dá emprego, incentiva o turismo local, e tem articulação e muitos amigos...

Anônimo disse...

Cerro Corá precisa URGENTEMENTE de um Administrador e não de um político.
Creio que Zeca seja hoje o mais preparada para exercer essa função, caso conheça outros, por favor citar nomes

Anônimo disse...

Para 2016, tão importante quanto o nome de Zeca é a oposição apresentar um projeto para Cerro Corá que englobe a potencialidades que o município possui na área turística e apresente soluções concretas para os problemas nas áreas de saúde, educação, moradia, agricultura e Infraestrutura.

ASS: João Marcelo

Anônimo disse...

só digo uma coisa joãozinho tem que voltar, e se voltar desculpe a todos os que estão do outro lado zeca numca chegará aos pés desse vice prefeito, que hoje pra nossa população é um mito na nossa cidade, numca deixou de pagar a fucionario, numca deixou de cumprir com suas obrigações, sinceramente se joãozinho voltar a ser candidato a prefeito a concorrencia vai ficar pra trás mais uma vez, joãozinho estamos com vc cerro corá só vai pra frente com vc a frente .. isso eu não tenho duvidas ....

José Valdir Julião disse...

Com todo respeito, pagar o salário de funcionário público ou de qualquer trabalhador da iniciativa privada é obrigação, não é favor...

Anônimo disse...

Fazer o feijão com arroz não é favor e sim obrigação.

Anônimo disse...

Com todo respeito aos últimos governantes de Cerro Corá, principalmente Joãozinho, que governou 18 anos,e não tem uma obra que tenha se destacado, a não ser o festival de inverno.Precisamos de nome novo que tenha condições de trazer investimento para nosso município.ESTAMOS PRECISANDO DE BOM ADMINISTRADOR E NÃO DE POLÍTICOS MEDIOCRIZES.