terça-feira, 19 de março de 2013

Valdir Silveira abre seminário de Geoquímica no Rio de Janeiro

O géologo cerrcoraense Francisco Valdir Silveira participa até esta quinta-feira (21) do Seminário de Geoquímica da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), que está sendo realizado no Rio de Janeiro. "Nena", como é carinhosamente chamado pelos conterrâneos, abriu o evento nesta terça, como chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem) representando o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Ministério das Minas e Energia, Roberto Ventura;
Geólogo Valdir Silveira abre seminário da CPRM no Rio
Pelo menos 30 profissionais de todas as superintendências regionais da CPRM estão participando do seminário, no qual Valdir Silveira enumerou questões fundamentais que serão discutidas durante os três dias de evento, como a importância da integração de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos. O controle no procedimento de coleta de amostras, a atualização do manual de geoquímica, assim como os desafios que vão ser impostos à CPRM com o novo marco regulatório da mineração no Brasil, vão fazer parte dos debates do seminário.  “São grandes os desafios impostos ao Serviço Geológico do Brasil e nós temos que pensar como vamos nos organizar para sermos mais eficientes. A geoquímica é ferramenta fundamental de apoio ao mapeamento e suporte geológico ”, destacou Silveira.

Já o Chefe do Departamento de Geologia, Reginaldo Alves Santos, iníciou a série de palestras lembrando o momento importante em que vive a empresa. “Temos que estar afinados com o nosso objetivo”, avalia Santos, destacando que durante o evento serão debatidos questionamentos sobre o futuro da geoquímica e os desafios da empresa com o advento do marco regulatório, além da força de trabalho necessária para as demandas da área.

Para agilizar a produção e disponibilização de dados da cartografia geológica a CPRM vai integrar dados  geológicos,  geofísicos e geoquímicos.  “A previsão é que sejam coletadas amostras em cerca de 100 mil pontos nos próximos anos, em áreas de grande interesse à prospecção mineral”, enfatizou Santos. Ele lembrou também da importância da análise de projetos históricos da CPRM.  “Vamos reanalisar e recuperar esses projetos antigos  integrando os dados geológicos   com a geoquímica e geofísica. Nosso objetivo é selecionar áreas para pesquisa mineral a curto prazo”,  disse o geólogo.  

Segundo o chefe da Divisão de Geoquímica, Claudio Porto, os levantamentos  geoquímicos têm que ser elaborados  pensando numa estratégia de pesquisa mineral. “ Temos que tentar uniformizar, ter uma forma de trabalho para  fazer  a integração de dados. Gerar e procurar alvos geoquímicos para a pesquisa mineral”, explica  Porto.

O evento está sendo realizado sob a coordenação da Divisão de Geoquímica (Digeoq) e conta com o apoio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais.  A coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Michelle Araújo, é a responsável pela organização do evento.

Nenhum comentário: