segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Alunos curraisnovenses vão à final do prêmio Itaú/Unicef em São Paulo

O prêmio Itaú/Unicef informa que a partir das 19 horas desta quinta-feira (25), quatro alunos das Escola Estadual Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e da Escola Municipal Humberto Gama de Currais Novos participam da final daquela premiação no auditório do Ibirapuera,  em São Paulo.

Entre as ações selecionadas, está o fato de Currais Novos ter a  única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes, levada ar ao no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo. A iniciativa, promovida nas Escola Estaduais pelo Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2 700 projetos de todo o Brasil, ganhou a etapa Nordeste em outubro, e agora concorre ao prêmio nacional.

“Vamos à São Paulo apoiar os nossos alunos nesse momento tão importante”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, que estará presente à cerimônia acompanhada do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, a diretora da 9a Dired, os coordenadores da Rede Potiguar de Televisão (RPTV) e quatro alunos, que representam todo o grupo. 

 “Ao lado da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, premiada entre as melhores do Brasil em gestão, e o prêmio Professores do Brasil, que vai ser entregue em Brasília no dia 11 ao professor de Artes Bruno Lima, da Escola Estadual Winston Churchill e Raimundo Soares, ambas em Natal, esse prêmio que certamente vamos ganhar coroa um ano de muitas conquistas para a educação do Rio Grande do Norte”, ressaltou a governadora, através de sua assessoria de imprensa.

O  Prêmio criado em 995 pela Fundação Itaú Social e o Unicef  identifica, reconhece e dá  visibilidade e estímulo a  trabalhos  de ONGs que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade.  
“O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual”, explica a jornalista Ana Paula, uma das coordenadoras do projeto, ao lado da também jornalista Elizama Cardoso e do professor Raimundo Melo. 

“Veiculamos diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção. Essa premiação mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Ongs em parceria com o poder público, as escolas e a comunidade, tem muito a contribuir e ensinar sobre novas formas de se fazer educação no nosso país”, disse Elizama Cardoso, coordenadora do CECOP.

A instituição é mantida com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, os Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, a Vara a Infância e Adolescência, a Promotoria, a 9ª Diretoria Regional de Educação e escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte.




Nenhum comentário: