sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vila no bairro Seridó recebe nome de Vicente Braz de Melo

Vicente Braz de Melo agora é nome de vila no bairro Seridó, na entrada para Cerro Corá, conforme lei sancionada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho". O homenageado nasceu em em 20 de abril de 1926, no município de Passagem (PB), de onde migrou a partir de Patos, outra cidade do sertão paraibano, para Cerro Corá, depois de ouvir falar da oportunidade de serviço que se abria com a exploração de xilita na Mina Bodó, hoje município desmembrado de Santana do Matos em 1992.

O trajeto de três dias foi feito todo a pé, ele trazendo nas costas uma rede, um prato, uma colher, uma panela e uma bateia, dormia e comia no mato. Chegando a Bodó no dia 17 de fevereiro de 1944, hospedou-se na casa do senhor Hermínio. Trabalhou na comunidade do Umbuzeiro construindo um açude, carregando areia em uma padiola. Foi lá que conheceu Maria Antônia de Melo, confirmando um sonho que tivera em 1942. Esse encontro aconteceu em 1944. O matrimônio realizou-se em 1946 e dele nasceram quinze filhos.

Em 1945 foi convocado para ir à guerra, mas, como era “arrimo” de família, foi dispensado. Na sua juventude e na vida adulta não teve diversão, sempre estava voltado para o trabalho. Trabalhou no minério durante dez anos. Na agricultura trabalhou com motor de agave e, no ano de 1965 conseguiu comprar se primeiro caminhão para transportar feirantes e fazer viagens para o juazeiro do Norte e Canindé com romeiros. Anos depois conseguiu contrato para prestação de serviços na Prefeitura Municipal de Cerro Corá/RN para transporte de água para as pessoas da Zona Urbana para a Rural.

Já em 1958 comprou o Sitio Bom Jardim, localizado na Serra de Santana, onde fez doação de área de terra à Prefeitura Municipal para Construção da Escola Municipal São Jorge, a qual foi inaugurada em 20 de fevereiro de 1987 na administração do Senhor José Luiz de Azevedo, o "Zé Amaro", atendendo a uma clientela da préescola ao 5º ano.  Ele   faleceu no dia 03 de novembro de 2010  aos 84 anos de idade.

* Texto compilado da lei municipal publicada em "Diário Oficial" nesta sexta, dia 4.

Nenhum comentário: