terça-feira, 16 de julho de 2013

Festival de Inverno sem grande atração nacional, traz só uma banda da Paraíba

Finalmente saiu e já está circulando nas redes sociais como o Facebook e blogs locais, mesmo sem as atrações artísticas de prestígio nacional e regional de ano anteriores, a programação do 11º Festival de Inverno de Cerro Corá, que este ano está programado para os dias 2, 3 e 4 de agosto. O evento criado em 2003 na gestão do então prefeito e atual vice-prefeito João Batista de Melo Filho, vai para a quinta edição sob a organização do prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho".

A primeira mudança do Festival de Inverno ocorreu com a data, que ao invés da última semana de maio passou-se para a primeira semana de agosto. Também não se fez um lançamento ou uma avant-premiere do que estava sendo previsto para o Festival, diante da necessidade de se economizar recursos financeiros por causa da crise de caixa que ronda os municípios do Rio Grande do Norte Norte, principalmente os de pequeno porte, e do resto do  país.

Nas redes sociais e em outros sites na internet, também circulou informações no começo do ano, de que o Festival não seria realizado, por recomendação do Ministério Público, em função da crise econômica vivenciada pela seca. 

O fato é que, agora, a prefeitura acaba de anunciar a programação do Festival de Inverno, que foi enxuto por contenção de gastos, num ano em que a cidade de Serra de São Bento, na região do Trairi, também deixou de realizar o seu festival e Martins, na região da chamada Tromba do Elefante, na região Oeste do Estado, volta a realizar o seu festival de gastronomia, já em sua 10ª edição, no mesmo período do festival cerrocoraense depois de dois anos de paralisação.

Este ano o Festival de Inverno não terá atrações, que tinham se tornado frequentes, como a banda de rock de Natal, "Uskaravelho", mas traz uma banda que também é "figura carimbada" do evento e de renome na capital, "Perfume de Gardênia", cujos integrantes têm raízes na vizinha Lagoa Nova.

Entre os grupos que vão se apresentar no 11º Festival de Inverno, destaques para bandas da região do Seridó, como a dupla "Parcélio e Paulinho, de Parelhas, além das bandas cerrocoraenses "Só o mi", que vem consolidando uma carreira baseada no estilo forró "cearense" e a "Contemplação Urbana", com um repertório mais Pop.

Outra atração é a banda retrô "Os Tremendões", de Mossoró, que interpreta hits da Jovem Guarda, a qual se junta outras bandas potiguares, inclusive o forro clássico de "Meirinhos do Forrró", que voltam a se apresentar em Cerro Corá. A única atração de fora do Rio Grande do Norte é a banda Luiz Bento, da Paraíba.


Cronograma do  Festival
de Inverno - agosto/2013

Sexta - feira, 02/08
= Banda Filarmônica de Timbaúba dos Batistas
= Apresentação Cultural NAC/UFRN
= Apresentação Cultural NAC/UFRN
= Meirinhos do Forró
= Os Tremendões
= Banda Estigma
= Forró Gandaia

Sábado, 03/08
= Banda Filarmônica de Carnaúba dos Dantas
= Apresentação Cultural Fundação José Augusto
= Apresentação Cultural Fundação José Augusto
= Luiz Bento e Banda
= Perfume de Gardênia
= Forrozão Só o Mii

Domingo, 04/08
= Circuito ciclístico Nascente do Potengi
= Feijoada Beneficente a partir das 11 horas
= Parcélio e Paulinho
= Apresentação Cultural da Terra
= Grupo Contemplação Urbana

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez os demagogos boicotam os artistas da cidade, os talentos da nossa terra, com exceção da banda Só o MI, mantendo o esquema de sempre: prestigiar as bandas de fora. Isso demonstra claramente como o executivo vem sendo incoerente com a propalada redução de custos, contrariando o bom senso e subjugando nossa inteligência, pois, todos sabemos que as atrações locais recebem cachês irrisórios, cujos valores são bem menores do que se paga para as bandas e artistas de fora. A pergunta que não quer calar é: Por que razão ou interesse não prestigiam os artistas locais, os filhos da terra?... E mais: Até quando o executivo vai esconder a prestação de contas do município, cumprir a lei no que se refere a transparência das contas pública, do orçamento e gastos com o festival, que é um direito de todo cidadão?... Até quando nosso povo continuará sendo omisso, massa de manobra e de manipulação?... Uma boa resposta para essa alienação e omissão do eleitor que não fiscaliza, não questiona e nem cobra lisura de seus representantes nos traz uma certeza: Povo honesto elege políticos honestos.

Anônimo disse...

nossa festival de inverno sem os KARAVELHOS não é festival
Isaque Galvão tão bom que é, e não está na programação deste ano! por que não está?
triste muito triste!
o festival de inverno nunca será o mesmo que era.
infelizmente não fiquei satisfeita com essa programação deste ano de 2013